Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
15/11/2011 | DROPES: 68º capítulo

 

Uma questão de preferência. Muitos governantes se orgulham e soltam por todas as ventas que realizou quatro anos em um. Juscelino Kubitschek queria realizar cinquenta em cinco. Outros, mais modestos, ficam com um em quatro.  
 
Os ouvidos das paredes. Um grupo de pensadores governistas reunido recentemente traçou algumas diretrizes para as próximas eleições municipais, segundo um influente participante e colaborador novotempista. Tais reuniões, no entanto, não receberam confirmação de outros supostos integrantes que mantém acesso à rede informativa do Dropes. Um foi sincero e disse: “nem tudo nessa vida, a gente pode detalhar. A briga é feia.”
  
Caixa tem. O primeiro ponto concordante desse grupo dirigiu-se ao ano que vem. Querem que o município se transforme num grande canteiro de obras. Além dos trabalhos de recuperação das vias públicas, obras surpresas estão planejadas. Os recursos, mais do que reservados, acumulam-se desde o ano passado o caixa. Vislumbram o orçamento 2012 livre e desimpedido. A idéia é quebrar as possíveis críticas de apatia e falta de iniciativa do atual governo.
 
Diferenciais. Dentro desse espírito, o serviço de coleta de lixo, limpeza pública, merenda escolar, esportes, educação serão priorizados para estabelecer as diferenças com o governo de Barros Munhoz.
 
O SAAE é nosso! Outro ponto que deverá ganhar destaque, logo no início do ano, será a autarquia que cuida da nossa santa água de cada dia. A idéia é produzir fatos novos e chamar ao palanque o velho assunto: a concessão onerosa à SABESP. Aliás, entre os apoiadores do lançamento de Dado Boretti figura a estratégia de recuperar uma das grandes bandeiras da campanha de 2004.
 
Acredita-se que surpresas desagradáveis, no campo judiciário, poderá brotar durante a campanha contra a administração Toninho Bellini. Caso o estrago ameace os planos eleitorais, não estará descartado o total isolamento do prefeito do palanque, preservando-se, no entanto, algumas secretarias que seriam as responsáveis pela parte boa da administração.
 
Engasgados. O assunto que vem incomodando os estrategistas palacianos é o desgaste que o PCdoB vem sofrendo diante do afastamento do ex-ministro Orlando Silva, a denúncia de favorecimentos e cancelamento de alguns projetos de ONGs ligadas ao partido.
 
Sinal de perigo. É grande a chance de cancelamento do convenio com a ONG “Bola pra Frente” encabeçada pela ex-jogadora e vereadora do PCdoB em Jaguariúna, que mantém um projeto em andamento em nossa cidade.  O novo ministro Aldo Rebelo anunciou que 50 convênios devem ser cancelados. A não indicação de Nádia Campeão para a secretaria executiva do Ministério, como se esperava, acendeu a luz vermelha.
 
Justiça seja feita. O eventual cancelamento do convênio com a ONG de Karina não deve envolver Itapira no imbróglio.  Por aqui, até prova em contrário tudo transcorreu conforme a receita do projeto. Será um baque muito grande para o trabalho educacional que vinha sendo realizado. O que fazer com as quase duas mil crianças envolvidas no programa?
 
Mudança de rumo. Com ou sem cancelamento do projeto, tem sido avaliado que a candidatura a prefeito oriunda do PCdoB, caso fosse apoiada pelos governistas, poderia trazer dificuldades eleitorais, principalmente, se aparecerem mais novidades. Tem gente que continua cavoucando. Logo, para algumas pessoas que pensam assim, Dado Boretti, no máximo candidato a vice.
 
Ai tem! Pode parecer estranho, mas tem gente mais preocupada como as denuncias que estão envolvendo o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, do PDT, do que com a possibilidade de Alberto Mendes não conseguir reverter na justiça a dupla filiação. Explica-se: pouca gente do governo acreditava que Mendes levaria a candidatura até o fim, seja por vontade própria, seja pela vontade dos filiados. Mas o envolvimento do PDT em irregularidades fura planos de muita gente.
 
O feitiço virou? A preocupação não é sem motivo. A estrutura partidária que está atrás dos candidatos, municipal, estadual ou federal pesa na decisão do eleitor. É clara a atenção à ética e à honestidade na gestão pública. Em 2012 seria dificílimo chamar a bandeira da lisura administrativa para o palanque, com partidos em suspeição.  
 
Como esse mundo gira! Quem pode sair por cima, nessa história, é o PT de Itapira, mostrando que Mino Nicolai não é bobo. Acertou no caminho escolhido. É forte a tendência em sair do PT o candidato a prefeito. E caso isso aconteça, Sonia Santos seria a candidata. Já tem gente apostando.
 
Em banho-maria... Enquanto os governistas discutem as melhores saídas, na tentativa de se manterem no poder municipal. A oposição encabeçada por Barros Munhoz parece não ter definido, ainda, o candidato a prefeito em 2011. Mas é bom lembrar que a frase “derrota em Itapira” foi banida do repertório de Barros Munhoz.  
 
Duas bandeiras configuradas. Parte dos oposicionistas e o próprio deputado Barros Munhoz apostam no nome de Sandro Pio. Sandro já mostrou que gostou da idéia. Tem aparecido mais nos jornais, mostrando a cara para o eleitor itapirense. Enquanto, os governistas pensam em Dado, como referência ao SAAE, o grupo apoiador de Sandro, o vê como síntese do aparelho perseguidor criado e desenvolvido pelo Novo Tempo.
 
Paga ou Sandro? Outra parte dos opositores aposta em José Natalino Paganini, o presidente da ACEI. Trata-se dos reprovadores, por questões pessoais, ao nome de Sandro Pio. Quando se pensava que a questão estava pacífica, uma turminha colocou as asas de fora. Será que Totonho Munhoz seria o único a unir o grupo?
 
Parece que não é. Dentre os que não querem ver Munhoz como candidato, dois grupos estão se digladiando. O mais forte é aquele que prefere ver Munhoz na Assembléia servindo de ponte entre o prefeito de Itapira e o governo do estado. Outro grupo, apesar dos 75% recebidos, acredita que Munhoz não seria o melhor nome para a disputa. Acredita na forte rejeição que ele possa ter.
  
Só o tempo dirá! Para quem era tido como homem que tirava o nome do colete e impunha ao grupo, goela abaixo, Munhoz está deixando a discussão rolar solta, chamando a atenção deste ou daquele, só de vez em quando. Ou era tudo mentira ou o deputado mudou o jeito de fazer política.
 
Nunca disse um não de verdade! Quando se presta atenção ao que o deputado Barros Munhoz coloca nas suas andanças locais e regionais, em nenhum momento ele negou, de forma enérgica, a sua candidatura a prefeito. Isso significa, que a qualquer momento, do primeiro semestre do ano que vem ele poderá apresentar novidades.
 
E o Sandro? Caso Munhoz decida disputar a eleição como candidato a prefeito, com toda certeza, o posto a vice, estará reservado a Pio, mantendo na pauta as perseguições de Toninho Bellini/Manoel Marques ao fiel escudeiro.
 
Quinta tem mais.
 
 

Prezados Internautas

 

Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
Nino Marcati, da Redação do PCI
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

717 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções