Alunos do Ensino Fundamental serão envolvidos em atividades com a finalidade de gerar uma convivência mais harmoniosa entre os futuros motoristas
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e a Prefeitura de Mogi Mirim acabam de firmar um convênio para a realização do programa Educação Viária é Vital em 16 escolas municipais. O programa já está sendo realizado gratuitamente, junto aos professores e alunos.
Desenvolvida em parceria com a Fundación MAPFRE, a iniciativa visa estimular a pesquisa sobre as condições da circulação viária nas comunidades próximas às escolas, a fim de incentivar educadores e alunos a adotarem um comportamento mais seguro no trânsito e a apresentarem propostas de melhorias para o deslocamento de pedestres, condutores e passageiros.
O município manifestou interesse em aderir ao programa em maio deste ano e o DETRAN-SP acenou positivamente à realização do projeto em Mogi Mirim, tendo em vista que o município aparece em 5° lugar na regional de trânsito de Campinas II, com o maior número de óbitos por acidentes de transportes terrestres, conforme dados do Observatório Paulista de Trânsito (OPT) de 2012.
O programa, que tem duração de três anos, capacitará por ano 72 professores dos ciclos 1 e 2 do ensino fundamental (1º ao 9º ano), para que os educadores elaborem junto a seus alunos projetos escolares sobre o tema. Os trabalhos serão inscritos em uma premiação nacional.
Até outubro deste ano, os projetos serão desenvolvidos com o mote "Circulando pela Escola", que abordará a ética e as relações entre as pessoas por meio de atividades dentro das salas de aula e no espaço das instituições de ensino como um todo.
Em 2016, a pauta será "Circulando pelo Bairro", com enfoque na pluralidade cultural que pode ser observada no entorno de cada escola. Por fim, em 2017, o tema será "Circulando pela Cidade", que tem como objetivo fomentar a reflexão sobre a mobilidade nos centros urbanos.
Os materiais de apoio serão cedidos pela Fundación MAPFRE. Não haverá, portanto, custos para a administração municipal e para o Detran.SP.
“É nosso dever trabalhar em prol de algo que vai beneficiar esses próprios alunos daqui há algum tempo, no futuro. Incentivando a educação para o trânsito em sala de aula, estaremos prevenindo acidentes e reduzindo os riscos de morte, formando motoristas mais conscientes”, comentou o prefeito de Mogi Mirim, Gustavo Stupp.
“Investir em educação e conscientizar as crianças é essencial para termos melhores condutores no futuro e salvar vidas. É preciso mudar a cultura da nossa sociedade em prol de um trânsito mais humano e seguro”, afirma Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran.SP.
“Com essa parceria, vamos contribuir efetivamente para a construção de políticas públicas reforçando o nosso compromisso com a formação de uma cultura preventiva, pautada pelo desenvolvimento de ações educativas focadas na conscientização e na disseminação de informações relevantes à sociedade”, reforça Wilson Toneto, presidente da MAPFRE no Brasil.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.