O servidor público municipal Marcelo Vieira , recém conduzido ao cargo de chefe do setor de fiscalização, teve recentemente uma idéia mais nítida de um problema que deve exigir dele e de seus colaboradores muito empenho neste início de ano. Por causa das chuvas aumentam as queixas de moradores contra terrenos baldios cobertos pelo mato. “ O trabalho está apenas no início, mas seguramente já enviamos dezenas de notificações para proprietários de terrenos sujos desde a semana passada e estaremos dando prioridade a esta questão durante este mês”, garantiu.
Ele contou que a apesar de dispor de uma equipe reduzida de quatro fiscais, ainda sim estará sendo feito um esquema especial que prevê até atendimento noturno. “Existem aquelas pessoas que você não encontra durante o dia. Então a notificação tem que ser entregue durante a noite e teremos, talvez, que imaginar uma forma de entrega aos finais de semana se for o caso”, detalhou.
Ele lembrou ainda que sua equipe tem como atribuição coibir, por exemplo, o comércio de ambulantes. Após a intimação o proprietário tem cinco dias para realizar a limpeza. Mas, o setor de fiscalização disse que concede uma espécie de moratória que pode chegar a mais cinco dias. “ Como é praticamente impossível manter terrenos limpos com as chuvas, o bom senso recomenda que tenhamos uma flexibilidade maior”, argumentou. Apesar disso, garante que os mais renitentes pagam caro. “ Se o proprietário não cumprir com sua obrigação, multamos, mandamos limpar e depois mandamos a conta”, prosseguiu. As reclamações podem ser feitas pelo telefone 3863 4610.
Marcelo Vieira: muito trabalho à vista
Proliferam-se casos de terrenos cobertos pelo mato