Nesta quinta-feira, 01, tem início uma das maiores festas da cultura itapirense. Apesar de sempre ser inciada no dia 04, este ano a Festa de Maio, que alcança sua 126ª edição e acontece na Matriz de São Benedito, será aberta três dias antes por causa da proximidade do feriado do Dia do Trabalho com o final de semana.
O padre responsável pela Paróquia São Benedito, Ademir Bernardelli, divulgou nesta semana o calendário oficial das celebrações, que começarão com a Missa de Ação de Graças pela Canonização do Papa João Paulo II no dia 01, às 19h30. Na sexta-feira, 02, também às 19h30, será celebrada uma missa de acolhimento às famílias que receberam as capelinhas de São Benedito. Já no sábado, 03, novamente às 19h30, haverá a tradicional solenidade da Troca das Vestes do Menino Jesus.
No domingo, 0 4, começa oficialmente a novena em louvor ao santo, com missa às 15h00, Procissão do Mastro às 18h30 e outra celebração às 19h30. Entre os dias 05 e 12, as celebrações serão realizadas sempre às 15h00 e 19h30, com a alvorada com sino e fogos às 6h00, sinos e fogos ao meio-dia e repique dos sinos às 18h00 e 19h00.
O tema geral da festa é ‘Com São Benedito no Caminho da Liberdade Rumo a Jesus Cristo’ e foi elaborado de modo a complementar as propostas da Campanha da Fraternidade deste ano, que também trouxeram como base de discussão a liberdade e o tráfico humano. Para auxiliar na liturgia, padre Ademir revelou que foram convidados 18 padres da Diocese de Amparo e das cidades de Mogi Mirim, Limeira, Sorocaba e Tietê. “Eles irão se dividir nas duas missas que teremos por dia. A presença deles nos ajudará com a grande programação deste ano”, explicou.
Como no ano passado, a paróquia também preparou os livrinhos da novena, que ajudam os fiéis no acompanhamento das solenidades. Eles serão comercializados a R$5 e devem ser solicitados junto a secretaria da igreja.
Em seu terceiro ano a frente da organização da festa, padre Ademir Bernardelli – em parceria com a comissão organizadora – achou por bem fazer algumas mudanças para esta edição. Onde antes ficavam as barracas de alimentação e roleta agora serão efetuadas as celebrações religiosas. Além disso, o próprio coreto da igreja é que servirá de palco para a grande missa do dia 13. “Nós pensamos nessa mudança principalmente para evitar o trânsito de pessoas no meio da missa. Eram frequentes os casos de populares que passavam gritando, às vezes até coisas impróprias, e atrapalhando as missas. Além disso, quisemos trazer as barracas de alimentação que ficavam lá para o meio da festa, com o intuito de atrair mais pessoas”, esclareceu o pároco.
Também como novidade para este ano, os consumidores poderão adquirir ‘baldes’ para acondicionar os alimentos das barracas de alimentação. Elaborado com tampa e mensagens relativas à festa, ele servirá também como souvenir.
O ponto alto da festa ocorre no dia 13, quando a programação começa ainda no período da madrugada e se estende durante todo o dia, terminando com a procissão.
Barracas
Marcelo Vieira, chefe do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda, informou esta semana que todas as barracas estão autorizadas a iniciar suas atividades a partir do dia 01. As instalações começam no dia 30, quando as vias ao redor da festa serão fechadas.
Segundo Vieira, até anteontem, 24, havia 131 comerciantes confirmados para o evento. Alguns espaços ainda estão disponíveis e os interessados devem entrar em contato com o departamento pelo telefone 3863-4610.
A fiscalização durante todos os dias da Festa de Maio também seguirão os mesmos modelos dos anos anteriores, com a presença de Guardas Civis Municipais, seguranças particulares e agentes de fiscalização e da Vigilância Sanitária.
Os comerciantes têm autorização para permanecer no local até dia 14, quando a água e energia elétrica serão cortadas. Os que desrespeitarem os prazos poderão sofrer punições. O trânsito também será alterado, com fechamento de vias durante todo o período.
Parque de diversões
Durante a semana, os colaboradores da Unipark não mediram esforços para finalizar toda a instalação dos brinquedos na área da Rua Vitório Coppos. De acordo com Valdir Silveira, administrador do parque, os brinquedos começarão a funcionar já nesta segunda-feira, 28, à noite. Os ingressos serão vendidos no local.
Como nas edições anteriores, a abertura dos brinquedos ocorre no período noturno durante os dias de semana e desde a tarde no fim de semana. Já está em estudo a escolha de um dia para funcionamento vespertino.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.