O secretário de Esportes e Lazer do município, o professor Luiz Domingues, deu a largada na última quinta-feira, 06, para a criação de uma entidade de cunho regional que venha a catalisar disputas de várias modalidades esportivas em âmbito municipal, uma associação regional de esportes que segundo sua definição já tem até denominação oficial: ADBM (Associação Desportiva da Baixa Mogiana).
Para debater sua ideia, estiveram reunidos na ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira) representantes da área esportiva de pelo menos 16 municípios da região, incluindo Jacutinga-MG. Em sua concepção original, a proposta defendida por Domingues objetiva estimular a realização de competições entre cidades vizinhas para praticantes em início de atividade. “A gente sabe perfeitamente que os recursos públicos estão cada vez mais escassos e temos que imaginar formas de continuar prestando um serviço essencial para a população sem que a qualidade caia, a despeito das dificuldades de momento”, disse.
De acordo com aquilo que imagina, os praticantes das diversas modalidades já mais talhados para a prática desportiva escolhida, podem e devem ser submetidos a competições de uma patamar mais exigente. Sua preocupação é com os iniciantes. “Por mais boa vontade que monitores, técnicos e professores tenham, não existe motivação se estes praticantes não forem colocados à prova, disputando e mantendo intercâmbio com outras equipes. Isso é fundamental”, reiterou.
Os participantes do encontro preencheram uma espécie de ficha onde relataram quais modalidades mantêm em suas esferas de atuação, número de praticantes e estrutura disponível. Com base neste tipo de informação será possível já um próximo encontro traçar uma espécie de mapa do que já existe e propor o i ntercâmbio desejado.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.