Na noite de quinta-feira, 01, a Paróquia de São Benedito deu início à 126ª festa em louvor a seu padroeiro. Sendo esta uma das comemorações mais populares da cidade, a missa especial em Ação de Graças pela Canonização do Papa
João Paulo II reuniu dezenas de fiéis.
Na noite de sexta, 02, a celebração foi de acolhimento às famílias que receberam as capelinhas de São Benedito. No sábado, 03, a tradicional solenidade da Troca das Vestes do Menino Jesus.
Oficialmente, a novena em louvor ao santo tem início neste domingo, 04, com missa às 15h00, Procissão do Mastro às 18h30 e outra celebração às 19h30. Tendo como tema ‘São Benedito nos ensina que é para a liberdade que Cristo nos libertou’, as solenidades deste dia serão presididas pelo padre André Luis Rossi, da Paróquia São Joaquim e Sant’Ana de Mogi Mirim.
De segunda-feira, 05, até o sábado, 10, a programação se mantém igual, com missas sempre às 15h00 e 19h30. Um tema específico será abordado a cada dia e as celebrações serão conduzidas por padres convidados.
No domingo, 11, quando é celebrado o Dia das Mães, a programação será diferenciada e haverá homenagens. Às 10h00 a missa pelas mães com bênçãos de rosas acontece na Matriz de São Benedito. Mais tarde, às 15h00, será celebrada uma missa no Cemitério da Saudade em homenagens às mães já falecidas, comandada pelo padre João Gonçalves. O restante da programação da novena se mantém inalterado, com missas às 15h00 e 19h30 na Matriz.
Como no ano passado, a paróquia também preparou os livrinhos da novena, que ajudam os fiéis no acompanhamento das solenidades. Eles estão sendo comercializados a R$5 e devem ser solicitados junto à secretaria da igreja.
Em seu terceiro ano à frente da organização da festa, o padre Ademir Bernardelli se reuniu com a comissão organizadora e todos entenderam que seria melhor fazer algumas mudanças para este ano. Onde antes ficavam as barracas de alimentação e roleta agora é o local onde estão sendo celebradas as missas. Além disso, o próprio coreto da igreja é que servirá de palco para a grande missa do dia 13, diferente do que ocorreu o ano passado, quando o palco foi utilizado.
“Nós pensamos nessa mudança principalmente para evitar o trânsito de pessoas ‘no meio’ da missa. Eram frequentes os casos de populares que passavam gritando, às vezes até coisas impróprias, e atrapalhando as missas. Além disso, quisemos trazer as barracas de alimentação que ficavam lá para o meio da festa, com o intuito de atrair mais pessoas”, esclareceu o pároco.
Também como novidade para este ano, os consumidores podem adquirir ‘baldes’ para acondicionar os alimentos das barracas de alimentação. Elaborado com tampa e mensagens relativas à festa, ele servirá também como souvenir.
O ponto alto da festa ocorre no dia 13, quando a programação começa ainda no período da madrugada e se estende durante todo o dia, terminando com a procissão.
Programação Artístico/Cultural
A Secretaria de Cultura e Turismo de Itapira divulgou no fim da semana passada quais serão as atrações culturais que irão compor a agenda geral da Festa de Maio. Todas as apresentações serão realizadas no palco instalado defronte o Clube da Saudade de Itapira. A agenda do dia 10 ao dia 13 será divulgada no sábado, 10.
4 de maio (domingo)
18h30 – Procissão da Bandeira com Congada Mineira de Itapira, saída defronte ao Hotel São Paulo.
5 de maio (segunda-feira)
20h00 – Casa das Artes Grupo de Viola Caipira.
6 de maio (terça-feira)
20h00 – Apresentação da Catira Flor do Mato e após Orquestra Sertaneja de Viola Caipira.
7 de maio (quarta-feira)
9h30 – Noite da Dança
8 de maio (quinta-feira)
20h00 – Apresentação da Congada descendo desde a Praça Mogi Mirim até o ESO e após apresentação da Capoeira Cordão de Ouro no Palco.
9 de maio (sexta-feira)
20h00 – Desfile de Escolha da Pérola Negra no Clube da Saudade.
Parque e barracas
O parque de diversões instalado nas imediações da Rua Vitório Coppos já está em funcionamento desde a quinta-feira, 01. As barracas de alimentação, vestuário e acessórios também começaram a funcionar na última quinta. Pouco mais de 130 comerciantes estão alocados nas ruas ao redor da Praça Mogi Mirim e deverão permanecer no local até o dia 14.
O Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda informou que seus agentes estarão presentes durante todos os dias da Festa de Maio e a segurança local seguirá os mesmos moldes dos anos anteriores, com a presença de Guardas Civis Municipais, seguranças particulares e agentes de fiscalização e da Vigilância Sanitária.