Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Novembro de 2024
Notícia
04/05/2012 | Dropes: 134º capítulo

Agrishow. Foi nesta segunda, dia 30, a assinatura da autorização da permanência da feira de tecnologia agrícola em Ribeirão Preto nos próximos 30 anos. O projeto foi aprovado por unanimidade na ALESP e contou com o empenho do deputado Barros Munhoz. Não foi à toa, a paparicação recebida. 

Sem sossego. Paganini tinha tirado algumas horas para descansar e curtir a família. De repente recebe uma ligação para comparecer urgente na Recreativa. Do outro lado da linha, a determinação: não se aceitava a palavra “não” como resposta.

Por essa o Mestre não esperava.  Meio ressabiado, pegou a esposa e rumou para o clube do Japão. Ao se aproximar das mesas preparadas para o almoço, funcionários, diretoria da ACEI e diretores da Recreativa estavam em peso. Juntos prestaram uma singela homenagem que tirou Paganini do prumo.

Tempo de política, oba! A versão 2012 dos jogos dos trabalhadores iniciada neste 1º de maio, ao contrario do ano passado, foi recheada de políticos. Pré-candidatos a prefeito e vereadores. Apertos de mãos e abraços foram distribuídos. Teve candidato abraçando poste e cumprimentado até samambaia.

Nem todo mundo é desse jeito. Diante do comentário de que os políticos se ausentaram no ano passado e nesse compareceram oportunistamente, Paganini e Dado se defendem, sempre estiveram na abertura dos Jogos dos Trabalhadores, inclusive em 2011. Os dois são umbilicalmente ligados nesse evento.

Primeiras damas 1. Paganini, Dado e respectivas esposas estiveram lá. Enquanto Sonia e Daniela aguardavam sob o sol escaldante, sem reclamar, os maridos cumprimentavam a todos com a maior naturalidade.

Fazer amigos. Paganini deixa claro, que sempre cumprimentou todo mundo: “Hoje eu cumprimento como pré-candidato. Antes cumprimentava como presidente da ACEI. Sempre tive uma boa razão para cumprimentar as pessoas: a de fazer amigos.”

Primeiras damas 2. Que a união entre Paganini e Dado está afinada e os dois olham para o mesmo destino, buscando as melhores soluções para Itapira era mais do que esperada pelos apoiadores oposicionistas, não havia dúvida. O que eles não esperavam era o grau de sintonia reinante até entre as esposas, Sonia e Daniela. Elas deram mostras de que não só apoiam os maridos, como caminharão juntas para o que der e vier.

Primeiras damas 3. E para quem está imaginando que as boas relações entre Sonia e Daniela aconteceram apenas nos jogos dos trabalhadores, nada disso. As duas foram observadas conversando animadamente, distribuindo sorrisos, em outros locais, como no casamento do repórter policial Adilson Fernandes e na Festa em Louvor a São José Operário.

Primeiras damas 4. No José Secchi, como a duas esposas são vinculadas à comunidade, a todo momento eram abordadas pelas senhoras para puxarem um dedo de prosa, cumprimentar e desejar boa sorte.

O rei da roleta. Na festa em louvor a São José Operario (José Secchi), Paganini e Dado Boretti, participaram da procissão e da missa. Na quermesse, Paganini ganhou muitas prendas na roleta. Aliás, Paganini leva a maior sorte nas festas beneficentes da cidade.

Paraquedas? Durante a festa na José Secchi, nenhum outro pré-candidato deu as caras. E para quem pensa que Paganini e Dado caíram por lá de paraquedas oportunistas é por que não sabem que Paganini sempre participou da procissão e Dado Boretti, por muitos anos, foi festeiro da Comunidade.

No casamento de Adilson Fernandes várias presenças ilustres foram observadas: Paganini, Dr. André, Dado, Toy Fonseca...Todos fizeram uso da palavra e enalteceram a amizade com o repórter policial. Mas teve uma ausência que foi muito sentida por Adilson: Toninho Camargo não deu as caras, nem explicações.

Casou na marra. Mas tem uma informação sobre o casamento do Adilson que pouca gente sabe e ele quer continuar mantendo no maior segredo. O Dropes revela: esse casamento só saiu porque a noiva do Adilson determinou: ou ele casava ou ele não sairia candidato a vereador. Ele preferiu a primeira opção.

Primeiras damas 5. Na abertura dos jogos, as participações das esposas de Paganini e Dado foram vistas com certa preocupação por parte de um pré-candidato, cuja esposa é avessa a gestos de simpatia e contato com o povo.

Primeiras damas 6. Esse mesmo pré-candidato - conforme relato de quem estava por perto – certa hora, fitando Sonia e Daniela, coçou os pelos do lado direito do queixo e exclamou: “ah se todas as esposas de pré-candidatos fossem iguais a vocês!”

Na ponta da língua. Por onde Paganini e Dado aparecem, visitando empresas, entidades, comunidades de bairros, eles são chamados para discutir o futuro de nossa cidade. Com o plano de governo na cabeça, os dois estão empolgando os questionadores.

Come quieto. Paganini sabe que quando se lançou pré-candidato, ele era pouco conhecido nos bairros. Hoje, cada vez é mais frequente a abordagem: “Você é o Paganini? Estou ouvindo falar muito de você. Queria apertar a sua mão. Prazer em conhecê-lo.”  

Não escapa nada 1. Paganini anda ligadíssimo na Internet, ora no PCI, ora no Facebook. Nos dois ele viu uma foto em que o redator do Dropes está no Morumbi, no jogo em que o glorioso Santos enfrentava o dono da casa.

Não escapa nada 2. Paganini percebeu Nino Marcati, ao fundo em uma das fotos, dedilhando um Ipad. Ao encontrá-lo, não perdoou: “mestre, nem mesmo durante o jogo do seu time você não para de trabalhar? Desse jeito vai superar o deputado e as 24 horas por dia que ele dedica ao povo.” Nino respondeu: “não se pode perder tempo, mas naquela hora o show de bola não tinha começado.”

Finelli não é bobo, não! No próximo sábado, Paganini estará no programa, ao vivo, comandado pelo Toninho Finelli que comemorará dez anos na grade da Clube. Para quem não sabe, a empresa de Paganini patrocina esse programa desde o começo. Logo, ao patrocinador fiel nada melhor do que um carinho especial.

Nos tempos da Jovem Guarda. Mas existe outro fator que não tiraria Paganini desse programa de jeito nenhum. O especial fará uma homenagem à Jovem Guarda. Fã de Roberto Carlos e companhia, Paganini viajará no tempo e chegará bem perto do menino que costurava bola.

Documento não dô. Na Prefeitura de Itapira quem cuida da documentação para aprovação de empréstimo junto ao BNDES é o Chefe de Abastecimento de Alimentação Escolar, José Donizete Ferreira, o Dodô."

Documento que falta 1. A liberação de empréstimo do BNDES para recapeamento de ruas de Itapira, enrola, enrola e não sai. Segundo o Chefe de Abastecimento de Alimentação Escolar, "Sempre falta algum documento."

Documento que falta 2. Parece que essa reclamação de "Falta de Documentação" não é novidade na Prefeitura. O deputado Barros Munhoz sempre fala dos atrasos no envio de documentos em todas as verbas conseguidas para Itapira, através dele.

Documento que falta 3. Um desses exemplos é o caso da verba para construção da Creche do Assad Alcici que está parada desde abril de 2010 por “Falta de Documentação” que deveria ser enviada pela Prefeitura de Itapira.

Esse homem não é fraco não. Os governistas costumam dizer que a falta de documentos é estratégia do deputado Barros Munhoz para desmoralizar a prefeitura. E no BNDES, ligado ao governo federal, será que Munhoz também é o manda chuva por lá?

Voltando aos jogos. Na abertura dos Jogos dos Trabalhadores, o prefeito Toninho Bellini, num ponto do discurso foi mais fundo. Enalteceu as empresas, classificou-as como responsáveis pelo engrandecimento da cidade e, sem corar, afirmou que a prefeitura incentiva as pequenas e médias empresas, sem deixar de olhar para as grandes.

Piada da semana. Um cidadão atento às palavras do prefeito comentou com o vizinho: “engraçado, das empresas que estão desfilando, nenhuma veio trazida pelo Toninho/Mané. E a Nogueira, que também está desfilando, deixaram que fosse embora.”

O SAAE não vale! Outro observador fez a seguinte pergunta: “ué, dizem tanto que o prefeito Toninho Bellini é um grande esportista. Alguém que me responda: porque a prefeitura que tem mais de dois mil funcionários, o prefeito não organizou uma equipe para disputar os jogos dos trabalhadores?” Um companheiro respondeu: “Você não está vendo o SAAE?” O primeiro retrucou: “O SAAE não vale, foi o Dado que organizou!”

Não pegou? Os governistas tentam passar a ideia de que o nome do Paganini não pegou. Mas na abertura dos jogos, eles não tiveram como esconder os acontecimentos. O pré-candidato oposicionista não conseguia ficar parado, quieto, assistindo a cerimônia em paz. Todo mundo fazia questão de cumprimentá-lo e tirar fotos. Davam-lhe beijos e abraços carinhosos.

Se é assim no xodó... O detalhe da abertura dos jogos ficou por conta do som do estádio Chico Vieira. Nada funcionava direito ou só foi testado em cima da hora pelos locutores. Ora funcionava o lado direito, ora o esquerdo. Até nisso tem divisão...

Nem nas aparências. Durante a abertura dos jogos, no estádio, a divisão na casa de Toninho e Mané ficou patente. Enquanto o prefeito fazia sala para o pré-candidato pevista no gramado, os secretários e diretores ficaram nos fundos, numa conversa interminável. E olha que até diretor em férias acabou sendo convocado.

Olha eu no Face! Entre os vereadores que dão sustentação a Manoel Marques, somente Mino e Ferrarini não faltaram à obrigação. Mas pareciam mais preocupados em tirar fotos para o Facebook do que com o desfile das empresas.

Quase que ninguém vê. Durante o desfile dos jogos, três novos veículos foram mostrados aos presentes. Mas teve um detalhe: faltou orientação para que os automóveis ligassem a sirenes e chamassem a atenção do público. Não fosse a rapidez do Butti em destacar a entrada dos carros, ninguém teria percebido o que o prefeito queria mostrar.

Haja repelente. Depois de deixar o gramado, Manoel ficou de um lado e Toninho do outro. Enquanto o prefeito conversava com algumas pessoas na escada do estádio, o pré-candidato pevista se isolava nos fundos da lanchonete.

Vai ou não vai. O PT está tentando reunir nesta sexta-feira os pré-candidatos Manoel Marques e Alberto Mendes para uma tentativa desesperada de ressuscitar o grupo de 2004. Até o início da noite desta quinta-feira, a reunião não estava confirmada.

A decisão deles está tomada. O desejo dessa reunião parte de alguns petistas que querem salvar o que pode da enrascada em que se meteram. Mas tanto os tendentes a Manoel, como os que estão com Alberto e não abrem, essa reunião não levará a nada.

Só na cabeça do Mané. Para a presidenta do PDT, Cristina Gomes, a pré-candidatura a prefeito de Alberto é inegociável. “Temos o melhor candidato, ele figura nas pesquisas em segundo lugar, depois do Paganini, com sete a dez pontos à frente de Manoel e  com baixíssima rejeição. Que bom motivo nós teríamos para abrir mão do nosso candidato?”

Tapetada 1. Cristina Gomes não esconde a irritação com Toninho Bellini. Primeiro por conta do acordo não cumprido em 2008. Ela contou que condicionou o apoio do PDT à reeleição de Toninho à garantia de que ele empreendesse uma reforma administrativa e enxugasse a máquina. “Como é próprio dele, nada aconteceu”, destilou.

Tapetada 2. O outro ponto de irritação deve-se à postura do prefeito em relação a Alberto Mendes. Como se sabe, em uma reunião com os partidos da base, Toninho elegeu uma pesquisa para definir o candidato oficial. Ele disse que apoiaria o melhor nome entre Alberto, Manoel e Martins.

Tapetada 3. Garantiu que caso a pesquisa apontasse o nome de Alberto, por conta das diferenças, ele Toninho não subiria no palanque, mas saberia respeitar o resultado. Com isso Alberto poderia ser o candidato da união.

Tapetada 4. Assumiu o compromisso, na frente de todos os partidos presentes, que abriria os relatórios, daria o nome da empresa  pesquisadora, colocaria o preto no branco.

Tapetada final. Sem mais, nem menos, o prefeito reuniu secretários, diretores, chefes da prefeitura e meia dúzia de colaboradores externos para anunciar o nome de Manoel Marques, dizendo que era o melhor nome, esquecendo a promessa de mostrar os relatórios da pesquisa. “Chega, já caímos nessa”, refugou Cristina.

Orcini, um grande parceiro. Cristina comentou, ainda, que Toninho Orcini está trabalhando para unir os partidos que apoiam o Novo Tempo em torno de um nome viável eleitoralmente. Mas garante que se não conseguir tal façanha (o que é pouco provável nessa altura do campeonato) ele (Orcini) será o candidato a vice de Alberto.

Para finalizar, Cristina que está no centro do poder pedetista estadual reúne-se nesta sexta com o Secretário Carlos Ortiz. Na reunião, a presença de Alberto Mendes. Na pauta, convênios que tragam benefícios aos trabalhadores de Itapira.

Até o próximo capitulo!

Prezados Internautas

Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.

As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.

PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].

A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.

Nino Marcati, da Redação do PCI.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

945 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções