O Ecoponto Municipal teve na terça-feira, 10, a primeira retirada de pneus do ano, que foi realizada pela empresa Galo Pneus através da Reciclanip. No total, foram retirados 750 pneus descartados de automóveis e 100 de caminhão. A Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos, criada pelos fabricantes Bridgestone, Goodyear, Michelin, Pirelli e Continental, que providencia a destinação correta desse material para evitar danos ao meio ambiente.
“Esse trabalho é feito em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que já promoveu uma campanha de conscientização junto às borracharias e bicicletarias do município e disponibiliza o Ecoponto para o armazenamento dos pneus, sendo também responsável pelo seu carregamento”, ressalta o diretor da pasta, Joaquim Barbosa Júnior.
De acordo com o biólogo da Secretaria, Anderson Martelli, os pneus descartados são utilizados como substitutos do carvão para a produção de energia nas indústrias de cimento e na produção de massa asfáltica, solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. Além disso, os que apresentam condições de ressolagem acabam voltando para a cadeia produtiva.