Uma equipe de educadoras da Secretaria de Educação de Limeira visitou, na semana passada, escolas municipais de educação infantil de Itapira e mostrou-se positivamente surpreendida com os dados que levantou. “Já sabíamos, de antemão, que a educação municipal itapirense é hoje referencial na macro-região. Mas o que vimos hoje é muito mais e melhor do que podíamos imaginar”, disse uma das integrantes da equipe visitante.
Foram visitadas as EMEIs “Maria Luisa Cruz Coelho”, nos Prados, “Edmée Boretti Rocha”, no Jardim Itamaracá, a EMEB “Profª Mariana do Carmo de Almeida Cintra”, em Barão Ataliba Nogueira, e a Creche “Vereador Francisco Rovaris”, no Conjunto Habitacional Braz Cavenaghi. Em todas elas a equipe visitante fez questão de conversar com professoras, diretoras e, eventualmente, com pais de alunos que estavam nas unidades no momento da visita. Os encontros e as entrevistas serviram para substanciar um relatório pormenorizado que será entregue à Secretaria de Educação de Limeira. Experiências e práticas bem sucedidas das escolas itapirenses poderão, a partir disso, ser adaptadas para a rotina de trabalho de Limeira.
Em todos os momentos, informaram a professora, o objetivo foi conhecer a prática pedagógica das escolas municipais de educação infantil, através da atuação dos professores, rotina e realidade das crianças. A atenção voltou-se para Itapira também porque o município é um dos pioneiros no trabalho com a proposta pedagógica do PROEPRE, programa de educação infantil desenvolvido pela UNICAMP.
As visitantes foram recebidas pela secretária de Educação de Itapira, Ana Lúcia Bueno Perucchi, e depois foram acompanhadas por professoras e coordenadoras locais nos deslocamentos às escolas. Estiveram em Itapira as professoras Adriana Dibbern Capicotto, supervisora responsável pela Área Pedagógica; Adriana Pina Urbani, coordenadora geral da Educação Infantil; Amanda Hergert Straliotto, coordenadora de Área Infantil, e Elisângela Aparecida Francischetti, coordenadora de Área Infantil. Elas foram acompanhadas nas visitas às unidades pelas professoras Rosana Sartoratto Pollini, pedagoga da Secretaria Municipal de Educação; Ana Cristina Felício Paes Silva, assessora de Ensino e Supervisão escolar; Maria Cristina de Oliveira Franco dos Santos, diretora de escola de Educação Infantil; Cláudia Aparecida de Godoi Ranzatto, diretora de Escola de Educação Infantil, e Elza Aparecida Martuchi de Almeida, diretora de Escola de Educação Infantil.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.