Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Novembro de 2024
Notícia
27/05/2012 | Dropes: 145º capítulo

E agora Mané? Está prestes a aportar na mesa do presidente da câmara o projeto de iniciativa popular pedindo a revogação do reajuste dos subsídios dos vereadores. Manoel Marques estará entre a cruz e a espada.

Com a cruz. A presidência poderá adotar um rito sumário para certificar-se da lisura dos procedimentos adotados pelos ativistas, sem criar embaraços maiores para si mesmo, colocar o projeto em votação e ver os vereadores na maior saia justa.

Com a espada. O presidente da câmara poderá agir sob o manto da comissão de justiça e redação que tentaria encontrar “um pelo em ovo” que municiasse a rejeição da tramitação do projeto, e deparar com o crescimento do movimento, agora respaldado por mais de três mil pessoas engajadas.   

Votação simulada 1. No PPA Pé no Chão, base dos serviços do vereador doutor Mauro Moreno, foi aberta uma votação para avaliar a preferência dos eleitores frequentadores daquele posto. O resultado deu Carlinhos, Ferrarini e Orcini, bem na dianteira. O Dr. Mauro ficou surpreso com o baixo percentual de votos recebidos.

Votação simulada 2. Na prefeitura, não se sabe de quem foi a iniciativa, foi organizada uma votação para buscar a tendência do funcionalismo. Os destaques ficaram com Carlinhos, Ferrarini, Orcini e Zé Branco.

Votação dissimulada. A estranheza da sondagem na Prefeitura ficou por conta do insipiente desempenho de Mino Nicolai. Por essa ninguém esperava. Ao ser questionado sobre o resultado desanimador, Mino não se fez de rogado e soltou a seguinte perola: “gente, não tem nada a ver. Fiquem sossegados, os meus votos estão escondidos!?”

Consequências. Um amigo do Mino, de longa data, logo que soube dessa história, não titubeou: “tomara que ele encontre esses votos antes do dia 7 de outubro.” E concluiu: “isso, com certeza é reflexo da situação do irmão dele. Infelizmente, para onde ele pende, sangra.”

Já chegou! Os itapirenses receberam nessa semana uma ambulância modelo Ducato. Para o município comprar um veículo como esse teria que desembolsar mais de R$ 120 mil. Essa ambulância tem um pé direito alto e permite um trabalho mais eficiente dos paramédicos. Isso não é muito bom para Itapira?

Parece mentira! Alguém em sã consciência poderia imaginar que o prefeito Toninho Bellini ao ser consultado sobre o recebimento dessa ambulância teria respondido que o município não tinha tanta necessidade, por hora, desse equipamento?

E por que o prefeito não quereria essa ambulância? Simples, ela viria a pedido dos vereadores Carlinhos, Kará e Zé Branco, por intermédio do deputado Barros Munhoz.

Está documentado! Apesar do desinteresse demonstrado por Toninho Bellini, a Regional de Saúde de Campinas resolveu consultar os vereadores oposicionistas, que apresentaram seus argumentos municiados na imprensa da cidade, desconsiderou a rejeição e liberou o veículo. E se a Regional ficasse quieta?

Defesa intransigente. O falecimento de José Carvalho levou Barros Munhoz a fazer vários comentários, inclusive nos encontros públicos que manteve na região. Munhoz está responsabilizando, diretamente, o governo municipal atual no processo de aceleração da morte do proprietário das terras que abrigaram, por vários anos, o Hotel Fazenda Esperança.

Que Deus o tenha! Para Munhoz os ataques e as perseguições desenfreadas contribuíram para deprimir José Carvalho levando a comprometer-lhe o sistema imunológico. “Zé Carvalho não era do tipo que é chamado de ladrão, de quadrilheiro, de fazer “maracutaias” e ficar quieto no seu canto. Tudo isso foi corroendo o nosso Zé Carvalho. Tirando-lhe força de luta pela vida.”

Exagerou! Mas para um político detentor de cargo de prestígio e influência na política local, fiel escudeiro de Totonho Munhoz, disse que o deputado exagerou e cometeu injustiça ao atribuir o falecimento de José Carvalho, na fala pela Rádio Clube, ao prefeito Toninho Bellini e Manoel Marques. 

O Totonho é fogo! Sabe-se, afirmou esse fiel devoto, que o proprietário das terras onde se localizava o hotel Esperança estava acometido e lutava - há tempos - contra grave enfermidade. E arrematou: "Mas o deputado é assim, não perde chance de criar factoide.”

Variação inesperada. Barros Munhoz informou o grupo de trabalho que a rejeição de Manoel Marques teria sofrido uma leve queda no último levantamento. E recomendou: “precisamos ficar com os olhos bem abertos, um em Manoel, outro em Alberto.”

Perde-se a eleição, mas não a piada. Chegou ao Dropes a seguinte reflexão: por anos a fio, TOTONHO dominou a cena política da cidade. Depois veio o TONINHO. E que tal em 2013, um TONHO?  ANTONHO Carlos Martins, nosso atual vice-prefeito.

Não foi 100%. É sabido que alguns correligionários não aceitaram pacificamente a escolha dos atuais pré-candidatos do grupo oposicionista ao próximo pleito. Dirceu da Alvorada foi um que se manifestou, contrariamente, na reunião que homologou a dupla Paganini-Dado, mas não foi só ele.

Reconhecimento. Os candidatos de 2004, Zé Alair e Fifo, mesmo descontentes, engoliram calados a nova formação, mesmo convictos de que, desta vez, teriam plena chance de se elegerem. Totonho, macaco velho em política, tem-se esmerado em agradá-los.

Mudança de postura! Ao tomar conhecimento da nota publicado no último Dropes em que o pré-candidato Alberto Mendes (PDT) disse estar conversando com a população, buscando colher dados para o seu plano de governança, um colaborador da campanha 1996, observou: "Surpreende-me que o Alberto Mendes, contrariamente às atitudes daquela época, dizer - agora - receptivo à opinião da população?”

Ou impostura? Esse colaborador continuou: “Naqueles tempos, ele não ouvia ninguém, não tentava mostrar-se simpático ao eleitor e o seu plano de governo era um rebotalho mal ajambrado elaborado pelo chefe de campanha, o saudoso professor Carlão de Castro. Só o tempo para mudar postura. Espero que tudo não passe de impostura.”   

Nos braços da galera. Paganini e Dado estiveram ontem em uma festa com mais de 200 pessoas, a maioria jovens. Dado que nunca tinha participado de uma campanha eleitoral, está maravilhado com esse mundo novo. “As pessoas querem conversar e ficar perto da gente. Estamos espantados, principalmente ontem, diante dos jovens. Nós, sinceramente, não esperávamos tamanha acolhida.”

A todo vapor. No sábado Paganini e Dado se reuniram com um grupo menor de pré-candidatos à vereança. “Nós vamos nos reunir, todas as semanas, com cerca de vinte e cinco pré-candidatos. Estamos ouvindo o que eles têm a nos dizer e aproveitamos a oportunidade para afinar as nossas ideias e os nossos pensamentos”, disse Paganini.

Notificação. No sábado, a executiva municipal do PT esteve reunida para tomar conhecimento oficial das determinações emanadas pela Comissão de Recursos do Diretório Estadual.

Outra reunião. Finalmente o PT de Itapira está em movimento. Nessa segunda, 27, haverá uma reunião do Diretório Municipal. Na pauta a organização do Encontro do dia 9 de junho, a substituição do tesoureiro da Executiva e a reorganização da casa.

Lista antiga para o Encontro. Uma seleta lista contendo cinquenta e sete nomes estava sendo usada até agora para chamar os filiados para as decisões superiores do PT da cidade. Pretendia-se usar essa lista para o Encontro, mas...

Lista nova para o Encontro. Depois da movimentação de alguns petistas legalistas, uma nova lista será confeccionada, dentro das determinações do Diretório Nacional, todos os petistas com mais de um ano de filiação deverão ser convocados.

Quem manda é a maioria. O Encontro Municipal do PT definirá o rumo do partido na eleição de outubro. Lá vence a maioria e os reais interesses dos petistas. Por isso, os novos filiados não terão direito a voto, mesmo que sejam postulantes a uma vaga de candidato a vereador. O que o Encontro decidir, a Convenção homologará sob pena de novos recursos à Estadual.

A farra acabou. Alguns petistas desavisados, para não dizer mal intencionados, estavam tentando direcionar as decisões do partido para os seus interesses pessoais. Foram esbarrados na estrutura rígida que permeia a democracia do PT.

Prezados Internautas

Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.

As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.

PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].

A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.

Nino Marcati, da Redação do PCI.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1455 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções