Registro histórico que mostra parte dos formandos. Na fileira central presença do ex-prefeito Caetano Munhoz, ladeado pela diretora Maria Aparecida e por sua esposa Wilma Barros Munhoz.
Com enorme ansiedade e expectativa, um grupo de remanescentes da turma que se formou no curso normal do então Centro Estadual de Ensino Normal “Elvira Santos de Oliveira”, programou para este sábado, 15, feriado da Proclamação da República, um encontro que literalmente deve transpirar nostalgia. Parte da turma que se formou no curso Normal em 1954 está empenhada desde o final do primeiro semestre deste ano a localizar ex-colegas para um encontro que reúna o maior número deles.
Um núcleo central composto por sete dos ex-formandos (Marlene Avancini, Maria Eny Frasseto, Elizete Baptista Sanchez, Leonor Corazza Sartorelli, Maria de Lourdes Levatti Piva, Nynpha de Freitas Bosso e José de Oliveira Barretto Sobrinho) se reuniu por diversas vezes para traçar um esboço do encontro. Após idas e vindas ficou acertado que no começo da noite de hoje, a partir das19h00, na Igreja Matriz de Santo Antonio, será celebrada missa de Ação de Graças com os participantes. Uma recepção foi programada logo a seguir na Pizzaria Don Rossi.
Nestes meses todos foram feitos exaustivos contatos com os próprios formandos e familiares, numa checagem às vezes muito delicada por causa dos óbitos registrados. Dos 41 que se formaram (o total segundo os organizadores chegou a 51 por causa dos que faziam o colegial desvinculado do curso normal) muitos já faleceram. O curso normal, que formava professores,contava com a presença de quatro homens, Barretto, Valter Ricciluca, atual presidente do Círcolo Ítalo Braziliano, mais Clóvis Pansani e Benedito Tavares, ambos já falecidos.
Esta turma ficou conhecida como “A turma do quarto-centenário” , numa alusão aos 400 anos da fundação da cidade de São Paulo. Foram convidados como paraninfos o ex-prefeito Caetano Munhoz, que conseguiu trazer durante sua gestão o primeiro ginásio estadual da cidade e sua esposa, Wilma Toledo Barros Munhoz, que era professora da turma. A diretora era Maria Aparecida Andrade Ferraz. O orador da turma foi o professor Barretto. Integravam a comissão de festa o próprio Barretto, Wilma Boretti e os irmãos Valter e Gylmeire Ricciluca.
Valter Ricciluca contou que existe uma grande ansiedade pela realização do encontro. “Não é sempre que se consegue reunir pessoas de um convívio longínquo e que deixou em nossas memórias tantas lembranças afetivas e maravilhosas de uma etapa de afirmação das nossas vidas”, expressou-se. A respeito de ter na turma a irmã Gylmeire, dois anos mais nova, explicou que era comum isso naquela época. “Era nosso único meio de estudar”, relembrou.
Radicada há 50 anos no estado de Pernambuco, Gylmeire, hoje uma empresária bem sucedida, contou por telefone que planejou-se para comparecer à cerimônia. “Adequei meus compromissos de forma a me permitir estar neste sábado aí em Itapira. Estou bastante ansiosa”, revelou. Apesar de vir a Itapira com certa frequência, a empresária assinalou que o motivo desta nova visita tem um fundo bastante sentimental. “Será maravilhoso poder rever alguns dos nossos colegas de formatura”, acrescentou.
A cerimônia foi realizada no dia 18 de dezembro de 1954. A missa de Ação de Graças foi celebrada no período da manhã na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, por padre Henrique de Moraes Mattos. Às 20h00foi realizada a cerimônia de colação de grau.
Relação dos formandos
Amélia Mendes Brito, Aparecida Silva Palhares, Arady Therezinha Passarela, Célia Miranda, Dilze Colferai Pinheiro, Cecília Quintino da Silva, Eida Guerra, Elizete Baptista, Eunice Ferreira Vieira, Fany Stolf, Flora Barreta, Gylmeire Ricciluca, Henrique Covo Soares, Hilda Pinto, Leonor Corazza, Lislei Zoraide Cestari, Lúcia Vasconcellos, Lucila Marcia Sebuziani, Maria Alduina Andrade, Maria Alice Abrahão, Maria Amélia Martins, Maria Helena Ferreira Cintra, Mario Eny Frassetto, Maria Ignes de Oliveira, Maria José Oliveira, Maria José Pinto, Maria de Lourdes Levatti, Maria do Rosário Almeida, Maria Teresinha Caporali, Marlene Avancini, Nancy Almeida Peres, Nazareth Boretti Tozzi, Wilma Boretti, Yolanda Avancini Brunialti, Benedicto Aparecido Tavares,Clóvis Pansani, Ederaldo Adorno Abrahão, José de Oliveira Barretto Sobrinho e Valter Ricciluca.
Os irmãos Valter e Gylmeire Ricciluca prometem marcar presença
Capa do convite da cerimônia
A equipe que cuidou dos preparativos para a cerimônia desta noite