Prestem atenção que os conflitos podem começar dentro da igreja. Jovens e idosos trazem para a igreja o conflito de gerações. Mas Pedro lembra aos jovens da autoridade dos anciãos. Os anciãos merecem respeito tanto pela idade, quanto pelo ofício que exercem. Também os anciãos precisam saber que podem aprender muito com os jovens por isso, precisam manter o canal da comunicação aberto.
Um dos termos de Jesus é a humildade, se essa regra simples for obedecida não haverá luta de posições na igreja. Não haverá combate interno e seremos mais fortes.
Os escravos nos dias de Pedro se vestiam com um avental, que simbolizava sua condição de humildade e serviço. A ordem de Cristo para cada um de nós é vestir o avental da humildade. Os conflitos nascem quando o orgulho cresce e queremos ser pequenos deuses na vida e na igreja. Todos queremos ter a razão e ninguém está disposto a ser humilde.
Não seja orgulhoso e soberbo, porque quem vai resistir contra o soberbo é Deus. O humilde tem Deus ao seu lado o soberbo e orgulho tem Deus por seu adversário.
É Preciso Saber
Humilhar-se resulta de o homem descobrir que tudo quanto ele tem e é deriva de Deus ou de seus pares humanos. Acima de tudo a humildade de espírito vem da consciência do fato de que ninguém é salvo se não pela graça gratuita e incondicional de Deus em Jesus Cristo. Tal humildade confere força e não fraqueza. Para as pessoas envolvidas pode parecer que quem se humilha é fraco, mas Deus sabe que para evitar um conflito, exige-se muito mais força e domínio próprio do que envolver-se e vencer com força e violência. Quem se humilha é reconhecido por Deus e dele recebe a recompensa: é reconhecido e exaltado.