O Exército, responsável pelo controle do uso de explosivos no Brasil, iniciou hoje (29) a Operação Rastilho 2, destinada a intensificar a vigilância sobre empresas que fabricam, transportam ou utilizam explosivos. As ações ocorrem em parceria com as polícias Civil, Federal e a Rodoviária Federal.
O reforço na inspeção faz parte dos preparativos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, entre agosto e setembro deste ano, informa o chefe do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 1ª Região, coronel Silva Azevedo.
"O que fizemos nesse período que antecede os jogos é intensificar a fiscalização. Aumentamos o efetivo empregado nesta operação", explica o coronel. Ele disse que o modelo de vigilância é o mesmo adotado desde 2012.
Empresas do setor de mineração e pedreiras, por exemplo, estão entre as que serão inspecionadas, para prevenir o desvio de explosivos para fins ilícitos. Segundo o Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro, serão controladas 90 empresas em bloqueios montados na entrada e saída das cidades.
As ações serão nos estados da Bahia, do Espírito Santo, de Goiás e Mato Grosso; de Mato Grosso do Sul, em Minas Gerais, no Paraná, Rio de Janeiro e em Santa Catarina; São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-03/exercito-reforca-fiscalizacao-para-evitar-desvio-de-explosivos Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.