O presidente interino Michel Temer se reúne hoje (20), às 15h, com os governadores de todas as unidades federativas para discutir a renegociação das dívidas dos estados com a União.
Antes disso, ainda pela manhã, os governadores, que integram o chamado Fórum Permanente de Governadores, se reúnem na residência oficial do governo do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, em Águas Claras, para buscar uma proposta consensual a ser levada ao presidente interino.
Às 13h30, os governadores têm encontro agendado com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles no próprio ministério. De lá, ministro e governadores seguem ao Palácio do Planalto para a reunião com o presidente interino.
Rio de Janeiro
No último dia 17, o Rio de Janeiro decretou estado de calamidade pública devido à crise financeira que atravessa, sob a justificativa de que a medida é necessária para garantir o cumprimento das obrigações que tem para a realização dos Jogos Olímpicos. O assunto deverá entrar na pauta da conversa entre o presidente interino e os governadores.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado. Nele, o governador em exercício, Francisco Dornelles, informa que o estado de calamidade pública foi motivado pela crise econômica, em especial pela queda na arrecadação com o ICMS e os royalties do petróleo. Com isso, acrescenta ele, a unidade federativa passa por dificuldades para prestar serviços essenciais em áreas como as de segurança pública, saúde, educação e mobilidade.
*Matéria ampliada às 11h38
http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-06/governadores-e-temer-se-reunem-para-discutir-divida-dos-estadosPedro Peduzzi ? Repórter da Agência BrasilComentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.