Cerca de 15 mil usuários de ônibus intermunicipais da cidade de Mauá, na Grande São Paulo, enfrentam uma greve de motoristas e cobradores desde a tarde de terça-feira (12). Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (Emtu), gestora do serviço, estão paralisadas onze linhas da Empresa Auto Ônibus Santo André (Eaosa).
Os funcionários reivindicam o pagamento dos salários de junho. Ontem (13), às 17h, motoristas e cobradores da Viação Ribeirão Pires, que pertence ao mesmo grupo da Eaosa, e que também estavam em greve desde terça-feira, definiram retornar ao trabalho, após assembleia no Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC. Em Ribeirão Pires, sete linhas deixaram de operar, afetando dez mil usuários.
Em nota, a Eaosa reconheceu que o salário de junho, pago normalmente no quinto dia útil de julho, está atrasado. Segundo a empresa, a Emtu não tem repassado o subsídio que garante a gratuidade para estudantes e idosos.
?Já protocolamos inúmeros pedidos junto aos órgãos responsáveis para que a situação seja regularizada o mais breve possível. Hoje, o valor desse subsídio junto ao grupo atinge R$ 5,8 milhões. Diante da ausência do subsídio, as empresas vêm sofrendo significativo impacto nas suas atividades econômicas, dificultando, inclusive, o pagamento dos salários dos funcionários nas datas corretas. Mesmo assim, as empresas não vêm poupando esforços para honrar os pagamentos de seus colaboradores?, diz a nota.
A Emtu/SP informou que não há nenhuma pendência financeira com permissionários que operam as linhas metropolitanas na região do ABC.
(*) Texto atualizado às 9h para acréscimo de informações
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-07/greve-de-motoristas-deixa-15-mil-pessoas-sem-onibus-em-mauaFernanda Cruz ? Repórter da Agência Brasil Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.