A partir das 10h00 deste sábado, 23, a Casa da Cultura João Torrecillas Filho abre a exposição fotográfica ‘Itapira – 1932: Das Trincheiras às Memórias’. O evento inédito é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo junto com o Núcleo M.M.D.C. de Itapira “Cel. Francisco Vieira” e conta com o apoio do Instituto Moreira Salles, do Rio de Janeiro.
A exibição conta com 25 fotografias extraídas de um álbum com 186 imagens de cenas e personagens da Revolução de 1932. Os documentos foram reunidos por Cândida de Campos Teixeira, à época presidente da Federação Paulista de Voluntários de Itapira e da Comissão Exumadora. A neta de Cândida, Maria Antônia Uccelli Longo, fez a doação do acervo ao Instituto Moreira Salles, que por sua vez fez o empréstimo das imagens para a exposição.
Conforme destacou Marcello Dragone Iamarino, secretário de Cultura e Turismo, esse tipo de trabalho dá a oportunidade para que a população possa saber um pouco mais sobre a história da cidade. “Durante todo esse tempo à frente da secretaria temos trabalhado muito na questão da Revolução de 1932 porque esse é um ponto muito importante da nossa história. Que cidade pode ter um bom futuro se não tratarmos bem nosso passado e explicar tudo para nossas crianças?”, indagou.
As imagens retratam o dia-a-dia da movimentação de tropas durante os conflitos nos arredores de Itapira, com registros de soldados, vestimentas e trincheiras. A exposição abre neste sábado e ficará aberta para visitação durante um mês, sempre em horário comercial: das 8h00 às 17h00.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.