Neste sábado e domingo, alunos de todo o Brasil que estão concluindo o Ensino Médio e outros que manifestaram interesse devido aos programas de acesso às universidades realizarão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo informações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de 8,7 milhões de pessoas se inscreveram e deste total 58,11% são mulheres. Em relação ao perfil, 57,91% se declararam negros e 37,7% brancos.
A aplicação da prova se dá por meio de quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. A abertura dos portões de acesso será ao meio dia e o fechamento às 13h00 (horário oficial de Brasília). Após esse horário, nenhum candidato poderá entrar.
Em Itapira, cinco escolas estaduais receberão os candidatos: Antônio Caio, Benedito Flores de Azevedo, Caetano Munhoz, Elvira Santos de Oliveira e Júlio Mesquita.
Neste sábado, as avaliações serão de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O tempo total para a realização da mesma é de 4h30. Amanhã, os alunos terão 5h30 para resolver as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da elaboração da Redação, que deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, elaborado a partir de um tema proposto. Neste dia, também será feita a prova de Língua Estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição (inglês ou espanhol).
Nos dias das provas, os candidatos deverão chegar ao local informado no cartão de confirmação portando documento original com foto e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. É permitido levar água e alimentos.
De acordo com as regras descritas no site oficial do Enem, é proibido o porte de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, dispositivos eletrônicos como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3, gravadores, alarmes, receptores ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e qualquer tipo de arma. Também é vetado o uso de óculos escuros, relógios e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro e similares.
Antes do início da prova, os fiscais irão recolher todos os objetos e colocá-los em embalagens lacradas, que ficarão debaixo das carteiras até o aluno sair da sala. A saída definitiva dos locais de provas será autorizada após duas horas do início do exame e para levar o caderno de questões o candidato deverá permanecer até 30 minutos antes do término da avaliação.
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até dia 12 de novembro. As datas para acesso aos resultados individuais serão divulgadas posteriormente. Outras dúvidas podem ser esclarecidas através do site http://enem.inep.