Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Janeiro de 2025
Notícia
01/06/2014 | Fim de semana cultural atinge objetivo

O último fim de semana foi marcado por manifesta­ções artísticas e culturais em diversos pontos da cidade por conta da realização do 1º Movimento Cultural de Itapira. O secretário de Cul­tura e Turismo de Itapira, Marcello Dragone Iamari­no, fez avaliação positiva do evento e revelou que já planeja nova edição para o fim do ano. “Foi espetacular, todo mundo falou bem, os locais foram bem escolhi­dos. Mesmo com o tempo chuvoso, os eventos tiveram bom público que prestigiou os artistas. Já estamos pen­sando em fazer um repeteco no segundo semestre desse ano, pois tem muitas pessoas me ligando, dizendo que queriam ter participado. Esses estarão na próxima edição”, frisou.

O movimento começou no período da manhã, na Praça Bernardino de Campos, com apresentações de dança, exposição de pintura, inter­venção do grupo Máquina do Mundo e visitação à Mostra de Arte Contemporânea, na sede do Circolo Italo Brazi­liano XV de Novembro.

Em seguida, por volta do meio-dia, a Orquestra de Viola Sertaneja de Itapira, comandada pelo sertanejo Moralito, se apresentou na Praça João Sarkis Filho, na região central.

,No período da tarde, a movimentação continuou nos arredores do Parque Juca Mulato com as exposições fotográficas ‘Nheco Day’ e ‘Bridal Session’, a visitação ao Museu de História Natural Hortêncio Pereira da Silva Júnior e também com as ati­vidades desenvolvidas pelo Clube do Livro ‘Outra xícara, por favor’ e pela Companhia de Teatro Paulino Santiago. No Supermercado Antonelli, a intervenção cultural ficou por conta da apresentação dos corais Cidade de Itapira e do Lar São José.

Marcando o início da noi­te, a banda Rolling Papers fez um show na Praça Mogi Mirim - em frente à Escola ESO - e um pouco mais tarde foi a vez da Máfia do Blues se apresentar no palco montado no fim da Rua José Bonifá­cio. Encerrando a agenda do sábado, o grupo Teatro Cego, composto de seis ato­res - Bruno Righi, Giovanna Maira, Manoel Lima, Paulo Palado, Sara Bentes e Sérgio Sá -, sendo três deles cegos e três músicos - Eric Budney, Jonas Dantas e Marcel Ortiz -, trouxe para a cidade a peça O Grande Viúvo, de Nelson Rodrigues, no Teatro da Praça CEU, no Istor Luppi. “A peça foi muito interessante e os que foram já estão pedindo para que eles voltem à cidade. Eles fazem a encenação em total escuridão, o que causou até certa agonia. É uma sen­sação diferenciada, demora um pouco para acostumar com a situação, mas depois é incrível”, descreveu Iama­rino. Realizado no escuro, o espetáculo leva a platéia a usar outros sentidos para compreender a história de um viúvo que informa à fa­mília que deseja se juntar à amada esposa morta. Diante da situação, os familiares tentam convencê-lo a desistir do suicídio e passam a usar métodos radicais, como in­ventar calúnias sobre a fale­cida. Durante toda a peça, os atores ficam circulando entre os espectadores, que, sem conseguir ver absolutamente nada, se sentem parte das cenas. “Tudo ocorreu dentro do esperado, sem nenhum contratempo, e só tenho que agradecer ao público e, em especial à equipe da Cultura que se empenhou muito para que isso acontecesse”, finalizou o secretário.

Lira encerrou com chave de ouro

O encerramento do 1º Movimento Cultural se deu apenas no domingo, 25, à noite, com o concerto ‘Bra­sileiríssimo’ da Banda Lira e Convidados no salão social do Clube de Campo S anta Fé. Foi o primeiro da tempo­rada de cinco concertos da Lira. Os próximos serão em agosto com o ‘Italianíssimo’, em outubro com o ‘Tributo ao Rock’ e em dezembro com duas apresentações especiais de Natal.

‘Brasileiríssimo’, assim como o nom e sugere, foi composto quase que exclu­sivamente por composições brasileiras e reuniu um pú­blico de aproximadamente 1,2 mil pessoas. O espetá­culo foi mesclado entre a performance dos cerca de 50 músicos e de convidados especiais, dentre eles Zezo Marconi, Coral Cristália, o trio formado por Toy Fonse­ca, Paulinho Teté e Toninho Caio (que também contou com a participação da can­tora Juliana Rocha Pereira), Aimberê Dantas e Trio Arena Universitária.

Como em t odos os es ­petáculos da Lira, houve surpresas elaboradas por parte do maestro Maurício Perina. Em determinado ponto da apresentação, o ‘Tema da Vitória’ foi entoado enquanto um dos músicos entrou com uma réplica do capacete utilizado por Ayr­ton Senna. A homenagem emocionou os presentes. Em outro momento, os com­ponentes da banda vestiram chapéus e adereços em verde e amarelo.

Por fim, os músicos co­locaram camisetas de seus times do coração e iniciaram um pout-pourri de hinos de clubes brasileiros – inclusive o da Esportiva –, momento em que os alunos da A DI (Associação Down de Itapira) entraram com as bandeiras dos clubes. “Foi espetacu­lar, fecharam com chave de ouro”, analisou Marcello Iamarino.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

951 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções