Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
11/11/2011 | DROPES: 66º capítulo


O nosso PIB per capita tá lá em cima! Governistas não gostaram, nem um pouco, dos comentários de alguns comerciantes, publicados no último dropes. Acharam que esses vira-casacas forçaram a barra na tentativa de colocar Itapira como uma cidade de baixo poder aquisitivo. “Nosso PIB per capita é maior que o de Mogi-Guaçu”, bradou, um deles, orgulhoso.

 
É verdade! O PIB per capita itapirense (IBGE 2008), coloca Itapira à frente de Mogi-Guaçu. R$ 19 985,01 contra R$ 17 215,14. O Dropes apresentou essa informação a um dos comerciantes falastrões e recebeu a seguinte resposta: “então pergunta para os representantes comerciais, aqueles que abastecem as nossas lojas, qual é a cidade da região que compra menos deles. Eu pergunto isso a todos. Eles falam que o volume de vendas em Itapira, aumenta menos que o dos nossos vizinhos. Eu não quero saber de PIB, eu quero real na minha gaveta.”
 
Tá vendo, ele tá assim com o homem! No Palácio dos Bandeirantes, durante assinatura de convênios na tarde de quarta-feira, o governador Geraldo Alckmin em seu discurso elogiou a atuação do deputado Barros Munhoz. Alckmin fez questão de frisar que é "muito bom ter um ex-prefeito como Munhoz na presidência da Assembléia".
 
O Neymar da política. Mas o que rendeu bons aplausos das dezenas de prefeitos presentes no evento foi o discurso de Munhoz. Conhecido por sua ótima oratória, na quarta-feira, ele impressionou. O comentário gerado na platéia era de que Munhoz é igual massa de pão: quanto mais bate, mais cresce.
 
Acorda moço! O Dropes noticiou que a pessoa escalada para ouvir o programa do prefeito na Rádio Clube, sexta-feira passada, teria dormido três vezes durante o tempo do programa. Se essa informação era verdadeira ou não, ninguém confirmou, mas dizem que quarta-feira, logo de manhã, foi aquele sururu danado para saber quem era o dorminhoco escalado. Uma piada correu o paço: para não correr risco, da próxima vez, será usado um relógio de ponto para ser acionado a cada cinco minutos.
 
Devagar, devagarzinho. Manoel Marques está montando a sua cama eleitoral. Está tranquilo com o PV, tem o PSL e o PTdoB, por enquanto. Nesta semana foi a vez do PTN manifestar apoio ao pré-candidato pevista.  O mais interessante, nessa história, é a presença do Antonio Pedro (primo) e dos dois irmãos do vereador Antonio Orcini. Tem gente que não entende mais nada. Será que o caminho do PDT, caso Alberto Mendes não consiga reverter a dupla filiação, será Manoel Marques?
 
Mané não dorme no ponto, não. Manoel Marques orgulha-se ao dizer que ele é o pré-candidato que reúne a melhor estrutura para pavimentar qualquer candidatura. Para tirar o lugar dele precisa ser muito bom. E ele não se faz de rogado: “e tem alguém melhor do que eu?”
 
Parece mentira. Mas não é!  Uma mulher estacionou o carro no centro da cidade, dentro dos setores de estacionamento rotativo, a famosa Zona Azul, e ao perguntar ao agente de trânsito sobre o que ela deveria fazer para comprar o cartão, teve a seguinte resposta: “eu não sei! Não cuidamos disso, não!”
 
Ranking do Dropes. Desde o capítulo 60 o Dropes está contabilizando o teor de democracia incrustado nos políticos itapirenses. Ainda é cedo para qualquer avaliação, pois, nesses casos, requer-se tempo para a maturação. Por isso é que o primeiro corte sairá só no final de dezembro. Mas se prevalecer os destaques atuais, o povo de Itapira ficará boquiaberto.
 
E não é que acertaram. Dois maníacos do Dropes consideraram os critérios anunciados e estão fazendo uma contagem paralela. E só para provocar a Redação, encaminharam email com a pontuação. Chegaram muito perto. Querem a divulgação. Nananinanão.  
 
Nem tudo o que tem na água pode ser tratado. Tatão e Odete em entrevista à TVPCI que irá ao ar nesta sexta-feira fizeram um diagnóstico da situação do nosso Ribeirão da Penha. Tem gente que vai ouvir o programa e ficará extremamente impressionada.
 
A santidade da Sanepav durou pouco.  Depois de voltar atrás no acordo com representantes do Condema, a prefeitura em reunião com o pessoal da Coleta Seletiva anunciou mil maravilhas. Mas, eis que de repente não era nada daquilo. Outra reunião marcada para esta sexta-feira deveria acertar todos os detalhes com a referida comissão. Havia a promessa de que nada seria feito antes dessa reunião.
 
Sem mais, nem menos, a Sanepav alterou o sistema de coleta seletiva, deixou mais de duas toneladas sem ser coletada, sem avisar ninguém, ficando os associados da Ascorsi, sem trabalho, reduzindo o faturamento. A estratégia é velha e clara. Tentar inviabilizar o trabalho de inclusão social. O que é essa vida. Depois o prefeito acha que o Dropes pega demais no pé dele.
 
Glauco na TV PCI. Nesta sexta-feira, Glauco Lauri será o entrevistado do programa Conversa de Gente Grande. Um programa para ser visto e revisto. Mas o que mais chamou atenção é a falta de sensibilidade, revelada por ele, da sociedade itapirense como um todo. Calçadas esburacadas, cheias de rampas e degraus, sem falar nas lojas que usam o espaço público para expor seus produtos ou consertar motos, exigindo dele e de qualquer pessoa o desvio para a rua, correndo o risco de atropelamento.
 
Glauco esclarece que esse comportamento não é exclusivo do povo itapirense, mas de todo Brasil. Mas que ele espera que Itapira dê o exemplo e cuide melhor das pessoas deficientes ou com dificuldade de locomoção. Mas para Glauco o que falta é fiscalização.
 
O cruzamento perigoso. Os comerciantes da Avenida Siqueira Campos não se conformam com a visita de Euclides Orlandeli, em nome do prefeito Toninho Bellini, para informar que o assunto só será tratado com seriedade, no ano que vem. Quantos mais precisarão se acidentar gravemente para que o poder público tome uma decisão?
 
Sugestão do Dropes. Na continuação da Avenida Siqueira Campos, na Avenida Paolleti, tem um semáforo que serve para controlar o trânsito de quem desce pela Joaquim Nabuco.  Considerando o volume de tráfego dos dois cruzamentos e quantidade de ruas e mãos de direção envolvidas, que tal, pela falta de recursos, transferir, momentaneamente, o semáforo de lugar? Talvez, com a contenção intermitente do fluxo três quadras antes nem haverá a necessidade da reinstalação. Mas pode atrapalhar o tempo dos moradores do prédio e do condomínio.
 
Avenida Brasil com uma travessa ligando com a Avenida dos Italianos e a recente instalação de uma igreja, que já se apresentava perigosa, agora é questão de sorte passar por ela, à pé ou motorizado, sem sofrer nenhum arranhão. Abaixo assinados foram encaminhados ao departamento de trânsito, vereadores foram acuados e nenhuma solução concreta foi tomada. Tem gente achando que na ocorrência de um acidente, a culpa será jogada no ex-prefeito por ele ter conseguido verba para deixar a avenida um tapete.        
 
Domingo tem mais.
 

 
 
Prezados Internautas

 
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
 
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
 
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
 
Nino Marcati, da Redação do PCI
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

899 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções