Simpósio Internacional, Seminário e vídeos de conscientização celebram a data até a próxima segunda-feira, 25
Atualizado às 18h31
Eventos serão promovidos pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela secretaria de Cultura a partir desta quinta-feira, 21, em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down.
O Simpósio Internacional da Síndrome de Down, realizado em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP) e o Instituto Alana, acontece entre os dias 21 a 23 de março e tem como tema: Nutrição, Educação e Pesquisa em Síndrome de Down. Várias palestras e debates acontecerão durante a programação.
LEIA TAMBÉM
Alckmin prestigia filme “Colegas” no Palácio dos Bandeirantes
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site. A programação pode ser acessada no mesmo site. O evento contará com todos os recursos de acessibilidade: audiodescrição, estenotipia e intérprete de Libras.
Já na próxima segunda-feira, 25, acontece o seminário "A Família no Protagonismo da Pessoa com Síndrome de Down". Realizado em parceria entre as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Com exibição do filme "Colegas" e as presenças de Ariel Goldenberg, um dos protagonistas, e sua mãe Corinne Goldenberg, na mesa de debates.
O seminário, que é realizado desde 2009, tem como objetivo promover a inclusão das pessoas com síndrome de down na sociedade e a equiparação de oportunidades para esse público. O evento acontece das 9h às 13h, do dia 25.
Contra o preconceito
O relacionamento entre pessoas com e sem síndrome de Down é o tema de uma campanha promovida pelo Instituto Mara Gabrilli e apoiada pela secretaria de Cultura.
O dia 21 de março foi escolhido para o início da campanha “Dê uma ajudinha a si mesmo, reveja seus conceitos”, que conta com quatro vídeos convidando as pessoas à reflexão sobre o preconceito em relação às diferenças.
O primeiro vídeo da série, estrelado por Ariel Goldenberg ("Colegas", 2013) traz um adulto com síndrome de Down que vai à farmácia e é tratado como criança por outro homem que também faz compras no local. O adulto com síndrome de Down recebe perguntas como “onde está seu papai?” e “quer ajuda?”, sendo tratado como se não entendesse nada.
O posicionamento do personagem com Down “desmonta” o homem, que chega a ficar sem-graça com as respostas recebidas. O filme deixa clara a mensagem de que a convivência entre pessoas com e sem deficiência poderia ser simples mas, no entanto, ainda há imensas barreiras a serem superadas.
SERVIÇO:
Simpósio Internacional da Síndrome de Down
De 21/03 a 23/03
Horário: dia 21(18h30 às 22h); dia 22 (8h às 17h) e dia 23 (8h às 17h30)
Local: Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 Barra Funda, São Paulo (Ao lado do terminal de ônibus, trem e metrô Barra Funda)
Inscrições e informações: http://www.meetingeventos.com.br
Seminário A Família no Protagonismo da Pessoa com Síndrome de Down
25/03
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista, São Paulo - SP
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.