Hoje é o Dia do índio. Para comemorar de maneira diferente e integrativa com a população do Estado de São Paulo, a secretaria da Justiça em parceria com a secretaria da Cultura levarão 150 indígenas para curtir uma sessão de cinema: em cartaz o filme Xingu. De acordo com Antônio Carlos Arruda, coordenador de políticas para a população negra e indígena, " a realidade nos mostra que uma grande parte deles nunca foi ao cinema, por isso comemorar desta forma é muito importante, ainda mais assistindo a um filme que conta a história deles. Precisamos perceber que eles estão inseridos no nosso contexto diário."
Depois do filme, a comemoração continua, só que desta vez dentro da Estação Sé do Metrô. A secretaria da Cultura levará hoje, às 17 horas, duas tribos guaranis, trazidas de Miracatu do Vale do Ribeira para celebrar com a população. Em cena, apresentações típicas e reflexões acerca das dificuldades atuais pelas quais passam os povos indígenas na atualidade.
De acordo com a secretaria da Justiça, o momento não será só especial para os índios, mas os usuários dos trens poderão conhecer um pouco mais da história do povo que tem raízes fortes na construção da nossa cidade. "São Paulo se descobrindo indígena", ressaltou Antônio Carlos Arruda, que completa: "muitos indígenas moram em São Paulo, são nossos companheiros de viagens nos trens e, muitas vezes, não os percebemos. Essa é a oportunidade."
Serviço:
Dia do índio - 19 de abril
Estação do Metrô da Sé
Praça da Sé, área livre do acesso sul, entrada da Catedral, das 17h às 19h
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.