Carregando aguarde...
Itapira, 20 de Abril de 2025
Notícia
24/11/2013 | Esgoto do Pierre Chaude já está conectado à rede

 

Terminou na quinta-feira, 21, mais um capítulo do caso envolvendo o Edifício Pierre Chaude. O condomínio anunciou a instalação de uma bomba que já joga o esgoto para a rede coletora do município. O servidor do Poder Judiciário Estadual Carlos de Oliveira Júnior, síndico do condomínio, disse que esta solução vinha sendo negociada com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), dentro de um conjunto de medidas analisadas desde que há cerca de um ano o problema foi descoberto pela autarquia.

Conforme explicou as opções seriam uso da gravidade ou o uso de bombas. Esta última opção segundo ele, era a que menos agradava ao conjunto dos condôminos por uma questão prática. “Imaginávamos uma situação onde o equipamento deixasse de funcionar, por exemplo, num final de semana. Seria algo que iria acarretar um sério problema para os moradores”, considerou.

Como a topografia dos arredores de onde o edifício foi construído inviabilizava a solução ‘via gravidade’ e com a repercussão do assunto depois que foi denunciado em reportagem do jornal Tribuna de Itapira do dia 10 de novembro, não restou muitas alternativas a não ser o bombeamento. Oliveira Júnior disse que foram feitos nesta semana testes com uma bomba, além do início da construção de uma caixa de contenção do lado de dentro do edifício. O condomínio adquiriu duas bombas para resolver o problema , uma sobressalente para o caso da outra sofrer algum tipo de avaria. “Isso elimina o risco do esgoto não ser direcionado para o emissário”, calcula.
 
 
Oliveira Junior e Vandré Bassi: medidas judiciais
 
O síndico acrescentou ainda que o caso gerou enorme desconforto em todos os moradores, criando uma situação de muito constrangimento. Refutou acusações de que a direção do condomínio estivesse conduzindo a questão de forma vagarosa. “Temos problemas relativos a outros condomínios sendo o principal a dificuldade em fazer com que os condôminos participem das assembléias. Embora o assunto tenha sido exaustivamente discutido em assembléias, ainda sim teve muita gente que foi apanhada de surpresa com a divulgação do caso pela imprensa”, mencionou.
 
Ele disse que o condomínio já está estudando medidas judiciais cabíveis para ressarcimento dos prejuízos “morais e materiais” decorrentes do caso. O advogado Vandré Bassi Cavalheiro disse que requisitou da Prefeitura toda documentação referente a aprovação do projeto, fiscalização da obra e fornecimento do habite-se, para levantar responsabilidades. “Queremos chegar aos responsáveis pelo fato ocorrido e a partir daí ajuizar uma ação para reparo dos danos morais e materiais”, afirmou.
 
Checagem
 
 
 
Mantuan levou colaboradores para esclarecerem medidas que foram tomadas para
checar a ocorrência de outras irregularidades
 
 
O presidente do Saae, José Armando Mantuan, esteve no período da manhã de ontem defronte aentrada principal do edifício acompanhado de vários colaboradores. Ele garantiu que foi feita uma checagem nas imediações para aferir se existiam outras ligações clandestinas que jogam esgoto in natura no córrego Lavapés e que nada foi constatado. “Caso haja alguém com informação de que isso ocorra (despejo do esgoto de forma irregular) pedimos que nos ajude a identificar onde ocorre”, solicitou.
 
Ele demonstrava tranqüilidade com relação ao desfecho do caso. Também refutou que tenha ocorrido morosidade na condução do assunto por parte da autarquia, fato criticado publicamente pelo deputado Barros Munhoz na semana passada, argumentando que tão logo venceu o prazo de 14 meses na semana passada para as providências exigidas o Saae encaminhou o assunto para outras esferas como Cetesb, Secretaria de Agricultura , Abastecimento e Meio Ambiente, ao Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente) e ao setor de vigilância sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. A multa de 500 UFMIs cerca de R$ 1,4 mil) foi aplicada pela SAMA.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1719 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções