A Presidência da França anunciou hoje (13) que enviará ?nas próximas horas? armas para o Iraque, para apoiar a capacidade operacional das forças que combatem militantes do grupo muçulmano extremista Estado Islâmico. Em comunicado, o presidente François Hollande disse que o apoio visa ?responder as necessidades urgentes expressas pelas autoridades regionais do Curdistão?. Ainda no comunicado, Hollande ressalta que a França ?já tomou as disposições necessárias há vários dias para apoiar a capacidade operacional das forças que combatem o Estado Islâmico?. O governo francês classificou a situação que passa a população do Curdistão como ?catastrófica? e frisou que há necessidade da continuação e ampliação da mobilização da comunidade internacional na região.
Com a decisão, a França pretende ?ter um papel ativo fornecendo, em coordenação com os seus aliados e com as novas autoridades iraquianas, toda a assistência necessária?, acrescenta o comunicado, que ainda lembra as entregas humanitárias feitas nos últimos dias.
Hollande indica ainda ter encarregado o ministro dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, de ?seguir pessoalmente esta questão?. Um primeiro carregamento de ajuda humanitária francesa foi entregue no domingo (10) em Erbil, capital do Curdistão, e um segundo deverá chegar à cidade hoje (13), segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês. O segundo carregamento, de 20 toneladas, inclui medicamentos, tendas e material para o tratamento e distribuição de água suficiente para 50 mil pessoas.
O comunicado francês reitera o apoio ao primeiro-ministro iraquiano designado, Haidar al-Abadi, e defende como ?essencial? a ?rápida formação de um governo de união, representativo de todas as comunidades iraquianas, para lutar eficazmente contra o Estado Islâmico?.
*Com Agência Lusa
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.