Itapira presente.
O sorteio dos grupos da nona edição da Copa das Confederações da FIFA foi realizado no Centro de Convenções do Anhembi em São Paulo e contou com a presença do presidente da Alesp, deputado Barros Munhoz.
Prestando atenção...
A Cosan está entre as maiores empresas do país. O berço é Piracicaba. Ela tem negócios nas áreas de energia, alimentos, logística, infraestrutura e gestão de propriedades agrícolas. No último exercício fiscal faturou R$ 24,1 bilhões, um crescimento 33,4% sobre o período anterior.
Ela não é fraca não...
Em 2008 a Consan já tinha adquirido todos os ativos da Esso no Brasil, entrando, assim, no mercado de distribuição e comercialização de combustíveis. Em 2010 foi a vez de assinar com a Shell a joint venture que deu origem à Raízen, que é hoje a maior produtora de etanol do Brasil.
Convidado especial.
No último final de semana a Raízen, no clima da F-1, ofereceu uma grande festa de confraternização. O presidente da Alesp, deputado Barros Munhoz, participou. Ele integrava a lista dos convidados especiais.
Cosan compra Comgás.
A Cosan, para completar o portfólio na área de energia e se consolidar em diversos segmentos adquiriu do Grupo BG Inglês 60,1% das ações da Comgás, por R$ 3,4 bilhões, passando a ser a maior acionista. Mas a aquisição dependia da aprovação do CADE e da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP).
CADE e ARSESP aprovam.
Em setembro o Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica aprovou por unanimidade, sem discussão, nem leitura de voto, por entender que a nova empresa não ofereceria maiores riscos de concentração de mercado. No dia 24 de outubro a ARSESP autorizou a transferência do controle da Comgas à Cosan.
Alckmin sacramenta.
Nesta quarta-feira, 28, no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin presidiu a cerimônia da assinatura de compra da maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil pela Cosan. Mais uma vez Barros Munhoz foi um dos convidados de honra.
Além da imaginação.
Não é difícil imaginar - diante de tanto reconhecimento e agilidade - que o deputado itapirense possa ter desempenhado um papel importante para que o processo de compra da Comgás pela Cosan transcorresse de forma tranquila e segura. Um relacionamento que poderá ser produtivo para as intenções desenvolvimentistas do futuro prefeito de Itapira.
Ninguém duvida: Munhoz é destemido.
O deputado Barros Munhoz, na palestra de abertura do Encontro dos Tucanos Eleitos, disse que todos deveriam se preparar para enfrentar "os maiores inimigos da política": "o Ministério Público e o Poder Judiciário. Eu não tenho medo de falar." E ele não tem mesmo. Munhoz está respondendo a processos, alguns em tramitação no TJ-SP, mesmo assim, não evitou o tema.
Nem o PSDB escapou.
Munhoz aproveitou o embalo e fez duras críticas ao seu partido PSDB e chamou a eleição municipal desse ano como a "eleição do novo" e que o PSDB vive um desgaste por estar há anos à frente do Estado. Terminou dizendo que, como estava entre tucanos, era hora de "lavar a roupa suja”.
Fala distorcida.
Neste sábado, Barros Munhoz afirmou que a intepretação foi totalmente distorcida: “nunca critiquei a Promotoria como instituição e nada falei sobre os juízes. Estava numa reunião fechada. Posso ter exagerado, no calor de uma fala... Posso até ter carregado demais.”
Sinceridade.
De qualquer maneira, a fala do deputado Barros Munhoz repercutiu no Brasil inteiro. Muitos comentaristas políticos destacaram a sinceridade do discurso e concluíram que para o PSDB foi uma cutucada dura, porém necessária. Munhoz, ontem, colocou os pingos nos “is” fazendo contatos direcionados.
Ciumeira brava.
A repercussão da fala de Munhoz mais uma vez revelou a importância dele no cenário político nacional. Nem mesmo a fala do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ou dos demais próceres peessedebistas mereceram destaque. Não é a toa que a ciumeira vem crescendo em relação ao presidente da Alesp. Mas como ele sempre diz: “essa é a vida que eu sempre quis!”
União por Itapira.
Nesta semana, no Palácio dos Bandeirantes, deve ter acontecido o último momento constrangedor envolvendo um prefeito de Itapira e o deputado da cidade. Na cerimônia que anunciou a instalação do Centro Dia do Idoso, Toninho Bellini de um lado, Munhoz do outro. A solicitação da instalação foi intermediada pelo deputado, mas assinatura deveria ser firmada pelo prefeito. A partir de janeiro, a história será outra. Advinha quem é que vai sair ganhando...
Desculpe, mas não Tim.
Claro que tem.
O prefeito, a um mês de entregar o cargo, firmou um novo contrato com a operadora Claro sem consultar o prefeito eleito sobre o sistema que desejaria implantar, quantas linhas seriam necessárias etc.. Para mostrar clareza nas intenções ou pelo menos boa educação uma conversinha não seria nada mal...
Por que trocaram de operadora?
A troca de sistema foi baseada em que critério? Seria mais barato? O alcance é maior? Quando decidiram pelo TIM havia tempo e interesse para avaliar. Será que agora todos os cuidados foram tomados?
Fiquem, vamos ver o que acontece.
Muitos comissionados são contratados sob a rubrica da confiança. Nada mais natural ver essas saindo com o prefeito, ao fim do mandato dele. Por tratar-se de uma situação totalmente constrangedora, ninguém gostaria de se apresentar ao prefeito eleito pela oposição e ouvir a famosa frase – está demitido!
Ideia de jerico.
Por razões inexplicáveis vários comissionados informaram que o próprio prefeito se reuniu com o grupo e pediu para que eles permanecessem em seus postos até a chegada do novo prefeito. Cabendo a ele o ônus da demissão. Mas pela disposição de alguns, corre-se o risco de dar muitos abandonos de emprego.
Sem subsídios.
Vários estudantes estão chateados com o tratamento dispensado a eles pela
Prefeitura. Até ontem nada de pagamento dos subsídios, sem qualquer informação prévia que os permitissem se prepararem para o problema.
Fim do mundo.
Para quem ainda não se preparou, o dia 21 de dezembro está marcado para mais um fim do mundo previsto a mais de dois mil anos. Quem estabelece essa data é o calendário Maia que diz que o juízo final acontecerá no último dia do 5º ciclo, ou seja, 21 de dezembro de 2012 (cada ciclo dura 5.125 anos). Nesse dia o sol se alinhará com o centro da galáxia, os polos se inverterão e um grande tsunami aniquilará a raça humana.
Itapira não vai ter a mesma sorte!
Numa conversa animada sobre assunto fim do mundo, na praça, um cidadão informou que Nasa havia desmentido, cientificamente, tanto o calendário Maia como todas as previsões catastróficas para esse dia. Outra pessoa escutou atenta e completou: “no resto eu não sei, mas aqui em Itapira, com essa administração, se a gente passar do dia 21 vai ser um milagre e tanto. Aqui vai ter tsunami.”
A ponte vai sair!
O futuro prefeito prometeu e conseguiu todo material necessário para construir a ponte do Rio Manso tanto cobrada pelo vereador Zé Branco. Na próxima terça-feira, o pessoal da prefeitura poderá colocar a mão na massa. Tem gente que não vê a hora de voltar a trabalhar...
Em cima da hora...
Na última quinta-feira, Paganini, Carlinhos e Joilson estiveram em São Paulo para o encontro dos prefeitos, vices e vereadores eleitos pelo PSDB e não perderam tempo. Aproveitaram a audiência que o secretário estadual da cultura tinha com Barros Munhoz e conversaram sobre as verbas estaduais para Itapira.
Nino Marcati, da Redação do PCI.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.