Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
13/04/2013 | Dropes nº 241

Fez doce. Questionado sobre a possibilidade de Carlão Jamarino deixar a câmara para assumir a Secretaria de Administração, Paganini não enrolou. Confessou que namora o palmeirense para o cargo bem antes da posse. A ida suprirá um setor da prefeitura que carece de especialista: o departamento de recursos humanos. Além disso, o nobre vereador atuará politicamente, pois habilidade não lhe falta.

Oitenta por vinte. Carlão Jamarino deverá estar no cargo no dia 1º de maio, Dia do Trabalho. Todas as possíveis rebarbas já foram aparadas. Luiz Machado, do PTC, que recebeu 679 votos é o suplente que entrará e manterá o índice de renovação da casa.

Quem será? Com a saída de Carlão dois cargos importantes ficarão vagos: o de secretário e da liderança de governo. Não há nada oficial, mas a tendência caminha para mudar o Dr. Mauricio para o lado direito do presidente e o Dr. Rafael, o líder.

Carlão igual ao Mané? Alguns opositores estão fustigando para que Carlão não mude de lugar. Dizem que o vereador está numa posição cômoda e que só vai arranjar sarna para se coçar com essa história. Um deles chegou a dizer que vai acontecer com Carlão o mesmo que aconteceu com o Mané. Vai ter que assumir o ônus do governo Paganini e se ferrar.

Nada disso. Um analista político ao tomar conhecimento dessa comparação comentou: “primeiro, o Carlão não é o Mané, ele é muito mais inteligente, provou isso na terra onde inteligência é essencial para sobreviver: na vida privada. Segundo e maior diferença, Paganini não é o Toninho Bellini. Além de conhecer o riscado não abrirá mão do papel que lhe foi designado pelas urnas.”

Fuxico... E teve um cidadão que chegou a interpretar o título da nota que comentava a mudança de endereço de Carlão no último Dropes “Outro Barcos?” como sendo um alerta dessa coluna de que essa transferência não seria nada boa para o vereador que hoje ocupa uma secretaria e a liderança de governo. E explicou, enquanto o Barcos que foi para o Grêmio e sumiu, Leandro veio para o Palmeiras e apareceu.

Pedavida. Esse cidadão deve ser palmeirense e talvez não tenha engolido a saída do grande e único astro que a equipe tinha. A redação do Dropes, que não é palmeirense, só usou o cara para brincar com o vereador que tinha ficado “pedavida” com a transação.

Opção. Ao tomar conhecimento dessa história, Carlão Jamarino soltou a sua indisfarçável e sonora gargalhada e comentou: “é claro que eu sei que ficar onde eu estou é muito melhor e muito mais cômodo, mas quando eu coloquei o meu nome e apoiei o meu candidato, o Paganini, não o fiz imaturamente. Quando se entra para a política e se quer fazer coisa boa, o “eu” tem que  ficar meio de lado. É o futuro de milhares de pessoas que está em jogo.”

Carlão disse ainda: “A minha transferência está em 99% de acontecer. Não é uma decisão que depende só de mim, mas acho que vai acontecer. Acredito em nosso projeto, sei que vamos fazer a melhor administração que essa cidade já viu.” E concluiu: “essa é uma boa hora para usar o velho ditado, quem entra na chuva não pode ter medo de água.”

É Campeão! Sobre a brincadeira com o Barcos, Jamarino disse que de fato a transferência o irritou bastante, mas hoje reconhece que foi a melhor (e única) solução para o Palmeiras ter um time. E, já se achando, depois de quinta-feira, completou: “nós vamos conquistar a Libertadores.”

Susto! Carlinhos Sartori foi homenageado de surpresa no Concerto Especial da Lira por ter criado o Dia da Banda Lira Itapirense. Sem ser avisado, quando seu nome foi mencionado, o presidente da Câmara não escondeu o susto. Não houve flores, nem cartão de prata, mas o vereador, sem sair do lugar,  agradeceu muito emocionado.

Doze deputados. Nesta semana, Paganini põe novamente o pé na estrada, ou melhor, a asa no ar. Nos dias 16 e 17 estará em Brasília para percorrer doze gabinetes de deputados federais. Na mala, pedidos de verba parlamentar para inúmeros projetos.

É a hora! Com a aprovação do orçamento da União, Paganini sabe que a hora é agora e não dá para ficar sentado no gabinete esperando que alguém ligue oferecendo verba. Tem que correr atrás. “É claro que isso dá muito trabalho. Não é montar um ofício de solicitação, tem que estudar as situações, os locais ou setores, fazer projetos, estabelecer prioridades etc. Mas a minha equipe está aí para trabalhar e está trabalhando!”, completou.

Investe SP. A agência governamental depois de declarar que nunca tinha sido procurada por Itapira para atrair empresas ou investimentos, já tem dito que só falta os itapirenses montarem um acampamento por lá. Mal chega de Brasília, na quinta Paganini estará em São Paulo em reunião com o administrador Luciano Santos Tavares de Almeida.

Nogueira de volta. Paganini não esconde que o grande sonho do seu governo é trazer a Nogueira de volta para Itapira. Mas a empresa, bem instalada, tem compromissos com São João da Boa Vista que não poderão ser debelados facilmente.

Antigo prédio da Teka. O prefeito anda incomodado com a inatividade do antigo prédio da Teka. "Não podemos permitir que 20 mil de área construída e 60 mil de terreno fiquem parados sem produzir, sem gerar empregos". O Mestre não adiantou, mas disse que está em cima do problema em busca de uma solução. Diz que já está vendo luz no fim do túnel.

Praça recuperada. Para a manhã deste sábado estava marcada a inauguração da Praça Ana Godoy, no Bairro dos Prados, mas a chuva atrapalhou. A praça recebeu vários melhoramentos e foi recuperada. Nova data deverá ser agendada, mas é quase certo que seja para o próximo sábado.

Ansiedade... Os cem dias de governo gerou em Paganini muita ansiedade. O Mestre gostaria de ter visto muita coisa resolvida, mas a burocracia não permitiu tudo o que ele queria para esse período.  

... E apreensão! Mas Paganini tem se manifestado apreensivo ao ter noção, depois dos cem dias, de tudo o que a cidade precisa para funcionar do jeito que ele gostaria. “Vamos ter que conseguir os recursos e trabalhar muito para que a cidade retome o que foi um dia. Mas nós vamos chegar lá!”

Consolo. O Mestre apesar de saber que ainda não está perfeito, na área da zeladoria o seu governo está caminhando bem. “A cidade está mais cuidada. O povo está reclamando menos.”, explicou.  Outro ponto que tem deixado o prefeito satisfeito é o envolvimento da sua equipe: “Eles pensam a cidade vinte e quatro horas, com eu desejava.”

Vitrine. No dia 4 de maio, Itapira sediará a final latino-americana pela OMB entre Brasil e Argentina. Várias lutas estão programadas, inclusive as seletivas para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. O evento envolverá cerca de 300 pessoas diretas na organização e atrairá amantes do boxe de toda região. Haverá transmissão ao vivo pela Rede Brasil e a cobertura da BandSports.

Lucas ao vivo. A grande expectativa será a luta que envolverá o itapirense Lucas Abreu Martins, a grande promessa brasileira para os jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.  

Natal iluminado. Pode parecer cedo para falar do assunto, mas depois do Natal triste que Itapira assistiu no ano passado, Paganini não quer ver a mesma coisa acontecer este ano. Já foi realizada a primeira reunião entre a Casa das Artes e a Secretaria da Cultura para viabilizar o enquadramento de Itapira no projeto Natal Iluminado.

Promessa. Paganini está tão animando com o projeto Natal Iluminado que já está dizendo que teremos, neste ano, o Natal mais concorrido da região. “Tenho certeza que vamos atrair muita gente para ver o nosso Natal.”

Os números não mentem! Um importante governista disse, esta semana, que Hélio Citrangulo, talvez sedento em contestar a nova administração, escorregou ao colocar dúvidas sobre o passivo de R$ 110 milhões levantados pelo prefeito Paganini: “Com números não se brinca, é ciência exata, está tudo lá!”. Outra barbeiragem do ex-secretário, segundo este governista, foi a declaração de que o restos a pagar deixado para Paganini não passaram de R$ 2 milhões. Errou só por noventa por cento. 

O caso Rações Pet

Em política, bem sabemos, tem a arte de interpretar. De fato algumas situações podem ser vistas sob variados ângulos. Mas tem outras que não dá para disfarçar, nem contestar. Acompanhe atentamente as notas abaixo:

No dia 19 de setembro do ano passado, pertinho das eleições, Toninho Bellini, depois de sete anos e nove meses no poder, anunciou a instalação da empresa Rações Pet em Itapira. Dois dias antes, a câmara tinha autorizado a cessão da área.

Em discurso o presidente da empresa Rações Pet fez questão de esclarecer que recebeu oferta semelhante de várias cidades, mas optou por Itapira ao sentir seriedade nos procedimentos da Geif e da vasta lista de exigências que eles tiveram que cumprir.

Pernas abertas... No entanto, a Nota Oficial da Prefeitura Municipal mostra que os procedimentos do GEIF e as exigências que eles tiveram que cumprir não atingiram os objetivos esperados: saber que tipo de empresa estava querendo se instalar em Itapira.

Até certo ponto os adversários do governo Paganini poderão dizer que as coisas não são do jeito que está sendo contado. Que tudo foi seguido conforme mandava o figurino. Que seja!

Ministério Público. Acontece que no meio dos procedimentos, em julho, Azael Manzoni Júnior, o cara que tinha assinado o pedido da área, foi preso por trinta dias sob a suspeita de sequestrar, roubar documentos, intimidar, extorquir... São os apontamentos do Ministério Público de Campinas. Segundo o MP, o intuito de Azael era desvalorizar a empresa para obter vantagens sobre o sócio, o Fernando que aqui esteve em setembro. A informação é que Azael ainda responde as acusações, em liberdade.

Mas vamos admitir que o Fernando José Couto que foi apresentado como presidente pelo ex-prefeito tivesse conseguido encobrir a prisão do sócio de forma que ninguém se desse conta do que estava acontecendo de fato com Azael.

Fantástico. No dia 9 de dezembro, o Fantástico veiculou uma reportagem que mostrava uma sequência de crimes misteriosos, contra funcionários de uma mesma empresa, com intimidações, roubos violentos, incêndios e até um buquê de flores com ameaças de morte! A empresa era a mesma que queria se instalar em Itapira. O nome de Azael Manzoni Júnior foi divulgado e colocado como mandante dos crimes. Para não esquecer, Azael assinou o primeiro pedido à adminstração local.

EPTV. Caso ninguém do novotempo tivesse assistido ao Fantástico naquela noite de domingo, no dia seguinte vários jornais, entre eles o Correio Popular com boa penetração em Itapira, a EPTV e outra emissoras do país levaram o caso avante. Enfim, não tinha como a antiga administração ficar inocente nessa história.

Não pegou bem. Qual deveria ter sido a atitude do ex-prefeito ao tomar conhecimento daqueles fatos. No mínimo, suspender o processo, comunicando a câmara e a população itapirense, até que os fatos fossem esclarecidos.Mas não foi isso que aconteceu. Optou-se pelo silêncio, talvez imaginando que o prefeito Paganini embarcaria nesse barco furado. Será que nenhum novotempista levou em consideração que a área pertencia ao patrimônio público?

Será verdade? Uma informação não confirmada chegou a esta redação que a saída Mário da Fonseca do governo e o tratamento que ele passou dos antigos amigos, foi pela discordância dele em relação à forma como estava sendo conduzido o processo dessa empresa. Se for isso, Mário estava certo!

 

Nino Marcati, da redação do PCI.

[email protected]

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
6 comentários
15/04/2013 21:04:21 | Banho
Vou tomar banho só de chuva a agua ta muito cara..um absurdo
15/04/2013 20:04:51 | José Luis Dos Santos
Estou vendo muita coisa acontecendo neste governo, e o interesse na população sobrepõe o politico; parabéns a nova máquina.
15/04/2013 15:04:12 | Jorge Jaconi
Acredito na administração do paganini e na vontade de seu secretariado, é louvavel a atitude do carlão de querer ajudar, sabendo que terá de deixar a empresa q sempre o ajudou
15/04/2013 14:04:50 | Itapirense
É sobre a creche do fravio zaqui não dão banho nas crianças alegam que não tem chuveiro desde a reforma não colocaram. o prefeito sabe disso, gostaria de umaresposta, porque eu mesma irei averiguar espero resposta de alquem que toma conta da creche
15/04/2013 13:04:56 | Leitora Assídua
Itapira precisa de mais empresas, gerar mais empregos e ter salários bons; o povo tá indo buscar emprego em outra cidade por causa disso e com isso a mesma perde moradores e investimentos no comércio.
15/04/2013 13:04:32 | Leitora Assídua
Esperamos mesmo que o natal deste ano seja 100 vezes melhor do que no ano passado; pois aquilo foi uma vergonha para a cidade. confiamos em vc, paganini.
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1849 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções