Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
30/03/2012 | Dropes: 118º capítulo

 

Recorde. A entrevista concedida por Dado Boretti à TV PCI bateu recorde de acesso durante a transmissão ao vivo, a partir das 8h desta quinta-feira. Depois que o programa foi disponibilizado para arquivo, às 16h, o ritmo de acesso está crescente. Parece que muita gente quer ver e ouvir o que o pré-candidato a vice do PCdoB tem a dizer.

 
Ao invés de pedras... Para quem estava esperando um Dado Boretti temeroso ou rancoroso, caiu do cavalo. Dado respondeu todas as perguntas, mesmo as mais delicadas. Confirmou, por exemplo, que vibrou com a retomada do SAAE pelo prefeito Toninho Bellini. Disse, inclusive, que quase todos os vereadores que votaram favoráveis à venda da autarquia, também comemoraram.
 
Mexer com o SAAE? Nunca mais. Ao ser questionado, Dado afirmou: “dificilmente os políticos itapirenses pensarão em tirar de Itapira, o controle sobre o SAAE, nem agora, nem nunca. O SAAE provou, que bem administrado, é uma empresa pública viável.” 
 
Não trai ninguém. Durante a entrevista, Dado não deu, em nenhum momento, demonstração de estremecimento entre ele e o amigo Toninho Bellini. Disse que entendia o lado político do prefeito, mas o candidato governista será outra pessoa. Alguém com quem não foi estabelecido qualquer compromisso. “Logo, não trai ninguém”, afirmou.
 
Eu quero mais para Itapira! Para Dado o prefeito Toninho Bellini realizou um governo que ficará na história de Itapira. Reconheceu alguns acertos, mas disse que ele, Dado, como cidadão precisava buscar alternativas viáveis para levar adiante o seu projeto para Itapira. 
 
Nada contra Manoel. Outro ponto positivo demonstrado por Dado foi quando comentou as notícias de que ele e Manoel Marques não se bicavam. “Tudo não passa de especulações da imprensa. Não tenho nenhum problema com Manoel Marques. Eu sempre o respeitei.”
 
Ao que tudo indica, Dado está seguindo a mesma cartilha do Paganini. Tentarão levar a campanha no mais alto nível possível. “Queremos o bem de Itapira. Queremos que as pessoas sejam respeitadas. Queremos ouvir todo mundo. As ideias divergentes serão sempre bem-vindas”, finalizou.
 
Não olhar para o retrovisor. Dado ficou sabendo das críticas que Toninho Bellini lhe direcionou ao visitar o SAAE após o pedido de exoneração. Vários funcionários da autarquia consideraram as palavras do prefeito injustas e desmedidas. Mesmo assim, Dado poupou e elogiou o prefeito durante a entrevista.
 
A última do PCdoB. Durante as negociações do PCdoB com o PSDB três integrantes do comitê municipal mostraram sinais de resistência. Preferiam aderir à pré-candidatura de Alberto Mendes. Falaram o que não devia. Na quarta, 28, o TRE publicou a nova composição do comitê, sem a presença de dois nomes: Edgar e Sapateiro. Segundo os remanescentes, a decisão veio da Estadual.
 
Um ficou. Tiago, que era o presidente do Comitê de Itapira, passou a ocupar o cargo de membro. Sylas Silveira passou a ser o presidente. Dado Boretti que não integrava a comissão, passou a ocupar a vice-presidência.
 
Os demais integrantes da executiva do PCdoB itapirense são: Luizinho Domingues, secretário de organização, Beto Coloço, secretário de comunicação, e os membros Fabrício Silvestre e Tiago Pinheiro.
 
Ninguém pode negar que Manoel Marques tem feito o que pode para tentar reunir os situacionistas de Itapira. Abriu as portas para as negociações. Gostaria de ter como vice Toninho Orcini ou até Alberto Mendes, se assim o PDT desejasse. 
 
Para ter o PT unido, Manoel também aceitaria indicação para fechar a chapa majoritária com alguém que pudesse agregar algo mais. A única pessoa do PT que poderia ocupar essa função, como uma luva, seria Sonia Santos. Mas a vereadora está em pé de guerra com o diretório municipal.  
 
Reunião decisiva. Na noite desta quinta-feira, 29, Toninho Bellini convidou todos os partidos que integravam a base aliada, inclusive o PCdoB, para uma reunião com o objetivo de colocar ordem na casa. A ideia de Bellini é propor uma pesquisa para tirar o nome que reunisse a maior preferência do eleitorado.
 
Seu nome é Martins. Bellini tem colocado para os mais chegados que gostaria que Martins saísse candidato a prefeito e Manoel para vice. Tal preferência se deve a dois fatores: dívida de gratidão ao companheiro que nunca lhe criou problemas ou saiu do seu lado e a tendência apontada em pesquisas já realizadas.
 
Abriu mão, em nome da união. Dificilmente Manoel Marques aceitará sair da disputa. Ele sempre disse que só abriria mão para alguém melhor do que ele. Para quem não sabe, em 2004, nas pesquisas Manoel figurava em melhor posição que Martins para ocupar a posição de vice. 
 
Eu acho que mereço, não mereço? Manoel tem dito com frequência que a vida política dele tem sido dedicada aos companheiros. Sempre foi o mentor intelectual das campanhas e das configurações. Dedicava-se mais à coordenação da campanha geral do que propriamente da campanha pessoal. “Agora é a minha vez, eu acho que mereço, não mereço?” questionando quem o cerca.
 
Continua. Mesmo que a pesquisa lhe seja desfavorável, desde que os partidos remanescentes continuem com ele, Manoel Marques continuará candidato e enfrentará Paganini e Martins. Alberto deverá se unir a Manoel.  O PSOL ainda estuda a possibilidade de lançar candidatura própria ou apoiar um dos candidatos desde que contrários a Munhoz.
 
Um alento a Mendes. O grande problema para Manoel é que diante da manutenção de Martins, como candidato a prefeito, Alberto poderá ficar tentado a alçar voo solo. Aí teremos quatro ou cinco candidatos, uma festa para a democracia, apesar do racha homérico da oposição. Nessa configuração, Manoel ficaria com a menor fatia de tempo no rádio. 
 
Quem ouviu, acreditou piamente... O presidente da câmara desqualificou a informação postada no Dropes de que qualquer resultado eleitoral será visto por ele como uma vitória. Garantiu que não tem nenhum interesse, em caso de derrota, em gerenciar o espólio dos opositores a Barros Munhoz. “Quero ganhar, mas se perder eu abandonarei a política, definitivamente”. 
 
Racha. Até o fechamento deste Dropes, nenhuma informação foi passada para a redação. Mas até um determinado momento, a situação era tensa e alguns acreditavam na possibilidade da configuração do racha.
 
Na cabeça do Toninho. “Esse ano, seguramente, será o mais longo da minha vida.” 
 
Martins/Alice. Rolou essa semana, diante da possibilidade de Martins sair como candidato apoiado por Toninho Bellini e da manutenção da candidatura de Manoel Marques, o PT lançaria uma chapa pura tendo Martins na cabeça e Alice Palandi, atual presidenta, como vice.  
 
A dupla Martins/Alice, apenas com o PT, sofreria o desgaste da sigla em Itapira e não poderia contar com mais do que quatro ou cinco candidatos a vereador. Martins carregaria os dois mandatos impecáveis. Alice uma história de amor e dedicação ao PT. 
 
Tanta burrada... Diante da possibilidade da chapa pura, Ricardo Soares encaminhou ao PT de Itapira com cópia ao Portal e jornais da cidade o seguinte email: “Não entendo como vocês conseguem fazer tanta burrada junta.” 
 
Só pode cabeça de chapa. “Primeiro tentam (sim pq não conseguiram, pelo contrário) desqualificar a única força política do partido na cidade, depois lançam de forma atrapalhada uma candidatura sem qualquer consulta aos demais parceiros, por fim escolhem um nome sem qualquer margem para negociação, pois só pode ser cabeça de chapa.” 
 
Mais burrice. “Agora que estão vendo a burrice que foi feita, vem essa de chapa pura, Martins e Alice, é brincadeira. Errar é humano, mas insistir no erro é muita burrice. O lamentável de tudo isso é ver o PT que tinha tudo pra se impor e ser cabeça de chapa da situação estar condenado a morrer sozinho na praia ou juntar-se ao PV de joelhos como mero coadjuvante de quinta categoria.” 
 
É triste ver o partido que protagonizou a política de nossa cidade nos últimos anos estar fadado ao ostracismo pelos próximos quatro anos por falta de habilidade/competência política de seus dirigentes.
 
 
 
Até o próximo capitulo!
 
Prezados Internautas
 
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
 
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
 
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
 
Nino Marcati, da Redação do PCI.
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

767 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções