Carregando aguarde...
Itapira, 07 de Janeiro de 2025
Notícia
02/10/2013 | Dropes nº 287

Santa Casa a um passo da solução? Está cada vez mais complicada a situação da centenária casa de saúde itapirense. Os levantamentos recentes em fase final de analise mostram um quadro aterrador, que vai requerer mudanças radicais na instituição. Sem tais mudanças, a Santa vai para o “beleléu” de vez, com ela a maioria dos bons profissionais que nela trabalha. Mas há quem acredite que luzes já estão clareando fim do túnel e que apesar da ansiedade generalizada, tudo está sendo resolvido com a devida calma e consistência. E não é sem tempo: há conveniado que está buscando, em ritmo crescente, o HM, como medo da SC. Entre os particulares, os hospitais da região recebem cada vez, mais itapirenses.

Placa do capitão. Tem muita gente falando bobagem sobre a retirada da placa alusiva ao grande capitão Bellini que estava na entrada da cidade. Esses, com certeza, ficarão estupefatos com as soluções que serão apresentadas futuramente. “A ideia é homenagear o capitão de 58, como se deve, e não os parentes e penduricalhos não merecedores”, disse um eminente governista, que completou: “imperdoável é o estado de abandono que a administração anterior deixou o Centro de Lazer Hideraldo Luiz Bellini. Prova de desprezo total. Mandar fazer uma placa e coloca-la na entrada da cidade qualquer um pode fazer. Nosso capitão merece muito mais do que isso!” Desde a posse, o prefeito Paganini e o secretário de esportes, Luizinho Domingues, ajudados pelo Deputado Barros Munhoz, estão buscando recursos para revitalizar toda área do Centro de Lazer. Mais de meio caminho já foi andado, é só aguardar.

Condenação e ressarcimento. Acaba de ser publicado o acordão do Tribunal de Contas do Estado que julgou irregular a prestação de contas relativas ao exercício de 2008 e condenou a entidade Bola Pra Frente para, no prazo de 30 (trinta) dias, ressarcir ao erário a importância de R$234.000,00, corrigida monetariamente desde o recebimento, sob pena de, não o fazendo, ser o débito inscrito em dívida ativa.

Nota a maior. Segundo a fiscalização, “os documentos fiscais que comprovam os gastos realizados pela entidade Bola Pra Frente, beneficiária com os recursos repassados pela Prefeitura Municipal de Itapira, em sua maioria, foram emitidos com valor superior à despesa correspondente ao objeto do Termo de Parceria firmado com o município.

Vista grossa. Também é condenável o fato do município não ter exigido a comprovação individualizada da despesa de forma que permitisse fiscalizar o bom uso dos seus recursos, bem como não ter cobrado a prestação de contas nos termos previstos nas Instruções desta Corte.

Sempre acaba bem. A terça-feira foi de intensa atividade na Assembleia Legislativa de São Paulo. Dos quatro projetos de interesse do governo, três foram aprovados e o outro deverá ser finalizado nesta quarta. O embate, como costumeiro, não foi fácil não. Quem segurou o rojão foi o líder do governo, Barros Munhoz, que precisou bater argumentos com os deputados oposicionistas mais exasperados. No final, prevaleceu o bom senso.

Haja folego. Dizem que a presença do deputado Barros Munhoz na região, principalmente em Itapira, é vista por muita gente como “carne de vaca”. Tá sempre marcando presença, rodando duas ou três cidades bases das votações que ele tem recebido, por fim de semana. O que pouca gente sabia é que o deputado acaba se ser eleito “o carne de vaca” na ALESP. Matéria que circulou na grande imprensa paulista o coloca como o deputado mais assíduo da casa.

Não soltou rojão. Apesar de a matéria o colocar em destaque em relação aos demais colegas, Munhoz não festejou, nem soltou rojões. O deputado entende que a ausência em determinadas sessões ou atividades partlamentares não significa que o deputado não esteja trabalhando efetivamente. O campo de trabalho é vasto. Ele pode estar apurando denúncias in loco, reunindo com suas bases, discutindo projetos, buscando subsídios para corrigir falhas etc.. (NRD: não é a toa que até os oposicionistas mais ferrenhos o respeita.)

Sem rancor. Nesta segunda-feira, Barros Munhoz esteve com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ivan Sartori, em audiências com o prefeito Jacob de Amparo reforçando a solicitação de construção de um novo fórum. Alguém poderia dizer: “mais do que normal, Munhoz apoiou Jacob na eleição passada.” Acontece que nessa mesma audiência Munhoz estava ao lado do prefeito Stupp, de Mogi Mirim, emprestando-lhe prestígio ao pedido de instalação de mais uma vara judicial. Como se sabe, Munhoz, na eleição em Mogi, estava do outro lado fazendo campanha aguerrida pró Flávia Rossi, contra Stupp. Os dois mostram que sabem quando o palanque eleitoral foi desmontado e o quanto respeitam os eleitores.  

SP 147 e SP 352. Esta semana Munhoz se encontrará com o recentemente titulado cidadão itapirense Clodoaldo Pelissioni, do DER, para tratar de vários assuntos referentes às rodovias da região, principalmente as do Circuito das Águas. Para não perder a oportunidade, colocou na pauta mais algumas melhorias para as rodovias SP 147 e SP 352, no entorno de Itapira.

Na função... A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapira, Cristina Gomes, esteve presente na sessão desta terça-feira.  Um pouco antes do início, ela conversou com alguns vereadores sobre o Projeto de Lei 24/2013, que diz respeito aos cargos do Magistério Público Municipal. A referida matéria irá para as comissões na próxima semana. Aliás,  alguns professores também estiveram presentes para acompanhar os desdobramentos em relação ao assunto.

Que a luz de Deus estejam com eles. Os nobres edis foram homenageados pela Sociedade Auxiliadora Feminina, da Igreja Presbiteriana Central de Itapira. O ato se deu em comemoração ao Dia do Vereador, celebrado no dia 2 de outubro. Ao término da homenagem, cada um deles ainda recebeu uma bênção especial e um exemplar da Bíblia.

Veto aprovado. No final da sessão foi aprovado o veto ao projeto do Marquinhos que alterou o Código Ambiental. O vereador disse que estava se sentindo chateado com o veto por ter classificado seu projeto com vício de iniciativa. O assessor Elias tentou explicar que o vereador propôs um projeto que cabe apenas ao poder executivo propor e que o vereador, nesse caso, pode sugerir ou emendar. Mas o vereador deu mostras de que continuou não entendendo a razão do veto.  

Assim não... Outra coisa que Marquinhos precisa entender e vai entender, com certeza, é que vereador não deve passar por cima de um projeto que levou cinco anos para ser costurado, que foi levado para três audiências públicas para discussão prévia antes da aprovação legislativa, e depois, num passe de mágica, querer apresentar uma alternativa dizendo que conversou com todos os envolvidos e que estava apenas aparando alguns rebotalhos, confundindo os demais colegas da casa.

Itaquerão de lado. Esta coluna é de cunho político, mas de vez em quando entram algumas notinhas com outras conotações, que parecem neutras, mas tem política até os dentes. É o caso da abertura da Copa do Mundo 2014, a primeira partida será em São Paulo, mas o Rio de Janeiro é que foi escolhido para ser o palco do show de abertura do torneio, com a apresentação da banda irlandesa U2. O prefeito do Rio recebeu o orçamento da festa: R$ 20 milhões, com 80% bancados por patrocinadores e o restantes pela prefeitura. O show acontecerá um dia antes de a bola rolar na Arena Corinthians. Qual teria sido a razão para não fazer tudo no mesmo lugar? Dizem que é o feitiço da praia de Copacabana.  

Na base, entulho verde. Como desgraça pouca é bobagem, os torcedores do timão vão ter que suportar muitas piadas por um bom tempo. Foi revelado que parte do entulho da demolição do Parque Antarctica, britas e pedras, foi reaproveitada para a construção da futura arena do arquirrival Corinthians, em Itaquera. Só agora, com 90% da obra concluída é que veio a revelação. Diz o empresário Ziade que ninguém sabia disso. Será?

Em alta. Os gestores da Incubadora de Itapira, Octávio Adorno e José Luiz Marcati, estiveram em Guarulhos, em agosto, para conhecerem as instalações e os métodos de gestão, dificuldades e soluções da coordenadoria do Núcleo de Excelência Operacional do CIESP. A visita ganhou destaque, com fotografia, cabelo preto e tudo, no jornal informativo da instituição.

Carteira B. Não é de hoje que roda uma novela em Itapira que envolve uma grande e vistosa caminhonete e um fisioterapeuta muito conhecido e bem conceituado. A história é mais ou menos a seguinte. O dito profissional, com sua CNH “B”, certa vez, buscou a maior e mais bonita caminhonete que existia, da melhor marca do mundo. Um colega de trabalho comentou: “o bonitão se esqueceu de perguntar se ele tinha habilitação para dirigir aquela maravilha.”

Carteira C, não. Não bastasse o medo de multa e de apreensão do veículo, o dono da grande caminhonete se recusa a mudar a categoria da carta de motorista. Dizem as más línguas, que é medo de ser reprovado no exame psicotécnico. A solução tem sido reclamar, reclamar... O moço pensa até em ligar para a presidente Dilma pedindo mudanças na lei. Tem cabimento?

O dia do fico. O PSDB vivia a expectativa de ver o ex-governador José Serra bandear-se para outro partido só para poder disputar a presidência da república em 2014. Quem o aguardava com os braços abertos, entre outros, era o PPS. Nesta terça-feira, Serra decidiu ficar com o amor velho, não vai sair do PSDB. Quem ficou muito contente com a notícia foi o deputado Barros Munhoz - serrista até debaixo d’água - que teria que ficar contra o amigo caso ele saísse candidato por outra agremiação.

Serra Mano. Pode parecer esquisito, apesar de Aécio ter forte apoio na maioria esmagadora do partido e de Serra garantir que não disputará prévia com ele, dizendo que o importante é derrotar o PT, a decisão coloca o ex-governador e o senador mineiro na mesma relação corintiana de Mano e Tite. Basta um vacilo para que os olhos da torcida mudem de direção.

 

Nino Marcati e colaboradores.

[email protected] 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1498 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções