Mal estamos saindo da epidemia da Dengue em nossa cidade ao registrar na última semana 46 casos confirmados, voltando aos níveis de novembro do ano passado, o vírus chikungunya anda cada vez mais perto do nosso estado e pode fazer a festa, por aqui, na próxima temporada. Nesta semana, um novo vírus, até então nunca detectado no Brasil ou na América Latina, chamado Zika Virus foi identificado pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia.
O Zika vírus apresenta sintomas semelhantes aos da dengue e está assustando a população baiana. É transmitido pela picada do mesmo mosquito, o aedes aegypti. É um vírus mais fraco e os sintomas mais brandos, nem por isso devem ser menosprezados. Trata-se de um vírus diferente.
Para os vírus chikungunya e zika chegarem em São Paulo e à nossa região é um questão de tempo. Logo, evitar os criadouros, deve ser, de agora em diante, uma preocupação constante.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.