Carregando aguarde...
Itapira, 04 de Dezembro de 2024
Notícia
02/09/2015 | Encontro discute padronização de medidas de controle fitossanitário nas Americas
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu,abre a Reunião Interamericana de Serviços Nacionais de Sanidade Animal, Vegetal e Inocuidade dos Alimentos (Risavia 2015) (Jose Cruz/Agência Brasil)

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, durante abertura da Reunião Interamericana de Serviços Nacionais de Sanidade Animal, Vegetal e Inocuidade dos Alimentos José Cruz/Agência Brasil

Integração é a palavra-chave para que os países americanos possam harmonizar suas ações de sanidade animal e vegetal, para garantir a segurança alimentar que o mundo necessita. A afirmação é da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, durante a abertura da Reunião Interamericana de Serviços Nacionais de Sanidade Animal, Vegetal e Inocuidade dos Alimentos frente aos Desafios do Comércio Internacional, que começou hoje (2) no Palácio Itamaraty.

Acompanhada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e pelo diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica), Victor Villalobos, ela pediu aos representantes de 36 países da região que busquem formas semelhantes de controle sanitário. Isso, segundo ela, é fundamental para harmonizar as políticas públicas de modernização dos serviços nas Américas ? continente com as melhores condições para aumentar a produção de alimentos.

A ministra disse que a adoção de atitudes semelhantes, sem fronteira, no enfrentamento dos riscos de sanidade animal e vegetal, facilita o comércio externo e possibilita a oferta de alimentos com qualidade. Desafio que, no seu entender, ?é, sobretudo, humanitário?.

Kátia Abreu ressaltou, durante a reunião, a importância de o Brasil mostrar o trabalho sério de defesa animal que é feito no país, especialmente em relação ao combate à febre aftosa no rebanho bovino. Lembrou também que a abertura do mercado norte-americano à carne in natura foi ótima sinalização disso. Destacou também as medidas de biossegurança adotadas na agricultura brasileira, cujo modelo ?merece ser observado pelos demais países?.

Villalobos entende que a harmonização de controles fitossanitários vai possibilitar uma agricultura mais produtiva nas Américas. Ele contou que, em breve, será disponibilizada uma biblioteca virtual para que produtores e gestores de qualquer país do continente possam trocar experiências de forma simplificada.

O próximo passo nas discussões técnicas sobre a sistematização de medidas de controle fitossanitários, está previsto para novembro, durante reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), que ocorrerá em Cancun, no México.

A reunião de hoje é uma parceria do Ministério da Agricultura com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura e termina amanhã (3).

Editor Denise Griesinger

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-09/encontro-discute-padronizacao-de-medidas-de-controle-fitossanitario-nas

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2353 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções