Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
22/07/2012 | Dropes: 166º capítulo

 

A Câmara não quer arcar com essa responsabilidade!

Não será nada fácil a aprovação do pedido de autorização para a venda do imóvel destinando à ampliação da Scapex. Caso a Prefeitura esteja mesmo precisando de R$ 2 milhões para fechar as contas sem nada dever para o novo prefeito eleito, é melhor começar a economizar nos gastos. Senão... 

 
Ninguém soube explicar.
Pelos menos cinco vereadores já sinalizaram não concordância com o processo. “Até agora, eu não entendi absolutamente nada do que eles estão querendo. Perguntei para um, perguntei para outro e ninguém ofereceu uma explicação inteligente”, disse um exaltado vereador governista.
 
Eleição?
Além dos vereadores, alguns situacionistas também não sabem dizer o que está passando na cúpula do governo. Um, por exemplo, disse: “olha, eu vou dizer uma coisa, posso até estar errado, mais está me parecendo coisa de uma ou duas pessoas que não estão nem aí com a eleição”.
 
Férias programadas.
O prefeito Toninho Bellini já retornou das férias e deverá enfrentar o problema da Scapex esta semana. Curiosamente, o secretário Hélio Citrângulo que acabou sendo a personagem mais envolvida nesse episódio saiu de férias.
 
Vai por a mão na massa.
Manoel Marques não admitiu, mas seguramente ele não gostou nem um pouquinho da aventura palaciana. Deverá ter uma conversa séria com o prefeito, dará algumas sugestões...  
 
A população não acredita nem na imprensa.
A repercussão sobre a Scapex deixou a população aturdida. Nesse final de semana, ouvia-se da população o seguinte questionamento: é verdade o que os jornais estão falando da Scapex?
 
O Dropes vai arriscar um palpite. 
Com a entrada do Toninho Bellini em cena, a questão da venda do imóvel que abrigaria a ampliação da Scapex não passará de uma leve confusão da GEIF e a paz será selada entre a administração e a empresa. E não se fala mais nisso.
 
Outra empresa poderá virar notícia essa semana.
Os comentários envolvendo a Scapex acabaram não dando muito espaço para outra empresa do município que está prestes a encerrar atividades ou, pelo menos, transferir a maior parte da produção para outra localidade.  
 
Igual ao SAAE
Caso seja confirmada a transferência dessa outra empresa, o imóvel ocupado por ela poderá retornar ao patrimônio da prefeitura. Será que teremos mais um imóvel à venda. Um antitotonhista histórico disse que o Toninho Bellini não está fazendo nada diferente do que fez o Totonho no final do mandato dele, quando teve que vender o SAAE. 
 
Vendeu, babau!
Um cidadão que estava por perto, não se conteve: “até concordo que o jeito de cobrir o rombo é o mesmo, mas tem uma diferença. O que o Bellini deixará para o município?” E continuou: “No primeiro caso, Itapira vendeu, mas não entregou. E agora?” 
 
Viu, mas não gostou.
Na manhã deste domingo, durante uma exposição de carros antigos no Parque Juca Mulato, uma empresa de adaptações de motores participou do evento e fez algumas exibições num trecho da Rua Ribeiro de Barros. Uma das demonstrações era mostrar a potência do motor, fazendo queimar pneu e levantar uma grande quantidade de fumaça.
 
Censurado.
Enquanto o público acompanhava as exibições uma grande quantidade de fumaça de pneu queimado tomava conta das casas da vizinhança. Num desses momentos, alguém viu Paulo Venturini abrir a janela e olhar para os motoristas dos veículos. Quem observou essa cena tentou imaginar o que deveria ter passado na cabeça do Paulo, naquela hora. Alguém arriscaria um palpite? 
 
Sem linhagem.
É na festa do peão o lugar que melhor representa a formação da corte municipal. Todos os anos, para quem entra no setor de camarotes fica evidente com quem está com o bastão da cidade. Os totonhistas dizem orgulhosos que em nenhum dos oito anos os novotempistas ocuparam os espaços de acordo com os ditames da nobreza.
 
Rei posto...
Neste ano, os observadores registraram que o prefeito Toninho Bellini até a noite de sábado não tinha dado as caras no rodeio. Os secretários compareceram de forma inconstante. Enquanto isso, era visível o grupo que apoia Paganini ensaiando a retomada dos postos. 
 
Menos...
Ao perceber esse tipo de movimentação e postura, Paganini mandou um recado curto e grosso para alguns assanhados: “primeiro, não ganhamos nada. Temos que gastar muita sola de sapato. Segundo, caso ganhemos, os tempos serão outros.” 
 
Foi o que bastou para dar aquela esfriada.
Esta coluna, não faz muito tempo, mostrou a insatisfação do maestro dos partidos que apoiam a candidatura de Manoel Marques. Danilo Ventura ajudou na formação, filiou, montou a chapa de candidatos, mas acabou descobrindo que outra pessoa do grupo que tinha chegado recentemente, estava ganhando um salário maior que o dele. 
 
O baixinho merece.
Danilo chegou a dizer para Manoel Marques que dali para frente, ele poderia continuar ajudando, que ficaria até o fim, mas colocaria o pé no freio. Manoel que não é bobo e sabe do valor do presidente do PSL, fez gestões junto ao prefeito Toninho Bellini para dar uma melhorada salarial.
 
Três mil vivas.
Nesta semana, Danilo foi finalmente reconhecido e viu publicada a sua promoção. Danilo chegou a comentar que gostaria que essa valorização tivesse sido espontânea, mas entendeu que o problema não era com Manoel, mas com Toninho Bellini.
 
