O fato de Itapira ser o município sob jurisdição do Escritório de Desenvolvimento Agropecuário (EDA) de Mogi Mirim, que reúne o maior número de produtores rurais especializados na produção de hortaliças e legumes, acabou servindo como pretexto para um encontro realizado no dia 13 de setembro, quinta-feira, na sede da Casa da Agricultura , cujo objetivo foi trazer subsídios aos produtores locais a respeito do manejo biológico e nutricional de hortaliças.
O encontro reuniu cerca de 35 produtores. Destaque para as presenças de Antonio Ledo, grande produtor de mudas em estufas, cuja empresa opera a partir de Mogi Guaçu, do Engenheiro Agrônomo Ricardo Mikami, do setor de desenvolvimento de produtos e José Dias, consultor técnico da Casa Bugre, de Hortolândia, importante fornecedor de insumos para o setor de hortaliças. Os três fizeram explanações ao público presente abordando temas de interesse dos produtores como por exemplo manejo, uso de agrotóxicos e uso de novas técnicas para diminuir custos de produção.
Segundo o Engenheiro Chefe da Casa da Agricultura, Ivo Marcos Perez Faria, na plateia estavam além de produtores de hortaliças convencionais, outros que fazem uso de estufas, e até quem faça uso da técnica conhecida como hidroponia. Havia também produtores de jiló, tomate e berinjela. “Principalmente a questão do uso de agrotóxicos despertou muito o interesse dos produtores”, comentou.
Ainda conforme explicou Ivo, a empresa patrocinadora do encontro tem como estratégia de marketing realizar testes comparativos em propriedades de pessoas interessadas com a separação de terreno onde são plantadas mudas com e sem uso de agrotóxicos e com insumos alternativos. “Com este método comparativo é possível oferecer ao produtor um panorama mais próximo à realidade que interessa a ele”, finalizou.