Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Janeiro de 2025
Notícia
09/10/2013 | Dropes nº 289

A grande jogada. Marina Silva produziu, provavelmente, o maior fato político do período republicano brasileiro ao anunciar seu apoio ao provável candidato do PSB. Como se sabe, a mentora da Rede Sustentabilidade ostenta o segundo lugar na preferência dos eleitores conforme a última pesquisa e Eduardo Campos em quarto.  Ninguém sabe dizer se Marina vai engordar Campos ou se continuará na segunda colocação, nem quem estará na cabeça de chapa em 2014, na chamada terceira via.

Papai Noel. O fato é que a classe política brasileira está ansiosamente esperando a próxima pesquisa. Todo mundo quer ver como a população reagirá à noticia que mexeu com todos os candidatos. Tem político que está revivendo os tempos de criança à espera da noite de Natal.

Mexida geral. A ação de Marina está fazendo movimentar todas as peças: Dilma, Aécio, Lula e Serra. Lula chegou a registrar o fato como um soco no fígado. Serra que anunciou na semana passada a permanência no PSDB, que parecia fora do jogo. Aécio passa a ser mais pressionado, caso não mostre folego de reação nos próximos trinta ou cinquenta dias, a candidatura Serra pode ressuscitar.

Unanimidade. Apesar do PSDB ter valorizado o retorno de Marina ao jogo. Todos os analistas estão colocando Aécio Neves como o maior perdedor no episódio. Não foram poupadas as críticas à viagem dele à Nova Iorque para uma palestra que só aconteceu nesta terça-feira. Para os críticos, Aécio deveria estar no Brasil no último sábado, sem dar moleza, com marcação cerrada, mas...

Reversão de expectativa. Fazia parte da estratégia da propagada do PSDB exibida na semana passada com forte exposição de Aécio Neves que nas próximas pesquisas o senador mineiro retomasse parte dos votos oposicionistas. Mas com a mexida da Marina, o efeito da propaganda partidária poderá se apresentar anulado. Reza é o que não está faltando no ninho tucano.

Nem tudo que reluz... Mas as coisas não estão tão boas, para o lado de Marina, como se imagina. Nem todos os fiéis seguidores da Rede apoiaram a adesão ao PSB. Estima-se que parte desse grupo migre para o campo da indecisão já no primeiro levantamento. Poucos arriscam o destino desse grupo até as eleições.

É ouro?  Dada a importância do tempo de rádio e de televisão, a chapa majoritária, encabeçada por Campos ou Marina, precisa de alianças. Marina é contra, disse nesta terça: “Se for para ganhar e ficar refém, não precisa!” Mas o PSB já abriu negociação com o PDT, de Carlos Lupi,  e PTB, de Roberto Jeferson.

É cedo! O deputado Barros Munhoz ao ser questionado sobre o quadro que colocou Marina Silva ao lado de Eduardo Campos respondeu que considera o fato politico gerado como relevante e extremamente positivo para o governador pernambucano que viu sua candidatura à presidência ser fortalecida. No entanto, ao ser perguntado sobre as consequências futuras desse episódio mineiramente respondeu que prefere aguardar umas duas semanas para avaliar depois das devidas acomodações.

Mais uma creche. O prefeito Paganini viaja nesta quinta-feira para a capital paulista para assinar mais um convênio intermediado por Barros Munhoz que permitirá a construção da creche no José Tonolli. Na sexta-feira, será inaugurado o complexo que abrigará 56 crianças com até três anos, no Educandário, no lançamento do Bolsa-Creche. Em busca do sonho de zerar o déficit de vagas nas creches.

O suspiro do Fifo. Nesta segunda-feira retornam à cidade, por 33 dias seguidos, a frota inteira de máquinas e caminhões do Consórcio Intermunicipal Cemmil Pro Estrada, da qual Paganini é  presidente, para acelerar o trabalho de conservação que vem sendo realizado nas estradas rurais do município. Tão logo o Mestre recebeu a confirmação da liberação das máquinas, ligou para o diretor Adolfo Santa Lúcia Junior, o Fifo, que deu aquele famoso suspiro pelo reforço bem-vindo.   

Megaevento no Parque. O Parque Juca Mulato estará em festa neste dia 12, Dia da Criança. Sob a coordenação da Secretaria da Cultura e o envolvimento das demais secretarias, inúmeros brinquedos e atividades serão colocados à disposição da criançada. Vai ser um inteiro de festa, animação e cultura.

Livre e espontânea pressão. A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapira, Cristina Helena Gomes, esteve mais uma vez presente na sessão da Câmara. Ela estava acompanhada de várias professoras adjuntas que aguardam ansiosamente a aprovação do Projeto de Lei Complementar 24/2013, que ajusta o salário da classe.

Elas não gostaram nada. Aliás, elas ficaram um tanto quanto irritadas ao perceberem que, apesar do parecer favorável das comissões, o projeto não foi à Ordem do Dia. Reuniram-se com o líder do Governo, no intervalo.

O dr. tentou explicar. O líder explicou que o processo está seguindo os trâmites legais do regimento interno da Câmara e que não havia nada de anormal quanto ao projeto ir para votação somente na próxima terça.

Fala o que quer... Diante da exaltação das professoras, teve vereador tentando colocar ‘lenha na fogueira’, mas acabou levando uma resposta à altura do Líder do Governo Paganini:  “Por que que você não chamou o Projeto para a Ordem do Dia? Qualquer um poderia ter feito isso” irritado com a atitude do colega, deixando à mostra o semblante de irritação.

Perseguição? Tentando dar o troco, o vereador, ironicamente, respondeu que se ele tivesse chamado para a Ordem do Dia, certamente, teria a negativa da maioria dos vereadores, como vem acontecendo frequentemente. Inclusive nessa mesma sessão, mais uma indicação do vereador ortopedista foi negada pela maioria. A matéria sugeria incluir a Semana de Apoio ao Emprego e Geração de Trabalho e Renda no calendário Municipal. Não adianta espernear, tem que convencer.  

Que medo! – Pelo jeito alguns vereadores se sentiram intimidados pela presença das professoras durante a sessão. Tanto é que, na saída, uma equipe do GAT (Grupo de Ações Táticas da Guarda Civil Municipal) estava a postos para conter qualquer tipo de problema. Será que era pra tanto?

 

Nino Marcati e colaboradores

[email protected]

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1833 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções