Numa iniciativa inédita no relacionamento entre gestores do esporte em nível municipal, a SEL (Secretaria de Esportes e Lazer) de Itapira reuniu no começo da tarde de quarta-feira, 23, no auditório da ACEI (Associação Comercial e Empresarial) representantes e dirigentes esportivos de mais de 20 cidades para debater mudanças na estrutura de organização dos Jogos Regionais e dos Jogos Abertos do Interior.Participaram do encontro cerca de 50 pessoas.
Luiz Domingues , anfitrião , disse que a ideia de reunir os dirigentes para debater este tipo de pauta surgiu durante a recém-encerrada edição dos Jogos Regionais de Itatiba. “A gente percebe que existe uma certa relutância das autoridades do governo de São Paulo em mexer na estrutura de organização, a qual, recebe críticas pontuais demonstrando uma certa insatisfação dos dirigentes esportivos municipais com alguns critérios que são utilizados na organização dos jogos, como por exemplo a contratação de atletas por cidades mais abastadas, a questão de divisões conforme o desempenho das cidades, entre outros temas. Esse tipo de consenso acabou resultado neste primeiro encontro que pode já ser considerado como um grande acontecimento”, festejou.
O prefeito José Natalino Paganini (PSDB) fez questão de prestigiar a abertura do encontro e deixou palavras de incentivo para os participantes. Em princípio foram convocados municípios da região de Campinas, com a participação também da comitiva de Jundiaí. Durante quase três horas os participantes debateram ao menos uma dezena de questões formuladas pelos próprios gestores do esporte municipal, extraindo um texto final para cada situação abordada. Domingues disse que pelo menos outros seis temas acabaram ficando de fora por causa da falta de tempo em debatê-los.
Com efeito, ficou agendado outro encontro, desta feita na cidade de Paulínia, no dia 31 deste mês, para dar continuidade aos trabalhos. “Todos ficaram felizes com o resultado da reunião e não tenho dúvida de que este movimento vai produzir pelo menos uma reflexão das autoridades competentes a respeito das deliberações que advirão dos encontros que estamos realizando”, acredita.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.