Na tarde da última segunda-feira, 19, o Comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar de Mogi Guaçu, Major PM Ricardo Mello Araújo, foi recepcionado pela direção da ACEI (Associação Comercial e Empresarial de Itapira) para tratar de um tema do qual já deixara aqui quando era comandante da Companhia local, em 2011, uma sugestão em conectar estabelecimentos comerciais com os organismos policiais.
Acompanhado do comandante atual da 3ª Cia de Itapira, Capitão PM Marcos Sanchez, Mello Araújo fez um detalhamento mais aprofundado do assunto, onde defende a utilização de um aplicativo de celular Whatsapp para a criação de um grupo integrado pelos comerciantes que aderirem e o Comandante da equipe de serviço da Polícia Militar no município com funcionamento 24 horas todos os dias.
Conforme o modelo proposto, haverá uma troca de informações em tempo real com alertas sobre veículos furtados e roubados que possam estar circulando na área comercial, também de características de pessoas que estejam praticando crimes no comércio, bem como a maneira como esses criminosos agem. Os comerciantes que integram o grupo também podem passar informações sobre indivíduos em atitudes suspeitas próximos a seu comércio como forma de alertar aos demais comerciantes e também informar a Polícia Militar para que faça a devida abordagem a essas pessoas.
O presidente da ACEI, José Aparecido da Silva, disse que ficou muito bem impressionado com o modelo sugerido. “As ferramentas tecnológicas nos permitem a interação e conectividade instantânea que podem e devem ser utilizados para a proteção das pessoas”, avaliou. Segundo Aparecido, o modelo já foi implantado com sucesso em cidades da região de Mogi Mirim e Mogi Guaçu. “Em Campinas existe até um sistema mais avançado que envolve a guarda civil metropolitana”, revelou.
O próximo passo, segundo Aparecido, será realizar um trabalho de convencimento junto à categoria. “Temos as informações necessárias e vamos a partir de agora divulgar melhor esta ideia. Talvez, já no segundo semestre poderemos ter o sistema implantado em nossa cidade”, vislumbrou. O sistema não tem custo adicional para quem adere a ele.
Aparecido conversou com comando da PM e ficou satisfeito com o que ouviu
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.