Tem sempre um mas...
Danilo ficou contente, mas teve um monte de funcionários, novotempistas de primeira hora, que não estão gostando desse chorou, levou. “A gente vê as dificuldades do governo, a gente fica quieto, não fala nada, e eles vão aumentando os salários dos outros e nós ficamos chupando o dedo. Deixa eles nos chamarem pra campanha, deixa!”
 
Tarefa de casa para os candidatos
Nesta segunda-feira, na Câmara Municipal, o PSOL realizará um debate sobre o papel do vereador, com o apoio do Movimento Popular Contra o Aumento Salarial dos Vereadores. Os candidatos a vereador deveriam comparecer em massa. Algum proveito eles tirariam. O fato de ser um partido organizando não deveria ser a desculpa para não participar. O convite é para debater.
 
Debate político
Por falar em debate, o Portal Cidade de Itapira, Rádio Clube e jornal A Cidade estão organizando um programa político para todos os sábados, das 10h às 12h, até as eleições. Nesta semana os representantes dos candidatos serão convidados para uma reunião. 
 
Pizza com cara de vereador
No último sábado, conforme programado, o Movimento Popular marcou uma reunião na Praça Bernardino e depois munidos de pizza e apitos desceram a Rua José Bonifácio. Levaram para a manifestação cinco pizzas, em cada uma, a foto de um vereador que votou pelo adiamento por noventa dias da discussão do projeto de iniciativa popular.
 
O povo está apoiando.
Segundo os organizadores da manifestação de sábado, esta foi a que mais chamou atenção dos comerciantes e das pessoas que circulavam pelas lojas da José Bonifácio. “Sentimos que a ideia de distribuir pizzas, simbolizando a atitude dos vereadores, despertou a curiosidade das pessoas que retribuíam com gestos de apoio”, disse Rogério.
 
Movimento popular não pode radicalizar.
A forma bem humorada com que os organizadores conduziram a manifestação de sábado mostrou que o grupo não caminha para o sectarismo raivoso. Mostraram a importância dos movimentos populares para acomodar os exageros da classe política brasileira.
 
Tomara!
O movimento popular está entrando num momento muito delicado. Dependendo dos encaminhamentos futuros poderão se colocar entre os contestadores sem objetivos de construção, que buscam o confronto, não a negociação. A manifestação de sábado mostrou que o grupo sabe o que está fazendo. 
 
Cinco milhões de papeis nas ruas.
A campanha dos candidatos a vereador começa com uma ameaça ao meio ambiente e à limpeza pública. Se confirmado os números programados pelos candidatos Alberto Mendes, José Natalino Paganini e Manoel Marques, Itapira receberá a descarga de mais de 5 milhões de santinhos. Algo em torno de 100 peças para cada eleitor.
 
Faça as contas.
Para que está achando que esse número é um exagero do Dropes, enquanto os 79 candidatos que apoiam Paganini receberão 10 mil santinhos cada um, os 40 de Manoel receberão 80 mil cada e os 20 de Alberto, outros 60mil. 
 
Pode ser pior!
Nesses cinco milhões não foram computados os materiais extras que serão produzidos pelos candidatos a vereador e nem o material dos candidatos a prefeito que seguramente não ficarão por baixo. Contra esse exagero de papel e tintas poluidoras, além de contar com a consciência dos candidatos, o planeta precisaria contar com a parceria dos eleitores, não só manifestando contra essa avalanche, guardando o material do candidato escolhido e dispensando, respeitosamente, os descartados.
 
Campanha com exagero.
Quando a conta chega a cem santinhos por eleitor a equivalência desse número não difere da expectativa dos candidatos. Pelo menos uns 20 candidatos acreditam que receberão mais de dois mil votos cada um. Só eles, caso isso aconteça, abocanharão todos os votos válidos destinados à vereança. Somando com os demais candidatos chegaremos com facilidade ao triplo dos eleitores.
 
Das duas, uma.
Paganini e Dado iniciaram neste final de semana a colocação de placas na cidade. Muitos estranharam a ausência de Barros Munhoz na propaganda. Além disso, nos últimos encontros com os vereadores e alguns eventos importantes, Munhoz não deu as caras. Iniciaram as especulações: será que Barros Munhoz abandonou os dois à própria sorte ou será que Paganini e Dado estão querendo andar com as próprias pernas?
 
Pernalonga + pernaforte.
Esta coluna falou com Paganini e questionou a ausência do deputado nas placas. Paganini, num primeiro momento, desconversou. Mas diante, da insistência deste redator, esclareceu: “Munhoz apoia a nossa candidatura. Precisaremos dele na Assembleia para ajudar a conquistar o que Itapira precisa e merece. Mas nós é que somos os candidatos. Ele tem muito a fazer em São Paulo. Andamos com nossas pernas, sim senhor, mas com passos largos e muito firmes!”
 
Internauta defende o Portal:
Um internauta nos escreveu esta semana discordando do documento apresentado pelo candidato a prefeito Manoel Marques onde ele declara que o Portal prefere dar mais atenção e credibilidade às especulações do que a fatos concretos: “Quem está preferindo omitir a verdade sobre fatos que envolvem a sua campanha é ele (Marques). Por que é que ele não explica todo o imbróglio envolvendo a escolha de seu candidato a vice-prefeito? Não é verdade que o grupo tinha escolhido o nome do Ricardo Alexandre para ser o candidato a vice e ele numa postura antidemocrática e autoritária impôs o nome da Tatiana Vieira goela abaixo de todo mundo? Não é verdade que Ferrarini e Cléber Borges além de ficarem roxos de raiva com esta atitude, foram cobrar dele maiores explicações e simplesmente ouviram que quem manda é ele e quem não estivesse contente que poderia ir embora?”.
 
Prezados Internautas
 
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
 
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
 
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
 
Nino Marcati, da Redação do PCI.
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

678 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções