O que será que deu nele? O PCI e a redação do Dropes vêm, desde terça-feira passada, tentando descobrir os motivos que levaram Manoel Marques a levantar falsos testemunhos em relação a Nino Marcati na Tribuna da Câmara e dizer que o Portal está se transformando num site de fofocas.
Será que o Mané mudou? O presidente da câmara nunca recebeu de nenhum órgão de imprensa, de forma gratuita, respeito e visibilidade. Manoel nunca foi excluído pelo PCI e sempre publicou as notas encaminhadas por seus fieis colaboradores.
Seria uma recaída? O próprio Manoel brada, constantemente, o espírito democrático que permeia a sua vida pública. Não perde nenhuma oportunidade para se lançar como paladino da democracia. O que teria feito Marques ficar tão irritado com o Portal?
É coisa pessoal? Num primeiro momento a redação do Dropes imaginou que a braveza de Manoel poderia estar vinculada a alguma nota, de cunho pessoal não intencional, publicada inadvertidamente.
Só política 1. Como o Portal Cidade de Itapira procura separar as questões políticas das pessoais, este redator releu todas as notas dos últimos seis Dropes em busca de algum possível descuido. Nada foi achado!
Só política 2. A desconfiança recaiu, em seguida, na participação de Manoel Marques no programa Conversa de Gente Grande. Será que algum questionamento teria provocado alguma resposta comprometedora ao presidente da câmara? Depois de revistada duas vezes, nada foi encontrado que justificasse as tais agressões de Manoel.
Estratégia. Quando a redação do Dropes concluía que a atitude de Manoel Marques não passava de estratégia para despertar o interesse do eleitorado em assistir o programa Conversa de Gente Grande, chegou da capital, vindo do seio petista, as respostas procuradas.
Calendário eleitoral. O Diretório Nacional do PT traçou para os Diretórios Estaduais e Municipais um Calendário Eleitoral para as eleições 2012. Dentre as regras, os municípios em que o PT participasse do governo, os Diretórios Municipais não poderiam abrir mão de participar da chapa majoritária.
Queria união. O Diretório Municipal de Itapira era conhecedor dos princípios ditados pelo PT nacional. Por conta da intenção em unir os partidos da base aliada, a executiva petista esperou o máximo para escolher o nome do pré-candidato.
Martins, pré-candidato. Quando o prazo limite estava por vencer, o prefeito Toninho Bellini tirou um período de férias. Com o cronograma sufocado, o PT de Itapira não teve alternativa senão lançar a pré-candidatura de Antonio Carlos Martins.
Dúvida cruel. Será que Toninho Bellini requisitou o período de férias para tentar tirar Martins da jogada ou ele partiu para o descanso sabendo de antemão o que o PT iria fazer?
Só para lembrar 1! Semanas antes do pré-lançamento de Martins vazaram comentários sobre uma discussão áspera que teria ocorrido no gabinete entre Manoel e Bellini.
Só para lembrar 2! Depois que o PT lançou a pré-candidatura de Martins, algumas reuniões com os partidos da base aliada não conseguiram convergência em torno de um nome palatável ao grupo.
Só para lembrar 3! Sem conseguir consenso, Toninho Bellini que jurava apoio a Martins, deliberadamente jogou todas as fichas em Manoel Marques. Os governistas contrários ao pré-candidato pevista não gostaram da decisão do prefeito.
À reboque das estratégias. Alguns membros do PT de Itapira fizeram chegar ao Diretório Estadual o quadro político e a posição que se encontrava o partido que elegeu o vice-prefeito da cidade.
Recurso posto, medidas tomadas. Mostraram que o PT de Itapira tinha sido colocado como mero figurante nas próximas eleições e cobraram ações imediatas. A executiva estadual pediu, imediatamente, explicações ao Diretório Municipal local.
Nunca tinha sido retirada. Diante da exposição de motivos incontestável, o Diretório Municipal de Itapira não teve outra saída senão, com muita cara de pau, alegar que a candidatura Martins “nunca tinha sido retirada”.
E a coisa não ficou só nisso. Como as alegações do Diretório Municipal não convenceram, foi aberto um processo na Comissão de Recursos onde a vereadora Sônia Santos, o vice e pré-candidato Antonio Carlos Martins e a presidente do diretório municipal Alice Palandi serão ouvidos para configurar a decisão final.
É esperar pra ver. Sabe-se que independentemente da decisão da Comissão de Recursos, uma coisa é certa, a decisão da Estadual caminhará para que o PT de Itapira volte a ter a importância devida no cenário político local.
Longe do PV. Outra questão que parece inegociável para a estadual é o apoio a Manoel Marques. Um dos sete integrantes da Comissão de Recursos deixou bem clara a distância que o PT de Itapira deverá manter da pré-candidatura pevista.
Onde entra, então, as palavras de Manoel contra Nino Marcati? Os petistas que pediram explicações ao Diretório Estadual levaram as notícias publicadas no Portal Cidade de Itapira e as notas do Dropes relacionadas com o caso. Como defesa, os petistas favoráveis a Manoel Marques levaram um relatório na tentativa de desqualificar Nino Marcati.
Quem tem, tem. Quem não tem, grita! Para dar ar oficial a esse relatório, Manoel usou a tribuna da câmara, terça-feira passada, para alfinetar Nino Marcati. Esperava que as suas palavras repercutissem.
Mas não funcionou. Apesar de Manoel Marques dizer que o Portal Cidade de Itapira está se transformando num site de fofocas, o Diretório Estadual do PT deu credibilidade às “fofocas” do Dropes.
Pitaco do Dropes 1. Em nenhum momento esta redação publicou informações para atrapalhar as tratativas políticas do pré-candidato Manoel Marques ou de qualquer outro. O Dropes apenas repercutiu as informações recebidas, geradas pelos próprios pré-candidatos ou seus apoiadores. O Dropes não acredita que informações inverídicas, como alardeadas por Manoel, poderiam influenciar as decisões de um Diretório Estadual de um partido do porte do PT.
Pitaco do Dropes 2. Este redator não considera o processo de desqualificação engendrado por Manoel ou por qualquer outra pessoa como uma agressão. Entende que tais reações fazem parte do jogo político. Aí, quem pode mais, chora menos
Não dormiu de toca. Alberto Mendes reuniu cerca de vinte pessoas nesta sexta, dia 11. Tinha gente do PDT, do PSDC, do PT e apoiadores diversos. Na pauta, a organização da chamada terceira via, o plano de governo e a indicações de nomes para o futuro secretariado.
Nino secretário? Por volta das 12h30min, provavelmente depois da reunião, Alberto Mendes ligou para Nino Marcati para informá-lo de que seu nome tinha sido indicado para ocupar a Secretaria da Educação num eventual governo PT/PDT. E sapecou: “Você vive me espinafrando no Dropes e eu sou obrigado a engolir a indicação do seu nome para ser meu secretário, caso seja eleito. Tem cabimento, isso?”
Só gente eficiente. Alberto fez questão de esclarecer que independentemente das criticas deferidas contra ele no Dropes ou nos demais órgãos de imprensa ou pessoa, a preocupação do grupo é ter no governo, não os amigos do peito, mas gente competente e comprometida com o projeto de tornar Itapira cada vez melhor.
Quem sabe? Nino Marcati agradeceu a lembrança, disse que recebeu convites semelhantes, mas que esse assunto só será objeto de análise, depois das eleições. Nesse momento está empenhado em chamar todos os candidatos para discutir uma pauta política e acabar com a dicotomia política que só prejudica a cidade.
Carne de vaca. A presença de Munhoz em Itapira é tida como carne vaca. Dizem, os mais aproximados, que Munhoz reluta em ficar uma semana sem dar as caras por aqui: “Ele é viciado em Itapira. Quando ele não pode vir para Itapira bate nele a maior crise de abstinência”.
Não é bem assim. A presença dele é tão constante, ao ponto das pessoas não perceberem a importância que ele tem como chefe do legislativo paulista: um dos três cargos mais importantes do estado.
Essa foi primeira vez um chefe desse porte visitou Itapira. Não seria espantosa a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ivan Sartori, na entrega de uma reforma do fórum que custou menos de milhão de reais?
Não sem motivo 1. Ivan Sartori, a despeito da importância que a reforma do fórum representa para o trabalho judiciário e respeito aos usuários, ficou evidente que ele só veio para Itapira para fazer um agrado ao deputado Barros Munhoz.
Não sem motivo 2. Barros Munhoz como presidente da Assembleia bancou a tramitação e auxiliou a aprovação da criação dos assistentes judiciários. Uma antiga reivindicação dos magistrados estaduais.
Não sem motivo 3. Ivan Sartori tem sido vítima de ataques ferozes da imprensa paulista e como conhecia os problemas enfrentados, nessa área, por Munhoz, tem frequentemente procurado o presidente da Alesp para trocar experiências no enfrentamento desses episódios.
Eu não sou daqui. Marinheiro só... A vereadora Sonia Santos, advogada trabalhista de prestígio na cidade, estava no fórum, sexta-feira, por volta das duas e meia, trajando roupa de ginástica. Dava demonstração de estar totalmente desinformada ou desinteressada sobre o evento que ali aconteceria, naquela tarde. Ao perceber a movimentação e a incompatibilidade do seu traje para a ocasião, saiu correndo, com um sorriso maroto, disse: "gente, dá licença, deixe-me sair daqui rapidinho".
Viúva de Pelé é a mãe! Esta coluna é eminentemente política, mas hoje abre um espaço futebolístico. De tanto os corintianos falarem que os santistas viviam do passado, da era Pelé, não é que a história volta a se repetir?
Ganhar de pouco. No tempo do Pelé as equipes adversárias pediam para o Santos ganhar de pouco. Nesta quinta-feira o Bolivar pediu aos jogadores santistas para manerarem, pois quatro a zero já estava de bom tamanho. Terminou oito a zero atendendo aos pedidos dos colegas bolivianos.
Nível do NeyMAR. Sabem como os jogadores e a comissão técnica do Bolivar justificaram a derrota para o Santos na quinta-feira? Os Bolivianos saíram reclamando da 'baixitude', eles não conseguem correr ao nível do NeyMAR.
Duas vezes na era Pelé. Neste domingo, este redator e mais um grupo de itapirenses assistiram, ao vivo, o Santos conquistar pela terceira vez seguida o campeonato paulista. Nenhum outro torcedor assistiu isso acontecer nem assistindo pela TV. Nos últimos setenta anos só o Santos conseguiu essa façanha.
E para finalizar, uma pergunta. Qual é o único time do mundo que consegue calar e lotar o Morumbi?
Prezados Internautas
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
Nino Marcati, da Redação do PCI.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.