Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Depois de ser atingida por um terremoto na semana passada, que matou 42 pessoas, a Guatemala foi afetada hoje (12) por mais tremores de terra com magnitude de 6,2 graus na escala Richter. De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é USGS), o epicentro do sismo ocorreu a 24 quilômetros de Champerico e a 180 quilômetros da Cidade da Guatemala, a capital do país.
Não há registros de vítimas nem de feridos. O terremoto também foi percebido em El Salvador, país vizinho à Guatemala. O Observatório Ambiental do Ministério do Ambiente e Recursos Naturais de El Salvador informou que o epicentro foi registrado em alto mar.
O governo do presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, ainda trabalha para ajudar as vítimas e a reconstrução do país. Casas e prédios públicos foram abaixo em decorrência dos abalos sísmicos. Muitas pessoas tiveram de deixar suas casas.
Ontem (11) também foram registrados vários abalos ao longo do dia em áreas distintas do Oeste da Guatemala, de acordo com a coordenadora nacional para a Redução de Desastres (Conrad). Foram registrados 109 réplicas desde o último dia 7, quando o ocorreu o terremoto mais intenso.
Na sexta-feira (9) e no sábado (10), também houve várias réplicas, segundo o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh). Os tremores variaram de 2,5 graus a 6,2 de magnitude na escala Richter.
*Com informações das agências públicas de notícias da Guatemala, AGN e de Portugal, Lusa
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.