A 15ª edição da Festa da Nonna, organizada pelo Circolo Italo Braziliano XV de Novembro di Itapira, presta homenagem a seis nonnas. O evento acontece de 8 a 10 de agosto na praça Bernardino de Campos.
Como é tradição há alguns anos, a Festa da Nonna terá, dentro de sua programação, a homenagem às nonnas. Este ano foram escolhidas para receber a homenagem Civandyra Torres Peres, Maria Cordioli Longhi, Maria Aparecida Cescon Fecci, Maria Olivia Boretti Rizola, Wanda Erminda Marconi Torrecillas e Zuleica Pereira Rinoldi.
A abertura está definida para 19h30 com participação dos corais Veredas de Águas de Lindóia, Cristália e Cidade de Itapira, além da Banda Lira Itapirense. “Este ano teremos um espetáculo tipicamente italiano na noite da sexta-feira que está sendo preparado pelo Critália”, revela Walter Ricilucca, presidente do Circolo.
Uma nonna feliz por estar de volta a Itapira
Wanda Erminda Marconi Torrecillas nasceu em 1936 em Águas de Lindóia, mas se considera uma itapirense. Com o sangue italiano latente nas veias e nas origens – Donatti pelo lado materno e Marconi pelo paterno -, com apenas um mês de vida perdeu os pais e veio para Itapira, onde foi criada pelos tios Itália e Tico Donatti.
Parte integrante de uma grande família, teve sete irmãos, dos quais hoje restam Ilza e Maneco. Formou-se no IEEESO (Instituto de Educação Estadual Elvira Santos Oliveira) como professora aos 18 anos. Aos 20 anos casou-se e do casamento nasceram os filhos João Eduardo, Ana Carmen e Ana Cecília.
Cursou as faculdades de Belas Artes e Pedagogia e lecionou, inicialmente, para o primeiro grau e depois para o secundário, além de se tornar diretora e atuar em uma escola para excepcionais.
A família cresceu com a chegada dos netos Johannes, Larissa, João Eduardo, Gabriel e André e dos bisnetos Sofia, Artur, Dafne e Francisco. “E está chegando a Cecília, se Deus quiser”, lembra a nonna Wanda.
Depois de residir em Assis, Presidente Prudente e na Capital paulista, nonna Wanda está de volta às origens. “Depois de quase 40 anos estou de volta à minha terra querida, junto de minha família e meus amigos”, diz. “Estou muito feliz”.
Nos dias de hoje com os filhos
