A comunidade católica foi tomada por um sentimento de surpresa e alegria na tarde de quarta-feira quando os cardeis ( conclave) que participavam da escolha do sucessor de Bento XVI anunciaram o nome do arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bertoglio, como o novo Papa, que adotou o nome de Francisco.
A surpresa decorreu principalmente do fato do nome de Bertoglio jamais ter figurado entre os prováveis escolhidos. Além disso sua escolha representa uma enorme novidade já que é o primeiro latino americano a ocupar o cargo de sumo pontífice, uma papa “extraeuropeu” como espécie de homenagem à região do globo terrestre que concentra quase metade dos católicos de todo o mundo.
E tem ainda mais simbolismo na escolha do nome Francisco, que remete à figura de Franciso de Assis ((1182-1226) que à sua época, mesmo sem ser ordenado sacerdote, promoveu um movimento de reforma dentro da Igreja por causa de sua postura crítica à suntuosidade que tomava conta do Papado em detrimento ao sofrimento dos mais pobres. Foi um ardoroso defensor da natureza e da simplicidade, a mesma simplicidade que seria principal característica do novo Papa.
Aqui em Itapira o pároco da Igreja da Matriz de São Benedito, Ademir Bernardelli, disse que a surpresa da escolha de Bertoglio revela segundo ele a “ação do Espírito Santo”. “Não adianta querer fazer da escolha do Papa objeto de casas de aposta. São insondáveis os caminhos conduzidos por Deus . Ele manteve incógnito o resultado enquanto se avolumava todo tipo de especulação e ao final a escolha comprovou a ação do Espírito Santo”, insistiu.
Bernardelli, que é tido como um religioso da ala mais progressista , mencionou como grande característica do novo Papa sua opção preferencial pelos “menos providos socialmente”. “ É uma liderança da Igreja que sempre mostrou desapreço pelos bens materiais. Terá inúmeros e enormes desafios pela frente, mas temos aquela plena convicção de que a Igreja sai mais fortalecida do que nunca deste processo”, comentou.
Padre Ademir: Igreja saiu mais fortalecida
Foto que circulou pela Internet reunindo o novo Papa, Francisco, e os dois antecessores, Bento VI e João Paulo II