Carregando aguarde...
Itapira, 13 de Janeiro de 2025
Notícia
23/04/2014 | General Militar palestrou no auditório do Fórum

Numa iniciativa da Loja Maçônica Luz do Terceiro Milênio, em colaboração com a entidade co-irmã , a Loja Deus, Justiça e Caridade, esteve em Itapira na segunda-Feira, 07, o General de Exército, Adhemar da Costa Machado Filho, 63 anos, recém-promovido ao cargo de Chefe do Estado Maior do Exército, segundo posto na Hierarquia da Força. Desde 2011, também com promoção assinada pela Presidente Dilma a Rouseff, Machado Filho comandava o Comando Militar do Sudeste.

Tamanha primazia em recepcionar um oficial com estas credenciais foi fruto de uma costura que envolveu pessoa do círculo de amizade do oficial, residente em Águas de Lindoia, e que também é da maçonaria.

 
O empresário do setor gráfico Samuel Morais, da Loja Maçônica Terceiro Milênio revelou que estes contatos foram finalizados há pelo menos um mês e que apesar do convite ter sido formulado às vésperas dos 50 anos do Golpe Militar de 1964, não guardou qualquer pretensão de associar a efeméride com a visita do General à cidade.
 
Compuseram a mesa principal, além do palestrante, o próprio Samuel Morais, seu colega Paulo Augusto Ozório, da Loja Deus, Justiça e Caridade, o prefeito José Natalino Paganini (PSDB) e o Major da Polícia Militar Ricardo Nascimento Mello Araújo, que atualmente exerce o vice-comando do 26º Batalhão da PM em Mogi Guaçu. Cerca de 90 pessoas estiveram no Salão do Júri do Fórum Municipal para assistir à palestra do General Adhemar.
 
A palestra intitulada “O Exército Brasileiro na Atualidade” teve como objetivo esclarecer ao público presente diversos tipos de ações que a Força realiza em todo o Brasil em termos de vigilância de fronteiras, adestramento de pessoal, atuação em campanhas de saúde, tragédias climáticas e na execução e acompanhamento de obras de infraestrutura por todo o Brasil a cargo de seu setor de engenharia.
 
Durante pouco mais de uma hora ele abordou também, ainda que de uma forma parcimoniosa, durante seu pronunciamento, a respeito da erosão de valores considerados caros à tropa como caráter, moral e respeito e a forma com que este declínio moral de boa parte da população atenta contra o conceito de cidadania e de patriotismo. “Quem não pôde comparecer perdeu certamente um grande acontecimento. Para nós maçons a participação do General Adhemar foi muito proveitosa especialmente no que se refere à defesa de valores os quais cultivamos como a integridade, o respeito, o caráter e a família”, comentou Paulo Ozório.
 
Samuel Morais disse que a impressão que o oficial levou da cidade foi a melhor possível. Confidenciou o palestrante que sempre teve desejo de visitar Itapira principalmente pelo fato da cidade ter sido um palco importante no desenrolar da Revolução Constitucionalista de 1932. Revelou ainda ser amigo pessoal do General de Brigada Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, o itapirense que desde 23 de abril do ano passado ocupa o comando da famosa Academia Militar das Agulhas Negras, sediada na cidade de Resende-RJ.
 
 
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

581 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções