Carregando aguarde...
Itapira, 21 de Novembro de 2024
Notícia
04/11/2011 | DROPES: 63º capítulo

Aderbal, o novotempista. Aderbal era e continua sendo um fervoroso anti-totonhista. Envolveu-se, em novembro de 2004, num grave acidente. Ainda comemorava a vitória do Novo Tempo. Entrou em coma, só acordou em julho deste ano. Tentaram evitar, mas ele acabou vendo os jornais da cidade, quis conversar com os velhos amigos de política, não agüentou. Foi internado numa clínica especial para adaptação à realidade atual. O nome da clínica não foi divulgado. Desconfia-se que é num renomado hospital psiquiátrico.

Uma coisa nada tem a ver com outra, mas vale como enredo de comédia policial. Uma grande empresa da cidade, uma das maiores, alugou uma casa por três meses para alojar três temporários para a realização de serviços. A casa tinha acabado de ser desocupada por um funcionário de alto grau do Governo Federal. Não é que os inquilinos, além dos serviços contratados resolveram fazer um caixa extra e montaram um cassino? A polícia recebeu denúncia e acabou com a festa.

O raciocínio de Mino continua intrigando. O prefeito Toninho Bellini estará na Rádio Clube, nesta sexta-feira, e salvo mudança de última hora, deverá abordar o assunto creche. Depois que a sindicância apurou que a criança não tinha sido queimada na creche, baseada em laudos periciais, Mino discursou terça-feira dizendo que a criança estava bem na parte da manhã e o problema apareceu à tarde, com outras duas servidoras. Da forma como ele levantou a suspeita, alguém poderia ter provocado a situação para jogar a culpa na administração ou nas duas servidoras da manhã.    

Ele disse, entre outras coisas: O que aconteceu é um mistério. Essa criança chegou na creche, lá ela ficou até a troca de turno das professoras...  Olha o que um ser humano é capaz de fazer. Só depois essa criança foi para o lugar dela... dormindo, ainda. À tarde as outras professoras que vieram, é que viram a criança queimada. Aí começou o bafafá. (...) Quero que tudo seja apurado. A polícia está no caso, o Ministério Público (...). Essa história vai ser para Itapira uma surpresa. Eu espero que não pare as investigações. E espero que a coisa não seja muito mais grave do que tá parecendo... Pois isso aí, lá no fundo tá cheirando uma conotação política monstruosa, que induziu esses pais a levar a criança na creche para prejudicar a atual administração.
 
Mino não acusou ninguém. Muito pelo contrário, isentou as servidoras, deu a entender que os pais foram induzidos a denunciar a creche, supondo, portanto, que os pais são inocentes também. Então, vem a pergunta, quem teria queimado a criança? Ouvindo com atenção a fala do vereador, ele insinua que os adversários políticos da administração atual poderiam ter cometido essa atrocidade ou a teriam usado em benefício dos seus projetos políticos condenáveis. É provável que Toninho Bellini tente, no programa, desconstruir o discurso do irmão, que colocou lenha na fogueira que estava em brasa. É só um palpite.
 
Bem que o Betuska alertou: mas Mino, quem está expondo essas professoras e a criança são vocês. O tempo todo vocês falam sobre isso. Dão a entender que foi a imprensa que gerou todo o problema. Não seria melhor aguardar a apuração da polícia e do Ministério Público para vocês se manifestarem?
 
Mas numa coisa Mino tem que ser apoiado. É a investigação, doa a quem doer. É exigir, como ele pretende fazer, a participação do Ministério Público. O resultado pode até não livrar a criança do trauma que sofreu e nem corrigir as eventuais injustiças cometidas contra as servidoras inocentes. Mas mostrará que a impunidade não rondará o serviço público. E, certamente, provará que o melhor caminho é a transparência e a iniciativa imediata do prefeito em apurar as eventuais falhas da administração, quando elas derem sinal de vida.   
 
Ainda arde. Conforme o relato exclusivo, publicado no Dropes 62, sobre o itapirense que levou uma invertida em Frankfurt, na Alemanha, ao tentar denegrir a imagem do Deputado Barros Munhoz. Acredita-se que ainda arde, nesse cidadão, a célebre frase proferida por Totonho na entrada do Itapirão, ao final das apurações da eleição de 1996.
 
Histórica, grossa e apimentada. A frase ecoou pela cidade inteira e ficou gravada nos ANAIS da história política de Itapira. Pelo que tudo indica, de forma literal, também está na memória do ilustre itapirense para o qual ela foi dirigida com todas as letras. Que força teve essa tal frase para durar tanto tempo?
 
Alberto Mendes. Desinformado? Manoel Marques anda dizendo para todo mundo ouvir que tem provas de que Alberto Mendes não conhece nada da Lei Eleitoral, pois deveria ter se informado melhor e efetuar a comunicação ao Cartório Eleitoral da sua desfiliação ao PV, mais o destino do documento acabou sendo a gaveta. Quando viu, era tarde. Estão dizendo que Deus tarda, mas não falha.
 
Mané seria o traidor? A vereadora Sônia dos Santos na última sessão da câmara disse que pode provar o que quiser, pois quem saiu mesmo deste imbróglio todo como traidor do grupo foi Marques. A vereadora lembrou ainda que em 2004 os dois estavam na mesma canoa e mais, remando na mesma direção.
 
O povo está concordando. Não é só Sônia Santos que vem intitulando Manoel Marques como o traidor do grupo na questão da desfiliação de Mendes. O povo de Itapira também já opina na mesma linha da vereadora. E pergunta: cadê o companheirismo de Manoel Marques para com o grupo? A coisa não está cheirando bem e pode piorar.
 
Tempo: o senhor da razão. Que grupo é esse que se mostrou empenhado na disputa de 2004. Sentavam-se à mesma mesa, lado a lado, ficando horas e horas a fio, debruçados nas estratégias de campanha para vencer as eleições. Eles só falavam uma língua: a união do grupo! Agora o que assistimos, nitidamente, é o esfacelamento de um grupo que já existiu e não existe mais. Cada um por si. E Deus pra ninguém. Também, pulou fora.
 
Barrado no bar. Em recente inauguração de um bar da cidade, muitos desavisados tentaram penetrar a festa. Mas, o que chamou a atenção de todo mundo foi a presença pomposa de um nobre vereador, não convidado. Antes de entrar no estabelecimento, na calçada, distribuía sorrisos, abraços e beijinhos melados. Na entrada, ao solicitarem a apresentação do convite, com cara de cachorro que fez pum na missa, atendeu o celular e saiu pela direita.
 
Quem é o Mané na história? Em um estabelecimento comercial do centro da cidade, de grande movimentação, um funcionário questionou um cidadão: eu gostaria de saber que é o mais MANÉ dessa história da desfiliação, o “Marques” ou o “Alberto”? Outro, lá do fundo gritou: o senhor quer a ajuda dos universitários ou pula fora?
 
O dropes 62 perguntou: O PCdoB de Itapira periga, por conta da saída de Orlando Silva do Ministério do Esporte. Mais do que depressa, Luizinho Pasté encaminhou informação de que Aldo Rebelo, o novo Ministro do Esporte, é amigo velhode guerra dos camaradas itapirenses. “Saiu o Orlando, entrou Aldo. O PCdoB de Itapira continuará prestigiado. Podem esperar!”
 
Aliás, foi graças às intervenções iniciadas por Aldo e pelo PCdoB que Itapira conseguiu um salão de 380m2 ao lado do Itapirão, permitiu a reforma dos pisos das quadras e os dos refletores dos campos, conquistou a pista de bicicross, as canchas de bochas sintéticas, a quadra de tênis, e, principalmente, o Projeto Segundo Tempo, para não alongar a lista. Luizinho pergunta: qual partido trouxe mais para Itapira sem ter nenhum representante em Brasília ou em São Paulo? Consegui tudo com as minhas amizades no segmento esportivo.”
 
Inesquecível. A maioria das emendas parlamentares de deputados que Pasté nem conhecia, tinha o dedo do Aldo. A arquibancada foi conseguida pelo prefeito, direto com o Orlando, mas teve o apoio do PCdoB nacional. Aldo apoiou.
 
Boicote em cima de boicote. Ao ser questionado sobre a divulgação dessas conquistas, junto à população, pelo PCdoB de Itapira, Luizinho deu uma direta: “muita gente sabia, mas algumas pessoas não queriam que o partido aparecesse. Inauguravam sem pompas, não divulgavam, tinham medo de que surgisse uma liderança política através do esporte. E concluiu: “a maioria dos recursos, consegui antes de entrar para o PCdoB, é mole?”
 
Finalizando. Luiz Domingues tem certeza de que Itapira continuará ganhando com o PCdoB, independentemente das eleições e dos resultados. A Executiva Municipal do PCdoB possui estrito relacionamento com todo o staff do atual Ministro, principalmente, com a presidente da sigla estadual, Nádia Campeão, fortíssima candidata a ocupar o cargo de secretária executiva do Ministério.
 
Mané não! Saiu no Dropes 62 que o novo jornal, em circulação, poderia ser de Manoel Marques e que ele teria tentado comprar um dos jornais do município. Quanto ao novo jornal, o proprietário continua sendo um mistério e pode ser que ele não tenha nada a ver com política. Mas quanto à tentativa de comprar o jornal, que pelas evidências, o palpite recaiu sobre “A Cidade”, esta redação procurou Beto Coloço que garantiu: Manoel Marques nunca nos procurou com interesse de compra.
 
Mas teve outros interessados. O primeiro foi o Beto Trevelim que teria feito uma oferta antes de assumir o jornal “Impacto” de Mogi Mirim. Outro, segundo Coloço, teria sido um integrante do grupo de Barros Munhoz, dizendo que o deputado teria interesse na compra daquele jornal. Mas o assunto não prosperou e Beto agradece por isso: “manteremos a nossa linha de independência e imparcialidade”.
 
Totonho não teve nada a ver com isso. Como a nota que falou que Manoel Marques tinha manifestado interesse em comprar o jornal “A Cidade” veio de um oposicionista, a Redação do Dropes encaminhou-lhe um email comentando a resposta de Coloço. A resposta não tardou: “de fato dois integrantes do grupo tinham a intenção em adquirir um órgão de imprensa na cidade, “A Cidade” era a preferida, mas quando a notícia chegou ao deputado, ele imediatamente demoveu a idéia da cabeça dos companheiros”.   
 
O argumento usado. Numa reunião com esses dois integrantes, na qual o informante participou, Munhoz teria dito mais ou menos assim: “Tudo o que os meus amigos compram na cidade, os meus adversários dizem que foi o Totonho que comprou e os chamam de testas de ferro. Eu não gosto disso, mas o que eu posso fazer? Não tenho impedir o progresso dos meus amigos, mas, por favor, deixem a imprensa de Itapira em paz. Não quero nunca mais ouvir essa história de que eu controlo a imprensa. É melhor assim.”
 
Comprou até o Beto Trevelim. E o informante, animado, continuou. E agora estão falando que o deputado comprou o silêncio do Beto Trevelim. Nós morremos de rir. Até onde vai esse povo, a gente não sabe. Ao ser questionado que o jornal A Tribuna diminuiu as críticas contra Munhoz, ele respondeu, por telefone: “a Tribuna, sempre que pode, cutuca, mas há de se convir que as críticas estavam no campo da repetição. Será que não estavam cansando os leitores do jornal. E o Beto, pode ser teimoso, mas não é bobo. Porque ele continuaria metendo o pau, sistematicamente, no deputado que conquistou 75% dos votos? Agora, espera qualquer deslize de Munhoz na ALESP ou em qualquer outro lugar para você ver o que vai acontecer?“
 
E o apoio ao Sandro? Até agora Beto manifestou apoio a Alberto Mendes. Ele não apoiará nenhum candidato de Toninho Bellini ou Manoel Marques. Caso Mendes naufrague, Beto ficaria de fora da campanha? Acho que isso só acontecerá se Munhoz se apresentar como candidato. Mas a única coisa que ele fez foi rejeitar a anuncio de Manoel e aceitar o do Sandro. Alguém acha que ele aceitaria de Munhoz? Nem em sonho!   E todo mundo sabe disso.
 
Munhoz na TVB. O deputado Barros Munhoz participa nesta sexta-feira, dia 4, a partir das 14h, pela Record Campinas do Programa “Notícias em Debate” comandado pelo experiente jornalista Helton Pimenta. Assuntos como: política, segurança, saúde, educação e temas de utilidade pública fazem parte do debate. O programa será ao vivo.
Domingo tem mais.
 
Prezados Internautas
 
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
 
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
 
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
 
Nino Marcati, da Redação do PCI
 
 
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2251 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções