Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Janeiro de 2025
Notícia
21/10/2011 | DROPES: 57º capítulo

 

 
 
 
Cartilha do Dropes – Lição F: O político sem imperfeição.
 
Assunto do dia: Cem por cento perfeito? Até santo desconfia.
Princípio básico: O importante no homem público não é construir-se como um ser perfeito, aquele que não precisa receber críticas. Mas sair limpo do cargo ocupado, com a consciência tranquila e sensação do dever cumprido.
Conceito: Ninguém é perfeito. Político também não. Aliás, ninguém está mais propenso a erros do que os políticos. Eles operam o tempo todo com incontáveis interesses. E com o povo, como se sabe, nem Deus é unânime. Cabe ao político a sensibilidade para definir as prioridades, a eficiência na execução dos seus propósitos e muita garra para lutar pelos interesses da maioria. Os políticos de antigamente gostavam dos elogios e tripudiavam os críticos. Já os modernos, mais inteligentes, usam as críticas para apurar a sensibilidade, para dinamitar a incompetência e energizar a luta.  
Tarefa de casa: Ler, ouvir e dar espaço para os reclamos do povo, da imprensa e dos críticos de plantão.
Resumo da lição: Tapar os ouvidos, dar bola em demasia para os bajuladores, não ver e nem ler as opiniões adversas são coisas do século passado. Ninguém quer mais, gente assim.
 
Não vai perder o mandato. Cleber Borges anunciou oficialmente que deixou o PPS que faz parte do grupo liderado por Barros Munhoz para filiar-se ao nanico PPL, o Partido Pátria Livre, do qual, Cleber, é o manda chuva. Como é um partido novo, a transferência de Cleber Borges não implicará em perda de mandato.
 
E o rumo do PPL? Cleber posicionou-se, como tem sido costume naquela casa de leis, como independente, ou melhor, a favor do povo de Itapira. Tipo, tudo o que for para o bem de Itapira ele apoiará, não importa se veio do grupo de Toninho Bellini ou de Barros Munhoz. Toda vez que os vereadores dizem isso, tem gente que sente uma coceira atrás das orelhas e se pergunta: quer dizer que antes de serem independentes os vereadores, em questão, defendiam os interesses de quem?
 
PDT+PPL. Uma conversa não oficial, essa semana, deu como certa a ida de Cleber Borges para os braços de Alberto Mendes. O partido de Cleber Borges é pobre de recursos humanos. Partir para uma eleição, sem coligação, seria suicídio. Munhoz declarou que não o quer. Para Toninho, Cleber só vai se a Infovia Municipal virar realidade. Logo...
 
Mino mais magro. Um gordo da cidade ao encontrar-se com o Mino Nicolai e perceber que ele está mais magro, rolou o seguinte diálogo. Mino você emagreceu? Perdi dez quilos. Qual é a dieta que você usou? Dieta nenhuma, foi a correria que o PSB me deu. Faz que dá certo.
 
Que susto? Um Totonhista convicto entrou no escritório de Alberto Mendes e surpreendeu uma reunião que contava com Cristina Gomes e Betuska. Sem perder a oportunidade, com um envelope na mão, tascou: “Alberto eu vim trazer um convite de Munhoz para que você seja o vice dele”. Espanto geral. Calados, entreolhando-se freneticamente, até que o engraçadinho esclareceu: “é brincadeira, estou trazendo um convite de degustação de vinhos. Só isso”.  Foi quando o clima desanuviou.
 
E qual seria a razão daquela reunião, quase secreta? Seria para avaliar os comentários produzidos por Barros Munhoz no final de semana? Ou seria uma reunião especial para interpretar o Dropes? Ou seria preocupação com o PCdoB?  Dessa vez, não teve passarinho para contar a história.
 
O café deu o que falar.  No encontro promovido, no domingo, pelo grupo de Barros Munhoz, no salão de festas da Bike & Cia, circulou a história de que o deputado acompanhado do Governador, Andrea Matarazzo e o Cônsul italiano, Mauro Marsili, após um evento, pararam para tomar um café no Shopping Higienópolis. De repente, uma cena inusitada, alguns frequentadores aproveitaram a oportunidade para assediar as autoridades e tirar fotos. Cena rara hoje dia.
 
Apesar dos ares de bons amigos, é visível, nos encontros entre o deputado Barros Munhoz e o governador Geraldo Alckmin, que eles não se bicam. Cumprem apenas o protocolo. A fidelidade de Munhoz a Serra é o grande entrave entre o governador e o presidente da ALESP. Há quem diga que Alckmin está contando nos dedos 2012 chegar. Munhoz não poderá ser reconduzido à presidência.
 
Munhoz, candidato. Caminhando nesse raciocínio, um pequeno, mas animado grupo, defronte a câmara municipal, nesta quinta à noite, discutiram sobre os sessenta por cento de chance que Barros Munhoz apontou para ser o candidato do grupo nas próximas eleições. Para um futurologista político, Munhoz diante da possibilidade de ver seu espaço político ser tolhido pelo governador Alckmin, optará pela prefeitura de Itapira.
 
E para quem não acredita o futurólogo tem dito. Munhoz tem a necessidade de voltar à prefeitura para reescrever parte da sua história. Hoje, ele deve estar mais preocupado com a biografia do que com o poder, propriamente dito.
 
Mané convidou-se para um programa de sábado. O grupo adversário de Munhoz, não é de hoje, falam que ninguém ouve o programa do deputado. Dizem que não perdem tempo ouvindo, para depois repercutirem o que ouviram na rua. De duas uma, ou eles ouvem, ou tem mais gente do que eles pensam que ouveo tal programa.  Não bastasse isso, o próprio Manoel Marques declarou que se a Rádio Clube o convidasse para um programa igual, ele participaria. E foi mais longe, gostaria de fazer um programa com o deputado. Sei não, mas dizem que ódio e paixão caminham pela mesma via.
 
Mané acredita em Pio. Para Manoel Marques o deputado Barros Munhoz apresentará, na hora h, Sandro Pio. Deu a entender que gostaria de ver Sandro no outro palanque.
 
Cabisbaixo. Para quem viu Manoel Marques nas duas semanas anteriores e o vê, nesta, percebeu mudanças no semblante dele. Voltou o bom humor. Parece que está rindo a toa. Há quem explique: a ida de Mino ao PT e Dado para o PCdoB entristeceu as esperanças de Manoel. Dessas transferências poderiam nascer uma candidatura forte à sucessão de Bellini. Com o estouro da bomba “Bola pra Frente”, dependendo do andar da carruagem, o PCdoB poderá sair enfraquecido e ele, Manoel, seria o principal beneficiado.      
 
O caso creche. Nesta quinta-feira, dia 20, A Secretária de Educação e Secretário dos Negócios Jurídicos e Cidadania reuniu a imprensa para divulgar o resultado da sindicância. Para os apuradores a criança não foi queimada na creche. Caberá à Polícia Civil descobrir onde e quem queimou aquela criança. A questão, agora, poderá recair num outro ponto. Será que haverá elementos para desvendar esse mistério?  
 
Itapira no olho do furacão. Pode parecer barra forçada, mas nos noticiários de TV e nos jornais de grande circulação, quando se fala em escândalo na merenda, a J.Coan sempre está envolvida. Quando se fala na máfia do lixo, a Sanepav dá as caras. Agora, no novo escândalo do Ministério dos Esportes, na crista das denúncias está a ONG Bola pra Frente, que também tem negócios com a Prefeitura de Itapira. Assim não haverá pescaria que agüente.
 
Curva de rio. Um ex-novo-tempista revoltado, tem dito para todos os cantos que a administração do prefeito Toninho Bellini parece curva de rio: tudo o que há de ruim, enrosca.
 
Trocadilho. Um integrante importante do projeto “Segundo Tempo” itapirense não gostou das piadas que choveram sobre ele, essa semana. Uma delas: “qual é o nome mesmo? É “Bola pra Frente?” ou “Bola pros Bolsos?”
 
Por falar em bola. Aproveitando a maré, os comentários, de quem acompanha de perto o assunto, dão conta de que Inquérito Civil contra a atual administração deverá dar o ar da graça brevemente, envolvendo a máfia da merenda escolar.
 
Batata quente. O povo quer saber? Afinal, Luisinho Domingues é assessor da ONG Bola pra Frente, da Karina Rodrigues, do Ministério do Esporte, do PC do B ou de tudo junto? Segundo informações, ele continua atuando no grupo como consultor.
 
Luizinho está tranquilo. Convidado para dar uma entrevista à TV PCI, Luiz Domingues, aceitou de pronto, e falará, abertamente, sobre qualquer assunto. Inclusive, sobre o escândalo envolvendo o partido dele. A entrevista está confirmada, entrará no ar, quinta-feira, em horário a ser definido. Vale a pena esperar.
 
Será que vai pegar. A dúvida na cidade é se por aqui também há irregularidades no Projeto Segundo Tempo com a ONG Bola pra Frente da ex-jogadora Karina. Será que Itapira ficou fora do furacão? Segundo a reportagem do Fantástico, da Rede Globo, da Revista Veja e de todos os grandes jornais, é uma verdadeira fonte de corrupção?
 
Desta vez, Toninho agiu rápido. Em nota oficial, a administração informou que não se pronunciará em relação ao noticiário, pois ele não foca a relação entre o município e a ONG, mas entre a ONG e o Ministério do Esporte. Disse, também, que até o presente momento nenhum comunicado do Ministério foi recebido.
 
Por via das dúvidas. Teve gente que correu ao supermercado, comprou 14 maços de velas, ascendeu metade para São Expedito e a outra metade para Santa Edwiges. Como todo bom devoto, fez tudo em silêncio sepulcral.  
 
Enigma. Um correligionário e amigo chegou a Barros Munhoz, domingo, e disse para que todos pudessem ouvir. Você, Barros Munhoz, pode freqüentar todos os ambientes sem nenhuma preocupação. Não precisa esconder de ninguém os lugares que freqüenta e muito menos as pessoas com quem convive. Diferentemente de outros que costumam esconder os ambientes por onde andam e muito mais as companhias com que convive nesses lugares. Como o deputado não entendeu a enigmática mensagem, o correligionário observou: “nem precisa, mas tem gente que entende, muito bem.”   
 
Vladen na TV PCI. Outra entrevista imperdível será a do Secretário de Saúde, Vladen Vieira.  Para ele não existe assunto tabu, aquele que não pode ser falado. Ele vai responder a todas as perguntas que serão formuladas. É assim que o poder público deve se relacionar com a imprensa. Valerá a pena assistir.
 
Prezados Internautas
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
Nino Marcati, da Redação do PCI
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

465 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções