A rotina de trabalho da Defesa Civil de Itapira tem se intensificado por conta da longa estiagem que afeta as regiões centro-oeste e sudeste. Por causa da situação de emergência o secretário de Defesa Social do Município, Clayton Ribeiro, suspendeu folgas e período de férias dos 12 agentes que trabalham em regime de plantão 24 horas - 12 x 24 e 12 x 48 horas.
Ribeiro disse que o próprio prefeito José Natalino Paganini (PSDB) se rendeu ao empenho dos agentes. “Transmiti a eles o que o prefeito disse numa reunião de trabalho, onde foi mostrado o relatório de atividades do departamento nos últimos dias. Ele ficou impressionado e me pediu que parabenizasse toda a equipe”, disse Ribeiro.
Romeu Job Souza, 57, chefe da Defesa Civil, informou que o número de ocorrências neste mês de agosto vem desafiando a capacidade de intervenção dos agentes. “O telefone não para. São muitos os focos de incêndio nas zonas urbana e rural. Temos que nos virar do avesso para dar conta de todos os pedidos de auxílio”, relatou.
Ele conta que até a quinta-feira, 21, foram atendidas 73 ocorrências envolvendo queimadas. No mesmo período do ano passado foram 36 ocorrências. O mês de agosto de 2013 registrou 58 ocorrências. “Até acabar o mês será inevitável aumentar ainda mais esta estatística”, preocupa-se Job.
Para conseguir dar conta do recado a Defesa Civil recebeu investimentos, como a aquisição de uma caminhonete com tração 4X4 dotada de um tanque de água e costeiras, equipamentos que ajudam a debelar as chamas em locais específicos. Tem ajudado também a colaboração com a Secretaria de Serviços Públicos, cujo titular da pasta, Adolfo Santa Luccia Júnior, o Fifo, tem disponibilizado o carro pipa para atendimento das ocorrências. Além disso, segundo Job, empresas da cidade quando requisitadas para atendimento de ocorrências específicas ajudam com homens e equipamentos.
O agravamento da estiagem acarreta ainda um fenômeno comum para a época, o aparecimento de animais silvestres em residências, tipo de ocorrência que também sobra para os agentes da Defesa Civil. “Nossos agentes são treinados para este tipo de captura e temos toda orientação necessária de encaminhamento para estes animais”, contou. Também as abelhas são fonte de problemas, com a aproximação da primavera. “Os enxames passam a circular de maneira mais intensa e é comum alojarem-se em residências e aí a gente tem que removê-los”, informou.
Ao ouvir este relato, Ribeiro fez um apelo para que as pessoas tenham bom senso e evitem chamadas para casos mais corriqueiros como resgate de animais domésticos como cães e gatos que entram em apuro. “ A situação exige bom senso das pessoas. Casos como resgate dos animais domésticos devem ser encaminhados ao setor de zoonose”, orientou.
Informação
Com a gravidade da situação a Defesa Civil tem distribuído um informativo para ser afixado em locais de grande afluência de pessoas, fornecendo dicas de cuidados com a saúde, economia de água, energia e como agir em caso de queimadas e incêndios. Além disso criou uma página no Facebook onde são relatadas as operações do departamento e fornecidas dicas para as pessoas. Os telefones da Defesa Civil são 199 (emergência) e 3863-2705.