A 3ª edição do Festival de Inverno de Itapira, que neste ano será abrigado na antiga estação da Fepasa, na região central da cidade, acontece nos dias 1 e 2 de agosto e traz uma programação basicamente formada por bandas locais. A mudança de local se deu devido à construção do palco fixo no Parque Juca Mulato, local que abrigou as edições de 2013 e 2014. No novo espaço, que atualmente abriga a Secretaria de Obras e Planejamento e a entidade Jovem em Ação, também serão montadas a praça de alimentação e pontos de exposição para os produtores rurais e os grupos de artesanato da cidade.
O secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Dragone Iamarino, explicou que o cronograma mais enxuto, de apenas dois dias frente aos quatro dos dois anos anteriores, é consequência da crise e da falta de verba da pasta. Porém, em contrapartida ele disse que o evento é uma excelente chance para que as bandas locais divulguem seu trabalho. “A programação – que ainda pode sofrer alterações – é quase toda formada por artistas itapirenses e eles sempre nos cobram por essas oportunidades de visibilidade. Nesta edição também faremos o lançamento de um projeto muito bacana que se chama Bem Brasil, inspirado nas rodas de samba de Mogi Guaçu e encabeçado pelo maestro Maurício Perina, da Banda Lira Itapirense, e pelo músico Luciano Bola”. Conforme continuou explicando, o Projeto Bem Brasil será realizado uma vez ao mês na Estação Fepasa e terá repertório basicamente formado por MPB e Samba. Em cada edição, um artista local será convidado para abrilhantar o evento.
Ainda sobre a programação do Festival de Inverno, Iamarino revelou que a pasta ainda está tentando trazer um show de outra cidade para compor a grade. Em 2013 a atração principal foi Kiko Zambianchi e no ano passado os destaques foram a banda Cachorro Grande e a dupla Craveiro & Cravinho. “Estamos analisando os cachês e as nossas possibilidades, mas ainda não tenho certeza se será possível”, disse.
Nos dois dias, os shows terão início às 14h, sendo que no sábado será mais voltado ao Rock e Blues e no domingo mais centrado no sertanejo. Nos intervalos das bandas, a DJ Kay Freitas comanda o som e as intervenções culturais ficam por conta da Cia. de Teatro Paulino Santiago e do Grupo Zualê. “Uma de nossas intenções é revitalizar e valorizar esse espaço da Estação Fepasa. Com a realização do Festival e, posteriormente, do Projeto Bem Brasil, acredito que atingiremos esse objetivo”, concluiu Iamarino.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.