Para comemorar os 34 anos de atividades musicais no município e fazendo parte dos festejos comemorativos do aniversário de Itapira, o Coral Cidade de Itapira, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo, promovem no próximo sábado, dia 12 de outubro, o XXII Encontro de Corais, que será realizado na Igreja Matriz de Santo Antonio às 20 horas. A entrada é franca.
Além do grupo anfitrião itapirense, o evento contará com a apresentação do Coral Batutinhas, Coral Canto da Terra e Vozes Afro da cidade de Salto e o Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos.
Segunto Ruty Dantas, relações públicas do coral, “o objetivo do encontro é divulgar a música coral, proporcionar à população cultura e lazer por meio da música, promover intercâmbio e troca de experiências entre coristas e regentes. Será uma bonita festa, com corais de altíssima qualidade”. Conheça um pouco dos corais:
O Coral Cidade de Itapira foi fundado em 1979, por Cira Aparecida Vieira Serra (já falecida). Era composto por senhoras da sociedade. Com o passar do tempo e ensaios constantes convidaram o maestro Agostinho Pereira de Oliveira (já falecido) para ensaiar o grupo. Em 1980, foi registrado na Federação Paulista de Corais. Em 1998, assumiu a regência a maestrina Marcela Cristina Pereira e seu atual presidente é José Antonio Secolin. O Coral já participou do Mapa Cultural Paulista e participa de diversos encontros de corais e eventos na região e na própria cidade de Itapira. Possui repertório variado, do erudito ao popular. Em 2005 participou de uma gravação da vinheta de Natal do jornal da EPTV/Campinas.
O Coral Cidade de Itapira é mantido pela Prefeitura Municipal através de sua Secretaria de Cultura e Turismo e conta com a dedicação de seus coralistas. Atualmente possui 50 integrantes.
O Coral Batutinhas é um projeto onde a música é uma das formas mais expressivas da livre manifestação infantil, propiciando o descobrimento de novos talentos voltados para a arte, bem como, o desenvolvimento de aspectos relevantes à formação dos alunos, sendo: a sociabilidade, a disciplina, o controle emocional, a cidadania, a solidariedade, o trabalho em grupo, a difusão cultural, parte afetiva e cognitiva, coordenação motora, dentre outros. O “Batutinha” é um projeto que conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Itapira através da Secretaria Municipal de Educação com a Banda Musical de Itapira, atendendo hoje cerca de 2000 vagas com Coral, Flauta, Fanfarra, Bate-Lata e Expressão Corporal em todas as Escolas Municipais de Ensino Infantil, Fundamental e na Casa das Artes, sob a coordenação do maestro César Lupinacci.
O Coral Canto da Terra de Salto iniciou suas atividades em abril de 1994 e participa dos principais eventos culturais da cidade e região.O repertório tem estilo variado, com enfoque para as músicas populares brasileiras. Com repertório de música clássica e barroca apresentou-se junto com orquestras de câmara e sinfônica.
Desde 1995 participa do “Mapa Cultural Paulista”, obtendo boa classificação por várias vezes.
Há 15 anos consecutivos promove o “Encontro de Corais em Salto”, onde reúne grupos vocais de várias cidades. Atualmente conta com 25 integrantes e seu regente é Silmar Oliveira.
O Coral Vozes Afro de Salto formado em Agosto de 2012 sob a iniciativa de participar da “Semana da Consciência Negra”, e com o intuito de promover a igualdade racial, obteve já em seus primeiros meses de experiência, resultados surpreendentes não somente no âmbito artístico e técnico, mas também sócio humanitário dentro e fora do grupo, o que propiciou esforços para o movimento de instituição formal do coral; que hoje conta com o apoio da Secretaria da Cultura; da Secretaria de Ação Social e Cidadania; da Coordenadoria da Igualdade Racial da Estância Turística de Salto; e do Espaço Cultural Barros Junior.
Apesar de jovem, o coral tem alcançado feitos consideráveis como, a classificação para representar o município no Mapa Cultural do Estado de São Paulo; as diversas apresentações marcantes realizadas no cenário regional, em eventos públicos e privados; além de novos e honrosos convites que tem dinamizado sua agenda. Seu regente é Marcos de Oliveira.
O Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos foi criado em 2005 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e tem como objetivo de educar por meio da música, formando novas platéias e futuros cantores profissionais. Realizam apresentações em diversos eventos na cidade e região. No repertório constam obras como Requiem, Missa da Coroação e Grande Missa em dó menor (Mozart), Requiem (Fauré), Um Requiem Alemão e Canção do Destino (Brahms), Carmina Burana (Orff), Fantasia Coral e 9ª Sinfonia (Beethoven), Gloria (Vivaldi),), Missa em Sol (Schubert), entre outras e música brasileira erudita e popular, coros de óperas, negro spirituals. Tem se apresentado a convite de importantes orquestras e renomados maestros .Em 2010 o Coro Jovem recebeu o Diploma de Reconhecimento Público e em 2012 foi agraciado com a Medalha Cassiano Ricardo pela Câmara dos Vereadores pelo trabalho realizado na cidade de São José dos Campos. Ainda recentemente, foi vencedor no Mapa Cultural Paulista, pela Região do Vale do Paraíba e no Concurso Internacional de Coros Ameride, como melhor coral na categoria Coros e Orfeões como melhor coro na eliminatória Nacional.
Seu regente é Sérgio Wernec, maestro, tenor e pianista, graduado em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) .É regente e diretor artístico do Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos, Coral Musicativa de Mogi das Cruzes, Coral da UNAI, além de ter atuado como convidado à frente da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.
Como cantor solista tem atuado em obras como Paixão Segundo S. João, Paixão Segundo S. Mateus, Magnificat, Oratório de Natal, Cantatas 4, 80, 112, 131, 135, 140 e do Café (Bach) e outras. Participou de Workshops com os Maestros Helmuth Rilling (Ale), Eric Whitacre (EUA), Henrique Gregori. É regente assistente do Coral Paulistano do Teatro Municipal de SP.