Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
12/02/2012 | DROPES: 100º capítulo

 

 

Número mágico. Chegamos ao centésimo capítulo do Dropes. Para comemorar o tempo de existência e convivência democrática com todas as correntes políticas de Itapira selecionamos algumas notas antigas, informando a data da publicação e na sequência, notas atuais ligadas ao assunto.

Evolução imaginária. Há quem diga que a democracia aportada no município é uma dádiva dos novotempistas. Outros acreditam que as derrotas sofridas por Barros Munhoz fez dele um político despertado para os ventos democráticos mais arejados, abrindo, assim, a brecha participativa e questionadora.  

Evolução real. Os compêndios comprovam que os políticos desenvolvem, muito bem, o conceito da democracia relativa, daquela que o beneficia, que lhe dá razão. A democracia plena é construída e garantida pelo povo. Leva tempo, principalmente quando os políticos confundem e atrapalham. Uma vez instalada, ai de quem desejar ludibriá-la.

O Dropes tem muito pouco a reclamar. Nessas 100 edições os políticos itapirenses se comportaram muito bem. Uns optando pelo silêncio incógnito, outros preferiram encaminhar informações corretivas. Pouquíssimos, quase insignificantes, valeram-se das retaliações idiotizadas. Pode-se afirmar que os políticos estão em sincronia com o povo itapirense. Não era sem tempo!       

(12/06/2011 ) - Marques é o nome palaciano. Não se sabe quanto tempo vai levar para que o nome de Manoel Marques seja anunciado como cabeça de chapa do grupo situacionista. É sabido que a ida dele para a Câmara visava a campanha eleitoral de 2012. Lá ele não precisaria renunciar à vereança, nem ao cargo que ocupa. Manoel tem a idéia fixa de ser prefeito de Itapira. Para isso, está em constante peregrinação, não só na cidade, como na capital. Luta para ter consigo uma forte aliança partidária.

Falando grosso. Marques continua sendo o nome provável do grupo palaciano. Essa semana circulou a informação de que a Sanepav e a Usina N. S. Aparecida serão os maiores financiadores da campanha dele. Para quem já tinha o controle dos partidos aliados, os candidatos à vereança acordados, confirmados os patrocinadores, só faltará o sim convencional.

Pinga na Sanepav. Verdadeira ou não a informação de que a Sanepav será uma das patrocinadoras de Manoel Marques, as relações de Marques com a empresa vão muito bem obrigado. Pinga, o irmão mais velho de Manoel, faz parte do quadro de funcionários da empresa terceirizada, certamente, indicado pelo presidente da câmara.   

Negócio da China. Manoel Marques sabe que dessa eleição, dificilmente levará prejuízo. Além da possibilidade de ganhar, caso perca, ele reunirá o espólio dos oposicionistas a Barros Munhoz, aglutinando-os, pavimentando a caminhada para as eleições seguintes. Logo, ninguém vai tirá-lo dessa fita. O esperneio é à vontade.

(21/06/2011) ... e, consternado, justificou.
Orcini chamou a atenção dos presentes, ouvintes, internautas e povo em geral para esclarecer que a falta de discussão, naquele momento, não significava aprovação às cegas. Que tudo o que tinha que ser discutido, se deu na reunião das comissões. E enfatizou: “é lá, nas comissões, que a gente discute o que tem que ser discutido. Gastamos quase duas horas para discutir os projetos que foram apreciados hoje. Portanto, nada do que aqui foi votado, era novidade.”

Tá certo vereador! Mas como ficarão essas discussões, agora, onde os governistas controlam todas as comissões? Discute-se, mas na hora de votar, vota-se em função das discussões ou das ordens emanadas do gabinete executivo?  

(22/06/2011) Um professor petista tem a informação. Totonho Munhoz ligou para Dado Boretti e convidou o presidente do SAAE para integrar a chapa de Cacá, como vice. E Dado teria, educadamente, respondido: “se posso ser prefeito de Itapira, porque eu aceitaria um cargo menor”. Como se vê, se a fonte do professor for segura, o candidato governista está com tudo e não está prosa.

Onde há fumaça... A veracidade do contato de Totonho com Dado nunca foi confirmada e Cacá, como se sabe, não será candidata. Mas essa semana circulou a informação de que Paganini estaria com tudo encaminhado para uma formação com Dado para vice.

...há fogo! Segundo as rodas políticas, Dado tem aumentado as críticas ao governo Toninho Bellini e Paganini estaria tentando angariar apoios juntos a pré-candidatos governistas à vereança. Aliás, sobre a suposta investida de Paganini sobre os eventuais candidatos legislativos, um governista irritado esbravejou: “ele não tem o apoio nem do grupo dele, e agora quer o nosso apoio”.

Golpe de Mestre 1. Os pecedobistas dizem que essa história com Paganini não passam de comentários, mas um importante governista garantiu que falta muito pouco para esse acordo ser selado. E arrematou: Caso se confirme a união, Paganini matou num só gesto, a bandeira mais sangrenta: a venda do SAAE!

Golpe de Mestre 2. A chapa Paganini/Dado enfraqueceria Alberto Mendes, destruiria a vontade palaciana em lançar chapa sem o nome de Manoel Marques, colocaria uma pá de cal sobre a pretensão de Toninho Bellini lançar Martins. Beneficiaria, aí sim, Manoel Marques. Justamente o nome mais desejado pelo grupo de Munhoz para estar do outro lado.  

Golpe de Mestre 3. Enquanto que a informação sobre a fragilidade da candidatura do Paganini, no último Dropes. Entre os oposicionistas, mais um tempinho e todas as arestas estarão aparadas. O interessante é que foi um governista que saiu em defesa do amigo Mestre. Ele fez a seguinte consideração: “essa conversa deve ter saído de alguém que quer valorizar o próprio passe. O Paganini, depois do Munhoz, é o melhor nome que eles têm. Todos nós sabemos que ele vai dar trabalho.”

(24/06/2011) - Cristina saiu da toca. Depois que esta coluna revelou a pouca importância que a presidente do PDT estava dando à candidatura própria e a aproximação da pedetista com o presidente da câmara, a notícia correu a cidade e fez com que o partido se manifestasse oficialmente.    

Alberto candidato. A pré-candidatura de Alberto Mendes só tomou corpo depois que o Dropes passou a questionar o posicionamento da presidente do PDT em relação à candidatura própria. Logo em seguida aconteceu o lançamento. Hoje, voltou a quietude. Não se sabe se é estratégico ou se não recarregaram o botijão.

(27/06/2011) - Uma revolução! Para quem acompanha a política itapirense e vê os novos passos de Munhoz, imagina que o homem está completamente louco. Tinha cinco vereadores na mão. Livrou-se da maioria. Dos velhos e empedernidos aliados ou “bajuladores improdutivos”, está dando um chega pra lá em todos. Para os mais chegados, ele garante que quer só gente boa. Gente ruim! Que vá para os outros lados.  É esperar para conferir!             

Renovação. Hoje, Munhoz, tem dois vereadores considerados firmes, Carlinhos e Kará. Zé Branco, na gangorra, está passando por um teste de fogo, aprovar ou não aprovar as contas de Toninho Bellini de 2007. Ele caminha para o não. Mas caso diga sim, só restarão dois. Munhoz não mexeu um dedo para “repatriar” Cleber, Mauro e Orcini. Afirma ter mais de sessenta por cento dos futuros candidatos concorrendo pela primeira vez. Tem deixado Paganini tocar a pré-campanha, com liberdade.

(07/07/2011) - A amanhã tem “Diálogo com o Toninho”. É isso mesmo, o prefeito Toninho Bellini estará amanhã nas ondas da Rádio Clube de Itapira fazendo a sua versão de “diálogo” com a população. Horário: 11h30min. Terá Tuia de Souza como o seu entrevistador. Bem que os antigos diziam: boca fala, “%#” paga!

Diálogo com o prefeito. Finalmente, depois de mais de seis anos de mandato, Toninho Bellini acabou seguindo os passos do seu antecessor. O programa não tinha periodicidade definida, mas chegou a ocupá-lo várias semanas seguidas. A idéia era um programa mais informativo, mas não demorou muito para ser usado como espaço de defesa e ataque.

Treme como vara-verde. Mas ao que tudo indica o prefeito Toninho Bellini não nasceu para ocupar um programa de rádio. Pelo menos, não como prefeito. Dizem que ele chega muito tenso, quase batendo o queixo, só se acalmando perto do encerramento do programa.

(14/07/2011) - Para finalizar o dropes da entrevista. Ela (Sonia) desconfia que exista algo inexplicável entre Toninho Bellini e Manoel Marques. Não coloca as mãos no fogo nem pelos petistas, nem pela cúpula palaciana. Se tiver, quer ver todo mundo investigado pelo ministério público.

Uma vingança “malígrina”. Sônia teve o marido na administração. Mais um que deixou o barco no meio do caminho. Hoje, ninguém fala mais dele. Depois disso, a relação da vereadora com o prefeito azedou de vez até culminar na disposição dela em negar-lhe o voto e condená-lo, juntamente com Martins, seu companheiro, a oito anos de inelegibilidade.

(04/09/2011) O caso Tribuna I. Na terça-feira, dia 30, Mino Nicolai voltou a falar do caso do jornal que estaria envolvido numa transação comercial. Depois disso, uma história não oficial, porém verossímil, aportou na redação do PCI. Existe um grande investidor por trás da negociação com o jornal Tribuna de Itapira. Mas não se trata de Barros Munhoz e, muito menos, alguém que o represente. A informação não esclarece se Beto Trevelin vai transferir total ou parcialmente o controle. Mas a idéia é a construção de uma empresa de comunicação regional, onde alguns jornais poderão ser adquiridos ou centralizados para impressão.

Nem uma coisa, nem outra. A grande bomba que Mino Nicolai anunciava que estouraria a qualquer momento, até agora não aconteceu. O vereador precisava voltar ao assunto para esclarecer os fatos. Quanto ao grande investidor, nada de concreto ocorreu. Prova de que além dos vereadores, o povo também fala de mais, sem conhecimento de causa.

Prezados Internautas

Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.

As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.

PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].

A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.

Nino Marcati, da Redação do PCI.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

686 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções