A Editora Senac São Paulo lançou no dia 8 de novembro, o livro Arquitetura dos entre-lugares – sobre a importância do trabalho conceitual, escrito pelo professor Igor Guatelli. Por meio do trabalho conceitual, a obra contesta estruturas estáveis e históricas da arquitetura ao longo dos anos, ativando o pensamento critico do leitor. Para mostrar que há uma grande diferença entre elaborar ideias e emitir opinião, o autor propõe, a partir da filosofia, leituras de obras e exercícios de projetos que questionam sentidos da construção do espaço arquitetônico e urbano.
Em Arquitetura dos entre-lugares, Guatelli expõe o resultado de anos de pesquisa realizadas em torno do pensamento pós-estruturalista francês, principalmente as teorias desconstrucionistas do filósofo Jacques Derrida, as ideias de Gilles Deleuze, além de Michel Foucault e da crítica literária de Roland Barthes. Considerados como rebeldes no meio acadêmico da filosofia, estes pensadores colocam em cheque e duvidam de pressupostos ligados a essa área do conhecimento. Na presente obra, o autor incita justamente a desconstrução dos conceitos estabelecidos, incentivando a construção de ideias e pensamentos para além do senso comum e dos clichês que povoam projetos arquitetônicos.
O livro, montado como se fossem dois cadernos articulados, um de textos, outro de imagens - intitulado Suplemento - permite leitura autônoma, ou seja, tanto a partir das imagens, como da parte escrita. Porém, para o autor, “o capítulo Suplemento também pode ser entendido como um suporte ao texto, que acaba integrando-se à escrita e tornando-se um complemento essencial”. As legendas das representações gráficas não são apenas explicativas, elas destacam algumas questões trabalhadas nos textos. “O livro é um convite à intriga conceitual, pois sugere que conceitos adormecidos e cristalizados no tempo podem se tornar fonte fecunda de multiplicidades e desvios, se forem capazes de provocar deslocamentos de ideias correntes em direção a outros enunciados no campo da arquitetura”, explica Guatelli.
Sobre o autor:
Igor Guatelli - graduado e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e pós-doutor pelo Gerphau, laboratório de pesquisa em arquitetura urbana e filosofia da École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris – La Villette. Neste últirmo, também é pesquisador associado e professor colaborador do DPEA, de Architecture et Philosophie. Autor do projeto e publicação Baixio Viaduto do Café – Academia Cora-Garrido, exposto na Bienal Internacional de Arquitetura de Roterdã de 2009. Atualmente é professor pesquisador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie e professor da Universidade Paulista (Unip).
Serviço:
Arquitetura dos entre-lugares
Sobre a importância do trabalho conceitual
Autora: Igor Guatelli
Editora Senac São Paulo
Preço: R$ 59,90
Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais:: www.sp.senac.br/redessociais
Siga a Editora Senac também no Twitter: http://twitter.com/editorasenacsp
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.