Os motoristas de veículos automotor, reboque e semi-reboque devem ficar atentos ao calendário de licenciamento. Neste mês de abril é a vez dos carros com placa final 1. Uma boa opção é o licenciamento eletrônico, mas, para isso, o cidadão deve ter em mãos uma cópia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e recolher as taxas referentes ao licenciamento, seguro obrigatório e eventuais débitos, como multas e IPVA, além da taxa de postagem nos bancos credenciados pelo Detran. Neste caso, o documento será encaminhado ao endereço do proprietário do veículo, que consta no cadastro do Detran, em cinco dias úteis. Para usufruir desse serviço, não é necessário ser cliente dos bancos credenciados.
O recibo do licenciamento pago não serve como documento, caso o veículo seja parado em uma fiscalização de trânsito. Para fazer o licenciamento eletrônico, o endereço residencial deve ser idêntico ao que consta no cadastro do Detran. Além disso, no sistema não deve constar mais que 15 multas, restrições judiciais ou administrativas, e o carro tem que estar emplacado com placas de três letras.
Os proprietários de veículos que estiverem com o endereço desatualizado devem atualizá-lo junto ao órgão onde o veículo está cadastrado e somente depois podem providenciar o licenciamento eletrônico.
Mais informações sobre o licenciamento eletrônico e sobre as datas de licenciamento clique aqui
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.