Encontro reuniu conselheiros e pessoal da SAMA
Na quarta-feira, 09, conselheiros do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) receberam a visitado do graduando em Engenharia Florestal da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós), de Piracicaba, Flávio Henrique Mendes. O motivo do encontro foi uma necessidade detectada pelo órgão em ter subsídios a respeito de um tema que tem se sobressaído na cidade, a questão da arborização.
Apesar da pouca idade, apenas 22 anos, Mendes vem se destacando como membro atuante do Laboratório de Silvicultura Urbana, pertencente ao Departamento de Ciências Florestais da ESALQ. Recentemente realizou intercâmbio de um semestre na Universidade de Lisboa, em Portugal, estudando risco de quedas de árvores por ventos fortes, utilizando recursos de informática.
Participaram do encontro os conselheiros Maria Odete Mello; José Humberto Marcatti, o Nino; o advogado Cristiano Florence; a empresária rural Rogéria Guerreiro, e servidores lotados na Sama (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), o biólogo Anderson Martelli, a engenheira ambiental Mariana de Morais e Fábio Jovelli, chefe do setor de arborização.
Usando recursos audio-visuais, o convidado fez uma explanação de cerca de uma hora e meia discorrendo com desenvoltura sobre vários aspectos que cercam a questão do plantio e erradicação de árvores, como a escolha da espécie correta para ser plantada em calçadas, praças e outros locais onde se faz necessária uma política de arborização.
Ele falou também a respeito dos riscos que implicam em quedas de árvores aparentemente saudáveis e que tombam diante de condições climáticas adversas. Detalhou o uso de um aparelho de última geração utilizado pela ESALQ que se assemelha a um tomógrafo, diagnosticando com exatidão pormenores da saúde de uma árvore. Entre os assuntos abordados figuraram a poda de qualidade, poda drástica e legislação atual .
Maria Odete, presidente do Comdema, avaliou que o encontro foi muito proveitoso. Entre as deliberações que o órgão pretende oficializar, estão sugerir ao prefeito José Natalino Paganini (PSDB) que celebre um convênio com a ESALQ para receber subsídios nesta área, substituir espécies inadequadas de calçadas estreitas e, onde houver casos em que os vegetais obstruam a passagem dos pedestres, erradicá-los.
Uma sugestão levantada foi a de que onde houver este tipo de problema – calçadas estreitas - sejam criados espaços junto à própria rua, como já existe nas imediações do parque Juca Mulato.
Outra decisão advinda desse encontro se refere à disposição dos conselheiros em se reunirem com representantes de uma empresa que a Prefeitura contratou recentemente mediante processo licitatório somente para efetuar a poda de árvores. “ Queremos saber deles como pensam em tratar dessa questão aqui na cidade”, disse Nino Marcatti. O assunto causou espécie de mal estar na reunião do Comdema. Conselheiros criticaram o fato da Prefeitura ter tomado a decisão de contratar empresa para essa finalidade sem uma consulta prévia ao órgão.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.