Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Setembro de 2024
Notícia
30/10/2011 | DROPES: 61º capítulo
Antes de começar, Sanepav mostra os dentes. O contrato prevê que a coleta seletiva deve iniciar com duas equipes, duas vezes por semana, conforme esclarecido aos membros do Condema na famigerada reunião em que a imprensa foi impedida de acompanhar. A Sanepav está dizendo, agora, no silêncio dos inocentes, que quer fazer a coleta seletiva só uma vez por semana. Frequência que inviabilizará o trabalho da Ascorsi e, fatalmente, prejudicará o desenvolvimento do hábito na população. De novo, o retrocesso.
 
Foi combinado, também... Os representantes do Condema acertaram com o Secretario de Recursos Materiais, Sr. Tiago Kleinfelder, e com o Secretário de Negócios Jurídicos e Cidadania, Mario da Fonseca, que a coleta seletiva deveria ser ampliada até atingir toda a cidade, além de disponibilizar uma verba, junto à Sanepav, para o trabalho de Educação Ambiental. As propostas foram aceitas. Os recursos seriam retirados dos 25% reservados para as eventuais acomodações contratuais.
 
Bingo! Esperemos que não. Talvez tenhamos nos próximos dias as explicações convincentes sobre os motivos que levaram os secretários, em nome do prefeito Toninho Bellini, a impedir a presença da imprensa na tal reunião. Basta negarem o que foi combinado. Só que nesse caso, a cobra vai fumar até poluir todos os gabinetes envolvidos.   
 
Esclarecidos os risos solitários. No Dropes anterior saiu a nota de que Manoel Marques foi visto rindo sozinho, dentro do carro, após os desfortúnios dos adversários amigos. Não é nada disso, Manoel estava apenas exercitando os músculos faciais para encarar as próximas eleições. Ele tem informações de que o sorriso de Toninho Bellini garantiu um bom naco de votos. Vai sorrir para Deus e todo mundo. Só vai fechar e descansar a cara, quando estiver dentro da casa dele.
 
Elástico, tô fora! Para os íntimos, Manoel teria declarado que ele quer sorrir com naturalidade, sem parecer falso. Ele não quer passar a impressão de que tem um elástico abrindo-lhe a boca e, muito menos, a sensação de que tem uma super dentadura esbranquiçada sobrepondo os dentes. Quer mostrar que ele, é ele mesmo.
 
Onde fui amarrar a minha égua? Com essas palavras um petista de carteirinha desabafou ao saber sobre o acordo: Mino/Sonia. Segundo esse desconsolado militante, Sonia teria acertado com Mino Nicolai uma vaga na chapa majoritária em troca da legenda para vereador. Há quem diga que ela seria o cabeça de chapa e o vice viria do PCdoB. O desconsolo é por conta dos candidatos que sonhavam com a dita vaga.
 
Tem fundamento? Verdadeira ou não essa história, é fato que a vereadora Sonia Santos, nos últimos meses, está mudada em relação ao prefeito Toninho Bellini e virou as cinco metralhadoras contra o deputado Barros Munhoz. E a vereadora sempre que pode chama para si o signo da coerência   
 
Danilo Ventura, presidente do Partido Social Liberal, é ligado a Manoel Marques. Sua função é operacionalizar a estrutura partidária que dará apoio ao presidente da câmara na sua pretensão de ser candidato a prefeito. Ficaram a cargo dele as novas filiações e os cuidados com os partidos aliados. Bem informado do processo burocrático eleitoral, foi acionado para dar uma mão ao PDT.
 
É o tal negócio... Segundo Danilo, Cristina Gomes estava perdida com a documentação e organização burocrática e pediu socorro. Não fosse ele colocar ordem na casa, o PDT estaria totalmente fora da disputa eleitoral, no ano que vem. “Fui lá, ajudei, deixei tudo em ordem, agora vão dizer que fiz por má fé? Eu só organizei o que precisava ser organizado. Mais nada!”
 
E a dupla filiação? Danilo garantiu que da parte do PV. Alberto Mendes não enfrentará problemas. Mas alertou, se ele não cumpriu com a parte que lhe cabia, que era o de comunicar sua saída à Justiça Eleitoral, aí o caso vai ser decidido pela Juíza. E se prevalecer a lei, Alberto está fora da eleição. É um fato irreversível.
 
Brecha. Danilo acredita, no entanto, que a Juíza poderá encontrar uma brecha e garantir a filiação de Alberto ao PDT. Decisão que poderia gerar contestação e recurso superior, caso isso acontecesse. Itapira contabilizou 140 casos de duplicidade. É provável que todos os partidos tenham, pelo menos, uma situação parecida. É aquela história, quando todo mundo tem o rabo preso...
 
2008, nada. Alberto declarou em entrevista à TV PCI que pediu desligamento do PV em fevereiro de 2008. Pela legislação, além de comunicar ao presidente do PV, Alberto deveria ter notificado a justiça eleitoral. Pelo visto, esse segundo passo não foi dado. Tanto é que, entre maio e junho daquele ano, Alberto ao ser convidado para ser candidato a vereador por Manoel Marques respondeu-lhe que não era mais filiado ao PV. Manoel explicou que ele continuava na lista, logo poderia ser candidato, sim. Alberto não aceitou, mas deveria ter corrido atrás para ver o que estava acontecendo.
 
2009, sim. O fato é que o nome de Alberto só saiu da lista de filiados em 2009. Lista essa, que Manoel Marques promete apresentar na próxima sessão, terça, 1º, durante o pequeno expediente.    
   
Quem é candidato, sempre alerta. A legislação sobre filiação partidária está associada ao conceito de fidelidade partidária e a liberdade cidadã. A justiça eleitoral quer ficar totalmente fora das questões internas dos partidos, mas deve proteger os direitos individuais. Montou um sistema informatizado, que utiliza a internet, que dá ao presidente do partido uma ferramenta de facilidade e controle. Mas é unanime que tal sistema, não funciona a contento. Logo, para garantir procedimentos e garantir direitos, prevalece a lei.  
 
E a lei é clara. Constatada a dupla filiação partidária, por falta de oportuna comunicação do desligamento da agremiação partidária, impõe-se o indeferimento do registro de candidatura. A comunicação obrigatória ao cartório eleitoral da parte do filiado interessado é a garantia para evitar que os partidos lancem mão de procedimentos prejudiciais a este ou aquele filiado ou ex-filiado. Portanto, não procede a denuncia que Alberto tem lançado contra o PV.
 
E a assessoria jurídica do PDT? É estranho que até esse momento o PDT não tenha se manifestado oficialmente a respeito, nem o diretório local, nem o estadual. Apenas o pré-candidato do PDT está dando a cara para bater. Os partidos recebem mastigados todos os procedimentos eleitorais. Faltou, por exemplo, verificar antes de o prazo expirar a situação partidária de Mendes. Na dúvida, uma medida preventiva poderia ter sido implantada. Faltou orientação partidária.
 
Onde pode ter o dedo do Mané! Como ele estava ajudando os partidos amigos no processo de organização, cabia-lhe o dever de orientar o PDT nos procedimentos de filiação, principalmente em relação aos possíveis candidatos. Mas há de se questionar essa obrigação, diante da possibilidade do PDT caminhar apartado do protetor. Nesse caso, o partido deveria se virar sozinho. Ou não?
 
A refundação do PSOL I – Informações extra-oficiais dão conta de que Luis Carlos Pedroso teve tripla filiação partidária. Fato que coloca o tradicional socialista itapirense fora das eleições do ano que vem.
 
A refundação do PSOL II – Não bastasse a situação do Pedroso, cinco professores bem cotados para disputar a vereança, por desconhecimento do sistema de filiação por internet, encaminharam suas fichas, via sedex, para São Paulo. Mas a greve dos camaradas dos Correios as filiações ocorreram fora do prazo. Conclusão: dificilmente a situação será revertida.
 
A música acabou, mas dança ainda não. Segundo a assessoria do deputado Barros Munhoz, figurões dos partidos, principalmente os nanicos, continuam procurando Barros Munhoz para conversas eleitorais. Eles querem a benção do presidente. Isso pode significar que nem tudo está totalmente garantido, como muitos pensam. 
 
Ele é assim com o governador. Sandro Pio, provável pré-candidato oposicionista, segundo os apostadores de plantão, entrou em contato com a redação do PCI informando que a nota que noticiava desentendimento entre Barros Munhoz e o governador Geraldo Alckmin não tem nenhum embasamento real. É fruto do desejo dos inimigos de Munhoz que querem espalhar uma animosidade política que não existe.
 
E a fumaça? Ao ser questionado de que tais desentendimentos são costumeiramente explorados pela imprensa paulista, Sandro foi incisivo: “vocês acham que é só Itapira que gostaria de ver o governador do estado e o presidente da assembléia legislativa em pé de guerra? E a questão nacional? Tem gente que pensa que a briga dos dois poderia influir nas eleições de 2014. Recomendo que todos esperem sentados”
 
Sandro vai provar. E concluiu: “Os dois estão afinadíssimos. Munhoz está entre os peessedebistas bem quistos entre serristas, alckmistas e aceistas. Pouquíssimos nomes gozam dessa condição peculiar. O governador conversa quase todos os dias com o presidente. A maioria dos deputados busca a intercessão de Munhoz, para chegar ao governador. Vou entupir o Dropes de informações que comprovam o que eu falei. Quero ver vocês publicarem?”      
 
Dropes responde. Pode mandar Sandro. Publicaremos. O Dropes é democrático. Aqui, quando alguém é citado, o espaço é garantido, sem qualquer tipo de petição. Basta a manifestação. O Dropes não se declara porta-voz da verdade, pois entende que cada um tem a sua. Mas se orgulha em ser porta-voz da democracia.
 
Alberto na TV PCI. Entrevistas da TV PCI vêm escancarando os pensamentos e os conteúdos dos nossos políticos. Alberto abriu o coração na semana passada sobre a dupla filiação. Muitos acessos e comentários. Um deles: “sem dúvida é o melhor para Itapira, e não é de hoje. Está na hora do povo itapirense dar esta chance a Alberto, pois tenho certeza de que irá ser um excelente prefeito.” Com se vê, torcida o homem, tem!
 
Foi constrangedor. No churrasco de confraternização do Servidor Público Municipal realizado no Almoxarifado da Prefeitura, após rasgados elogios a Toninho Bellini, Cristina Gomes, ao terminar o discurso, pediu uma salva de palmas ao prefeito. “Meia dúzia” atendeu ao apelo.
 
Ainda bem que falta pouco I. Nas mesas dos servidores era corriqueiro o seguinte comentário: "ainda bem que temos apenas mais um ano para aturar esse prefeito. Em 2013 voltará a estar aqui, conosco, o Totonho. Ele sim é gente como a gente. Bebe e come, conosco, de maneira natural, não de maneira falsa como Toninho Bellini."
 
Ainda bem que falta pouco II.Ao que tudo indica Toninho Bellini também não vê a hora desse governo (o dele) acabar. Quer voltar a andar pelas ruas sem ser importunado. Frequentar o clube. Jogar futebol sem medo de levar uma bela canelada raivosa. Desejo que ele não esconde nem do povo, principalmente quando é cobrado na rua.
 
Itapira globalizada. O Portal Cidade de Itapira é o porto seguro para muita gente, inclusive de outras cidades, outros estados, outros países. Todos os dias são recebidos emails buscando informações da cidade, dos negócios à busca de familiares. Sem falar que o PCI leva Itapira ao Itapirenses que estão espalhados pelo mundo.
 
Conheceu o PCI na Itália. Recentemente, um conhecido médico da cidade, que não conhecia o PCI, visitando uma itapirense na Itália ficou espantado com o grau de atualização das coisas da cidade, inclusive na política, que a amiga apresentava. Boquiaberto exclamou: “você sabe mais aqui, do que eu que estou sempre lá. Me conta o segredo!” E a jovem respondeu: “Simples. Portal Cidade de Itapira.” Percebendo que ele não conhecia, entrou na rede e mostrou. O doutor agora é assíduo freqüentador das humildes páginas do PCI.     
 
Hotel Fazenda. Um procura que se destaca é em relação ao falecido Hotel Fazenda. Léia, por exemplo, disse que tem telefonado para o Hotel Fazenda Esperança onde ela pretende se hospedar, mas não consegue contato. Perguntou se o hotel está desativado ou mudou os telefones? Nós respondemos e esclarecemos. Mas onde estará o telefone do Hotel.
 
Caso Creche. Recebemos comentários sobre a entrevista coletiva sobre a sindicância que apurou o caso do menino queimado: “gostei muito da entrevista... por isso antes de julgarem e condenarem alguém é preciso que se investigue. Essas meninas sofreram muito com os pré-julgamentos e acredito que jamais esquecerão o que passaram perante a sociedade!” É verdade. Mas é preciso lembrar que a suspeita nasceu na própria creche e o “julgamento e a condenação” floresceram diante do silêncio do poder público. Apesar do PCI não ter, em nenhum momento, feito qualquer comentário a respeito das servidoras, entendemos que esse negócio de jogar a culpa na imprensa é mais danoso do que os pré-julgamentos. A imprensa tem o dever de noticiar. 
 
Terça tem mais.
 
 

 

 

 

 

 

 

 

Prezados Internautas

Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
Nino Marcati, da Redação do PCI
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1619 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções