A venda de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e estabelecimentos similares está proibida, em Roraima, das 23h de hoje (25) às 19h de amanhã (26).
Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Mauro Campello, a medida foi adotada para garantir a tranquilidade do pleito e prevenir delitos que possam prejudicar o andamento das eleições. Quem desobedecer a determinação fica sujeito a pena de detenção que vai de 3 meses a 1 ano e pagamento de multa.
Também estão restritos no estado os saques acima de R$ 10 mil reais. O intuito da medida é evitar a prática conhecida como compra de votos. A proibição se estende até o dia seguinte das eleições. Os saques com valores acima do estabelecido só poderão ser realizado com autorização judicial.
Amanhã (26), data do segundo turno das eleições, fica proibida a realização de qualquer tipo de propaganda eleitoral, como ?boca de urna? e distribuição de ?santinhos?. É permitido ao eleitor vestir a camiseta de seu candidato ou usar adesivos, mas não pode haver aglomeração de pessoas uniformizadas.
O eleitor também não pode levar para a cabine de votação aparelhos que possam comprometer o sigilo do voto, como celulares, máquinas fotográficas ou filmadoras. O material deve ficar retido com o mesário.
A Justiça Eleitoral pede que o eleitor leve para a cabine de votação apenas um documento de identificação com foto e a cola com o nome e o número de seus candidatos.
Transporte gratuito de eleitores, sem autorização da Justiça também pode configurar crime eleitoral. Em Roraima, 400 ônibus escolares vão facilitar o acesso do eleitor às zonas eleitorais mais distantes.
Editor Lílian Beraldohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-10/eleicoes-roraima-institui-lei-seca-e-proibe-saques-acima-de-r-10-milComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.